Recentemente viralizou na mídia do mundo inteiro um vídeo numa cerimônia na Índia onde contava com a presença do famoso líder religioso Dalai Lama, cujo nome verdadeiro é Tenzin Gyatso, de 87 anos de idade. O líder religioso recebe um abraço de um garoto, e até aí tudo bem, mas o problema é que o líder pede para o garoto o beijar na boca e depois pede para o garoto "chupar" sua língua, onde o líder acaba colocando sua língua para fora.
Não sabemos se de fato o garoto se esquivou ou se o Dalai Lama realmente conseguiu beijar a boca do garoto na língua. O fato é que curiosamente embora esse vídeo numa cerimônia tenha sido filmado em fevereiro, somente agora, mas precisamente ontem é que o vídeo viralizou e correu o mundo, causando uma enorme polêmica, e o Dalai Lama acabou sendo chamado por muita gente de "pedófilo" ou "abusador".
Quem é Dalai Lama?
Dalai Lama, cujo nome verdadeiro é Tenzin Gyatso nasceu em 1935 e se tornou o Dalai Lama que é um título do Budismo tibetano alguns anos depois, se não me engano em 1950. Os Dalai Lamas é um título religioso e também de Estado que remete aos tempos da idade média. Ou seja... o Dalai Lama além de líder religioso do Budismo tibetano, ele também é chefe de estado. E quando o atual Dalai Lama, que é o 14º Dalai Lama nasceu, o Tibete ainda era um país independente. Mas nem sempre foi assim, pois por volta de 1755, a China conquistou o Tibete e o incorporou a seu território, até que em 1912 com a proclamação da república na China, o Tibete voltou a ser um país independente, permanecendo assim até 1950. Quando então nesta época o país foi anexado pela China novamente. E desde então o Dalai Lama se não me engano reside no exílio.
O ato polêmico que envolveu o Dalai Lama e o garoto aconteceu na Índia, em fevereiro desse ano em uma cerimônia aberta com a mídia em cima, mas não sei como, esse acontecimento só foi chamar atenção agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário