Hoje, dia 29 de outubro é um dia quase histórico, mas é quase, pois só não chega a ser histórico porque ele é a véspera de amanhã, porque amanhã sim é um dia histórico. Pois amanhã será o resultado final do segundo turno entre Jair Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva, que disputam a presidência do Brasil.
Mas porquê amanhã será um dia histórico por causa deles? Porque nos últimos anos o Brasil em se tratando de política passa por uma grande polarização, entre a Direita e a Esquerda, e Bolsonaro e Lula são os dois símbolos máximos desses dois espectros políticos antagônicos. Jair Bolsonaro representando a Direita, e Lula representando a Esquerda.
E o dia de hoje, me lembrou exatamente daquele domingo de sol e calor {Pelo menos em Joinville, onde eu morava na época}, aquele 29 de outubro de 2006, um domingo de eleições de segundo turno, em que disputavam as eleições, Lula e Geraldo Alckmin, sim, o atual vice do Lula já tentou disputar a presidência do Brasil com ele.
Naquela época lá como eu ainda não conhecia muito a política, embora já me interessava, pois tinha apenas 13 anos de idade, não tinha celular e nem computador com internet. Eu achava que Geraldo Alckmin era de "direita" {Ó as ideia, hahaha}, sim fui enganado, porque é justamente isso o Teatro das Tesouras, é quando dois aliados fingem serem rivais para no fim das contas ambos os dois, ou melhor... O projeto de poder deles, seu partido e etc, permanecerem no poder.
E o maior Teatro das Tesouras feito no Brasil foi entre PT {Partido dos Trabalhadores} e PSDB {Partido da Social Democracia Brasileira}, onde eles fingiam serem rivais mas eram aliados, e devido ao fato de o PT ser declaradamente de esquerda e mais radical, com símbolos como o vermelho, e o PSDB ser mais reservado, adotar cores como o azul e seus líderes serem mais "engomadinhos" e "polidos" {Um exemplo clássico de Geraldo Alckmin, polido, calmo, barba feita, já Lula barba por fazer e mais descolado}, esse partido era tido por muitos como de "Direita".
Até eu cheguei a achar que o PSDB era de direita, mas não era. Só fui descobrir em 2016, quando comecei a me engajar mais na política e fui pesquisar sobre o espectro político dos principais partidos brasileiros, e pela minha surpresa descobri que o PSDB era de esquerda. Alguns o classificam como de "centro esquerda". Em suma como disse antes, os dois são de esquerda, porém a diferença é que o PSDB é a "direita da esquerda" e o PT é a "esquerda da esquerda", é justamente isso que funciona o teatro das tesouras, e funcionou tão bem que ambos esteve no poder entre os anos de 1994 a 2016, mais de vinte anos, o que é muita coisa.
E como se não bastasse a uns anos atrás, Geraldo Alckmin disse que Lula queria "voltar a cena do crime", uma referência a corrupção em seu governo que durou entre os anos de 2002 a 2010. E agora aparece como "vice" do Lula, o Teatro das Tesouras literalmente escancarado em sua cara. Além também é claro, do guru máximo e personificação do PSDB, o Fernando Henrique Cardoso, que já manifestou seu apoio a Lula, o que é mais um tapa na cara de quem achava que eles eram rivais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário