quarta-feira, 19 de abril de 2023

História - A evolução de Roma - Do Reino aos dias atuais

História - A evolução de Roma.

A cidade de Roma, juntamente com Brasília irá fazer aniversário em 21 de abril, e resolvi fazer um artigo sobre a cidade de Roma, mas não sobre a cidade em si, e sim sobre o Reino que se surgiu a partir desta cidade até o Império Romano.

Como tudo começou

Tudo começou em 21 de abril de 753 A.C., quando os gêmeos Rômulo e Remo fundaram então a cidade de Roma, e segundo a tradição eles eram órfãos desde bebês e teriam sido criados por uma loba. Se é verdade ou não, pelo menos Rômulo existiu e em pouco tempo se tornou o primeiro Rei de Roma.

O Reino de Roma era bem pequeno, ele tinha cerca de 5 mil km2 no começo e englobava a região histórica conhecida atualmente como "Lácio", mas que hoje tem 17 mil km2 e engloba toda a atual Província de Roma {É Província galera, e não a cidade de Roma, que tem 1.285 km2, hehehe}. 

Os povos que deram origem ao Reino de Roma foram os Latinos, Etrúscos e Sabinos, e com o passar do tempo o Reino de Roma foi se expandindo cada vez mais. Mas ele não chegou a crescer tanto assim, e se não me engano o tamanho máximo que o Reino de Roma chegou a atingir foi o tamanho equivalente aos antigos Estados Papais, que ocupava toda a região central da Itália e deve tinha mais ou menos uns 80 mil km2 {Quase o tamanho do Estado de Santa Catarina}.

Até que em 509 A.C. o último rei de Roma foi deposto, o reino foi extinto e no lugar foi proclamada a República Romana. E foi durante o período da República Romana que o Estado romano se consolidou. Pois com o passar do tempo a República Romana foi conquistando tudo quanto é território na península itálica, até por fim começar a conquistar territórios fora da península, como a Gália {Atual França}, a Hispania {Atual Espanha}, a Lusitânia {Atual Portugal}, além também de expandir suas fronteiras para o oriente, conquistando territórios onde hoje é a Croácia, Albânia, Grécia, Turquia, Síria, Israel, entre outros territórios. Até que o último território conquistado pela República Romana foi o Reino do Egito, governado na época pela famosa rainha Cleópatra.

Foi então na Batalha de Accio, realizada em 31 A.C. onde a República Romana, liderada pelo lendário César Augusto derrotou Marco Antônio e Cleópatra, rainha do Egito, que após esse acontecido o Egito foi então incorporado a República Romana como uma província. Estava completada aí o território da República Romana.

O fim da República e o início do Império

O Império Romano já nasceu grande, e apenas 4 anos após a conquista do Egito, em 16 de janeiro de 27 A.C. foi fundado o Império Romano, onde César Augusto, {Cujo nome verdadeiro era Otávio} e conhecido também apenas como "Augusto", se tornou o primeiro imperador, e inclusive governando por 41 anos, sendo o imperador que mais tempo reinou.

Mas embora a República tenha chegado ao fim, o Império deu prosseguimento as conquistas realizadas pela República anteriormente e com o passar do tempo, o Império Romano conquistou ainda mais territórios, chegando ao ano de 117 D.C. em sua máxima extensão territorial, com um total de 6 milhões de km2, em um território que ia da Inglaterra ao Iraque. E só pra se ter uma ideia, cidades como: Londres, Paris, Roma e Jerusalém chegaram a fazer parte do mesmo país, que era o Império Romano.

Fim do Império, a idade média e os dias atuais

Em 476 D.C. o Império Romano chegou ao fim {Na verdade foi apenas sua parte ocidental} e logo em seguida seu território foi tomado pelos bárbaros, mas.... Apenas uma instituição resistiu as invasões bárbaras: A Igreja Católica. O imperador caiu, mas o papa continuou de pé, e em pouco tempo a Igreja converteu os bárbaros, tendo inclusive o rei bárbaro Clóvis I, fundador da França em 486 D.C. o primeiro rei bárbaro a se converter ao Cristianismo. A partir daí foram também enviadas missões evangelísticas para converter outros povos ao norte da Europa, como os ingleses, eslavos, alemães, entre outros. 

Enquanto isso a cidade de Roma passou para as mãos da Igreja Católica, que comandou esta cidade de 486 D.C. até o ano de 1870. Mas durante a maior parte de todo esse período de quase 1400 anos a cidade de Roma se tornou a capital do que ficou conhecido como "Estados Papais", um reino comandado pelos papas e que foi o precursor do atual Vaticano, e foi a partir da fundação dos Estados Papais, em 750 D.C. que os papas passaram também a serem Chefes de Estado.

Na década de 1850 se iniciou o processo de luta pela unificação italiana, liderada pelo Reino da Sardenha, que conseguiu unificar todos os outros reinos da península itálica e fundar um novo reino: O Reino da Itália, fundado em 1861. Os Estados Papais não conseguiram resistir a conquista militar do Reino da Itália e teve seu território anexado ao novo reino, mas a cidade de Roma permaneceu nas mãos do papa, devido ao fato de o papa ter a proteção do Império Francês. E como o Reino da Itália ainda não tinha condições de enfrentar o Império Francês, teve que aceitar que Roma continuasse nas mãos do papa.

O Reino da Itália finalmente conquista Roma

Em fins de 1870 o Império Francês se intrometeu na guerra de unificação alemã que estava sendo liderada pelo Reino da Prússia, um poderoso reino alemão que estava em busca de unificar a Alemanha. Mas o Império Francês sofreu naquela época uma derrota do Reino da Prússia, o caos foi geral no Império Francês, que caiu, seu imperador foi preso, a República foi proclamada e o país quase caiu nas mãos do comunismo através da Comuna de Paris, que aconteceu naquela época.

Aproveitando então o momento, o Reino da Itália conquistou Roma sem resistência e a cidade se tornou a nova capital do reino, e antiga residência papal se tornou a residência oficial do rei da Itália. O papa deu chilique e se considerou "Prisioneiro" e se recusou a ter qualquer relações com o Reino da Itália. Até que a situação só foi resolvida em 1929, quando o então primeiro ministro e ditador, Benito Mussolini fez um acordo com a Igreja, onde o quarteirão em volta da sede da Igreja se tornaria um Estado independente sem qualquer vínculo com a Itália, uma espécie de enclave dentro da cidade de Roma, e esse novo Estado cujo território se limita a um quarteirões e que tem apenas 440 mil m2, passou a se chamar "Vaticano", que desde então é o menor país do mundo.

Resolvida a treta com a Igreja, o Reino da Itália esta tranquilo e conseguiu até o apoio do papa, que querendo ou não ainda tinha uma certa influência naquela época, ainda mais no governo do ditador Benito Mussolini, que precisava também de um apoio bem forte {Aliás, todo governo precisa de um apoio forte}.

Desde então a cidade de Roma é a capital da Itália, mesmo após a proclamação da República no país, em 1946, após 85 anos de monarquia. O papa se recusou a reconhecer a República Italiana, mas nos anos 60 essa questão foi resolvida. Hoje, a cidade de Roma, conhecida também como "A cidade eterna" tem cerca de 2 milhões de habitantes, em uma área de 1.285 km2, possui cerca de 340 paróquias {Católicas} e é uma das cidades mais conhecida do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...