domingo, 30 de outubro de 2022

O que de fato foi a Reforma Protestante?

O que foi a Reforma Protestante?
Martinho Lutero, o líder da Reforma Protestante prega 95 teses na porta da Catedral de Vitemberg, em 31 de outubro de 1517.

Já que amanhã irá completar 505 anos da Reforma Protestante, e nos últimos tempos andei escrevendo vários artigos que tem relações com o Cristianismo, irei falar aqui sobre o que de fato foi a Reforma Protestante, qual seu objetivo, como ela se deu e seus impactos até os dias atuais.

Pois então, como alguns já sabem e muitos não, o Cristianismo surgiu nas primeiras décadas do século I. Mas precisamente por tradição no ano 30 do século I, porque surgiu logo após a morte e ressureição de nosso senhor Jesus Cristo, que foi por volta do ano 30. 

De início consideravam-se que o Cristianismo era apenas uma seita do Judaísmo, porém com o passar dos anos o movimento foi crescendo, principalmente sob as lideranças dos apóstolos São Pedro e São Paulo. São Pedro se destacou por sua liderança e seu temperamento meio explosivo, tanto que devido a sua liderança é considerado por tradição o primeiro papa, já que com sua morte outro homem o substituiu que foi São Lino, e que com o passar do tempo foi se formando uma organização administrativa eficiente e hierarquizada, com os papas, bispos e padres, que se mantém até os dias atuais.

Já São Paulo se destacou mais pelo lado intelectual, escrevendo cartas, orientando comunidades e um forte desejo de evangelização, tanto que diferentemente de São Pedro, São Paulo defendia muito a conversão dos gentios a nova religião, que ainda sim nos primeiros tempos era constituída por judeus.

Após a morte de São Pedro e São Paulo na década de 60 do século I, São Pedro, o primeiro papa foi substituído por São Lino, o segundo papa e a tradição continuou, o que de certa maneira ajudou na unidade, crescimento e permanência do Cristianismo.

Até que por volta do início do século II {Isto é por volta do ano 100}, o livro do Apocalipse das Bíblia já havia acabo de ser escrito e a Bíblia como um todo já estava completamente com seus textos prontos, porém ela ainda não havia sido organizada como conhecemos hoje. E porque estou falando da Bíblia? Porque a Bíblia é importante na Reforma Protestante.

Passaram-se alguns séculos, e no ano 312 acontece o fim das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e a partir desta data com o Édito de Milão é permitido livremente o culto cristão em todo o território imperial. E a partir daí o Cristianismo ganha força, o papa ganha um palácio de presente do imperador e em 325 acontece o famoso Concílio de Nicéia.

O Concílio de Nicéia é extremamente importante pois foi ele quem definiu os principais dogmas do Cristianismo que vale até os dias atuais. E foi nesta época que aconteceu a seleção dos livros que compõem a Bíblia. Ou seja, os livros que fazem parte da Bíblia foram escolhidos e colocados ali pela Igreja cristã, e alguns livros, conhecidos como "apócrifos", ficaram de fora. Muitos séculos depois, com a Reforma Protestante, Martinho Lutero o fundador do movimento retirou 7 livros da Bíblia e é por isso que até os dias atuais existe essa diferença na quantidade dos livros da Bíblia católica, que tem 73 livros e a Bíblia protestante que tem 66 livros.

Findado então o Concílio de Nicéia, em 381 veio o Concílio de Constantinopla, que definiu entre outros que através do Édito Fide Católica {Fé Católica}, o Cristianismo se tornara a religião oficial do Império Romano, permanecendo assim até o fim do Império um século depois.

Após o fim do Império Romano, seu território acabou virando vários reinos independentes, e o Cristianismo foi a única coisa que uniu todos eles, o que de uma certa maneira fez o Cristianismo ganhar muita moral com os reis da época. Mas....

No entanto em 1054 a situação se complicou e houve o primeiro cisma no Cristianismo que resultou na fundação da Igreja Ortodoxa que manteve muitos costumes da Igreja cristã, mas alterou em pouca coisa alguns outros. Mas a situação foi mais tranquila neste caso até que...

No início do século XVI um rapaz alemão chamado Martinho Lutero segundo um filme que eu assisti dele, ele enfrentou uma tempestade e prometeu que se chegasse vivo em casa se tornaria padre. Ele chegou vivo em casa e cumpriu sua promessa se tornando padre.

Levando a fé a sério e os costumes da Igreja, tempos depois Martinho viu alguns erros que a Igreja cometera que era a venda de indulgências, que segundo consta era para a construção da então nova e atual Basílica de São Pedro {Sim aquele palácio lindão de onde o papa saúda a todos os cristãos todos os anos pela janela}. As indulgências seria uma espécie de "venda de perdão" pelos pecados que as pessoas digamos que cometia na época, onde o dinheiro iria para a construção do palácio.

Indignado e revoltado com aquilo tudo, Martinho Lutero resolveu que iria reformar a Igreja {E por ironia do destino conseguiu... Mas de forma indireta}. Mas mexer com o sistema não é nada fácil e o jovem Lutero encontrou resistências, e ainda teve que ouvir o papa Leão X {O Papa da época} dizer para ele retirar várias de suas críticas a Igreja, pois em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou suas famosas 95 Teses na porta da Catedral de Vitemberg {Alemanha} onde faz 95 críticas a Igreja. Se não me engano o papa mandou ele retirar pouco mais de 40 delas {Achei que seria todas, o papa foi generoso, hahaha}.

Lutero bateu o pé e manteve sua opinião firme e forte, e devido a isso teve que enfrentar sua excomunhão em 3 de janeiro de 1521. Mas desafiar uma Igreja tão poderosa naquela época, você deve estar pensando: Mas como Lutero saiu vivo disso tudo?

A resposta é muito simples: Tinha príncipes e autoridades alemães interessados no projeto de Lutero, quando ele resolveu então fundar uma nova Igreja. Pois o estado alemão que ainda era conhecido como "Sacro Império Romano Germânico" estava a fim de se livrar da influência da Igreja romana, pois a sede da Igreja fica em Roma. Então um príncipe abrigou Lutero em seu castelo, onde Lutero traduziu a Bíblia para o idioma alemão, o que de uma certa forma até influenciou no idioma alemão moderno.

Martinho Lutero então protegido das autoridades alemãs, com a Bíblia traduzida para o alemão e ainda por cima com o sucesso do surgimento da imprensa a pouco tempo antes, o que fez com que a Bíblia fosse impressa em grande quantidade e ainda por cima na língua local, foi uma verdadeira revolução. Martinho Lutero funda então a Igreja Luterana, a primeira das milhares {Ou talvez milhões de igrejas evangélicas ao redor do mundo}.

Com isso Lutero definiu uma nova doutrina que ficou conhecida como 5 Solas, a base da Igreja Evangélica até os dias atuais que são:

Soli Deo Gloria - Glória somente a Deus

Você rezou para padim Ciço, fez uma novena para Santa Teresinha, rezou aos pés de São Sebastião e teve uma glória!, Esquece.. Glória somente a Deus, e é nisso que é também centrada a fé evangélica. É claro que no catolicismo a Glória também é para Deus, mas eles acreditam que há também a intercessão dos santos.

Sola Fide - Somente a Fé

Sim, somente pela fé, pela fé você deve viver. Se não me engano existe até uma frase que diz: "O justo viverá pela fé".

Sola Gratia - Somente a Graça

Sim, uma das doutrinas da Sola Fide é somente a graça, pois Jesus morreu pelos nossos pecados e desde então vivemos pela graça.

Solos Christus - Somente Cristo

Sim, nesta outra doutrina da Sola Fide, é também somente Cristo, somente Cristo, salva, liberta e cura. Pois Cristo morreu pelos nossos pecados e então somente ele salva é verdade, o caminho e a vida.

Sola Scriptura - Somente a Escritura

Esta última sola é literalmente a base principal do protestantismo quando se trata de costumes, pois segundo a Igreja Protestante é fundamentada na Bíblia, o que não ocorre muito na Igreja Cristã {Católica} que é fundamentada em Três Pilares: Tradição, Magistério e Bíblia.

E depois...

Definida então as 5 Solas, fundada a Igreja Luterana, houve então o segundo cisma no Cristianismo, onde tempos depois foram se seguindo outros, como a fundação da Igreja Anglicana, na Inglaterra em 1534, a fundação da Igreja Batista, na Holanda, em 1617, entre outras. Mas por se tratar de serem todas essas igrejas também cristãs, é definido que houve de fato 2 grandes cismas no Cristianismo, que foi o Cisma de 1054 que deu origem a Igreja Ortodoxa, e o Cisma de 1517, que deu origem a Igreja Protestante que possui diversas ramificações, mas ambas cristãs.

Martinho Lutero reformou a Igreja?

Como disse antes, indiretamente, Martinho Lutero conseguiu reformar a Igreja cristã, pois devido ao surgimento de novas igrejas, como a Luterana, a Anglicana, entre outras, a Igreja cristã resolveu acordar para a vida sair de vez da corrupção e convocar um concílio, onde com o passar do tempo a Igreja cristã foi melhorando sua conduta.

Hoje em dia

Hoje o Cristianismo como um todo tem pouco mais de 2 bilhões de membros divididos em três grandes grupos: Católicos, Protestantes e Ortodoxos. No Brasil o Cristianismo possui grande importância, tendo 86% de sua população sendo cristã, onde os dois ramos, Católicos e Protestantes se destacam na melhoria da população brasileira. O catolicismo presta grandes serviços sociais aos mais necessitados, e o protestantismo presta grandes orientações espirituais e conforto a população devido a seus cultos intensos e mais avivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#Relacionamento - Mulheres são mais seletivas, mas quando escolhem um homem elas são mais apegadas

Mulheres parecem serem mais apegadas no relacionamento do que os homens. Uma coisa que reparei, mas não sei se é impressão minha, mas acredi...