É fato que a maioria dos brasileiros são descendentes de portugueses, tanto por conta do idioma, quanto também pela aparência física, e claro... O próprio DNA em si. Mas vale lembrar que o povo brasileiro é oriundo da junção de quatro povos: o Português, Africano, o Indígena e o Italiano.
A nossa colonização de fato começou em 1532, com a fundação da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, considerada a cidade mais antiga do Brasil. E foi em 1549 que o Brasil passou a ser um território organizado em governo, capital e um líder, onde a primeira capital foi a cidade de Salvador, construída inclusive exclusivamente para ser a capital do Brasil.
A partir desta época além dos imigrantes portugueses, também vieram muitos africanos, e muitos trazidos como escravizados, pois eram comprados pelos senhores de engenho, e mais para frente dos fazendeiros para trabalharem nesses locais. Com o passar do tempo foi acontecendo a miscigenação no Brasil, entre portugueses, africanos e indígenas, pois diferentemente do que muitos pensam, haviam sim muitos indígenas e africanos livres no Brasil durante o período colonial.
E a miscigenação foi tanta, que já em fins do século XXVIII, o Brasil já contava com uma grande parcela de pardos ou também chamados de mestiços. Além disso as línguas africanas também teve uma influência no português e palavras como: Banana e nomes como: Janaína e Luana são de origem africana. Há também uma influência do árabe no português, visto que na idade média os árabes conhecidos como Mouros, originários do norte da África colonizaram Portugal.
Em 1872 foi feito o primeiro Censo no Brasil, e já nesta época a população brasileira contava com uma população parda bem alta, ultrapassando por um pouquinho a população branca. Os dados desse censo constava que a população brasileira parda era de 38,3 %, a população branca era de 38,1%, a população negra era de 19%, a população de imigrantes eram 10% {Bem alta inclusive} e a população indígena se não me engano era de 3%.
Por volta de 1875 começaram a vir para o Brasil o último povo que também tem uma influência bem grande no DNA do brasileiro: O Italiano. E nesse mesmo ano, em 1875, muitos italianos desembarcaram na então província de Santa Catarina, onde adotaram a região do Vale do Itajaí para morarem, como as cidades de Itajaí, e as atuais cidades de Brusque, Gaspar, entre outras, pois essas cidades ainda faziam parte do território de Itajaí na época.
Mas o boom mesmo da imigração italiana no Brasil foi na década de 1880, desde o comecinho dessa década até o comecinho da década de 1890. Nesse período, houve também o fim da escravidão no Brasil em 1888, e muitos imigrantes italianos vieram para ocupar a mão de obra nas fazendas, visto que muitos fazendeiros não quiseram pagar os ex escravizados, além também do fato de muitos ex escravizados terem ido para as cidades ou ido morarem em outras áreas, como foi o caso também do Arraial de Canudos, onde seu líder Antônio Conselheiro reunia também muitos ex escravizados.
Mas a imigração italiana ao Brasil não se limitou somente nas décadas de 1880 e 1890 não.... Durante as primeiras décadas do século XX, eles continuaram vindo ao Brasil, e os locais onde mais se concentraram imigrantes italianos foram: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente Santa Catarina e São Paulo, tanto que vi uma vez que 50% dos catarinenses são descendentes de italianos.
E passados quase 150 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, o último povo a compor as raízes do brasileiro, hoje a população brasileira é majoritariamente descendentes de: Portugueses, Africanos, Indígenas, Italianos e em menor escala de Alemães, Japoneses, Árabes, Russos e Poloneses {Todos esses 5 últimos representa acho que menos que 5% da população brasileira}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário