terça-feira, 25 de abril de 2023

O que é de fato o "Patriarcado"?

O que é de fato o "Patriarcado"?

Nos últimos anos ou pelo menos de vez em quando entra em voga termos como "patriarcado", "opressor", "oprimido" e etc. Mas nas últimas semanas em meio a toda a polêmica envolvendo feministas e masculinistas por conta de um coach conhecido como "Calvo do Campari", eu ouvi muito essa palavra "patriarcado". E fiz algumas perguntas para uma feminista de internet famosa e que é de Joinville, mas no entanto ela se recusou a responder, o que contradiz as atitudes dela, pois ela mesma se diz a favor de dialogar com grupos que pensam diferentes dela para expor o ponto de vista dela e também para conhecer o ponto de vista do outro.

Mas então o que é "Patriarcado"?

O patriarcado é nada mais nada menos que toda uma estrutura social organizada pelos homens, onde os homens estariam majoritariamente no comando, como por exemplo o comando dos Estados, das grandes Empresas, das grandes Instituições de vários níveis e etc. E que historicamente o patriarcado segundo as feministas oprimiram as mulheres, principalmente antigamente, onde as mulheres não tinham direitos básicos, como direito ao voto, de estudar fora, de trabalhar fora e etc. O que em parte é verdade e em parte não é verdade, porque antigamente as mulheres pobres trabalhavam sim, e quem não trabalhavam eram as mulheres de elite, tanto que o feminismo foi basicamente um movimento de mulheres de elite. Até mesmo porque, mulheres pobres não tinham tempo para essas coisas.

Já com relação ao direito ao voto, antigamente era apenas homens maiores de idade e alfabetizados que podiam votar. Homens analfabetos, menores de idade, padres, pessoas escravizadas e mulheres não poderiam votar, ou seja... Grande parte da população. E com relação a proibição das mulheres de votar, o motivo era porque no entendimento da época como somente homens poderiam ir para a guerra, então somente homens poderiam votar. E hoje em dia as mulheres conseguiram o direito ao voto e o direito que não querer ir a guerra e o direito de não querer se alistar ao exército. E ainda tem feminista que reclama. É por isso que hoje em dia quase ninguém leva a sério o movimento feminista.

E com relação a estudar, antigamente mulheres poderiam estudar, a diferença é que existiam uma certa limitação para as mulheres. Como por exemplo, se não me engano elas não poderiam ser ensinadas a matemática com mais amplitude, entre outros assuntos, era apenas matemática básica por exemplo.

Ou seja... de fato o patriarcado não que ele oprimia as mulheres, mas as segregavam, e é claro que isso era completamente ruim, pois existem homens que detestam matemática por exemplo, existem homens que detestam ter que se alistar ao exército, e existem mulheres que amam matemática e existem mulheres que sonham em seguir carreira militar.

Mas de fato o patriarcado ainda hoje oprime?

Hoje em dia é uma coisa mais circunstancial e não mais institucional como antigamente. Por exemplo Diferenças salariais entre homens e mulheres... A lei é bem clara e é proibido um ganhar mais que o outro ocupando as mesas funções, isso significa que se uma mulher descobrir que ganha menos que um homem, ela pode entrar na justiça do trabalho e processar a empresa e com certeza ela vai ganhar. Além disso os dados que dizem que homens ganham mais do que mulheres, ocupando as mesmas funções são distorcidos por puro cunho político. Pois o que acontece é que homens tem tendências de fazer horas extras e de trabalhar em situações de periculosidade, além também do próprio quadro de horário da empresa. Pois lembro que a 9 anos atrás eu fiz um concurso para trabalhar em uma empresa de segurança, onde o horário era 12 por 36, ou seja... Um dia sim e um dia não e o trabalho era 12 horas nos dias trabalhados. E a empresa foi bem clara e disse que mesmo para o mesmo cargo ali disputado onde tinha homens e mulheres, ela não contratava mulheres para trabalhar no período noturno, era somente homens, e o cargo era o mesmo. Isso significa que nesse caso, mesmo ocupando os mesmos cargos, os homens acabam ganhando mais, por conta de adicional noturno e talvez alguma taxa de periculosidade a depender da empresa. Então muitas instituições pegam esses dados, fazem sensacionalismo e dizem que "homens ganham mais do que as mulheres ocupando os mesmos cargos". Porém se for analisar os casos isso não passa de distorção.

Mas os homens se beneficiam do "Patriarcado"

Definitivamente não, somente uma minoria de homens que se beneficiam do patriarcado, que são justamente os homens poderosos, os presidentes, homens que estão no comando em várias situações de poder, e isso é uma minoria de homens, pois seria muita infantilidade dizer que um simples operador de caixa de supermercado é um "opressor" e "agente do patriarcado", sendo que muitas vezes ele mesmo é vítima, assim como os próprios homens também são vítimas do machismo que é aquela masculinidade tóxica, como: "Homem não pode chorar", "isso é coisa de mulher", "Homem tem que aguentar tudo" e etc.

Então basicamente não tem como você feminista ou você feministo sair por aí culpando os homens pelo patriarcado, sendo que os verdadeiros detentores do patriarcado são uma minoria de homens. Mas como é comum do ser humano sentir a vontade de generalizar, o fato é que muitas feministas devido a problemas pessoais com homens que elas já conviveram ou até mesmo convivem, o que na maioria das vezes é um ex namorado ou o próprio pai, elas não conseguem repelir essa vontade de generalizar e sai por aí culpando os homens pelos "abusos do patriarcado". Por isso nesses casos é bom ela fazer uma terapia, e isso vale para o feministo também, assim como para as mulheres machistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...