Califórnia? São Paulo? Nada disso, esqueça... A província mais rica da história não é muito conhecida, não é americana e nem mesmo europeia, e sim indiana, e é a Província de Bengala. Sim, ela mesmo. O nome pode parecer engraçado aqui no Brasil, visto que em nosso país o nome "Bengala" é um bastão ou cajado onde geralmente velhinhos ou sacerdotes usam para se apoiar. Mas como cada região do mundo os idiomas e nomes tem significados diferentes, a Província de Bengala não seria diferente, e ela foi uma província tão rica, que em 1750 ela chegou a representar 12% do PIB {Produto Interno Bruto} mundial.
Como é a história de Bengala?
A história de Bengala começa ainda em 1526, quando um líder de origem do Turcomenistão, Mohammed Zaireddin Babur, mais conhecido como Babur conquistou um reino no norte da Índia chamado Sultanato de Delhi, e transformando esse reino no que viria a ser conhecido como Império Mogol. Um grande império centrado na Índia governado por imperadores islâmicos, mas que durante boa parte da existência do império, islâmicos, hindus, e outras religiões locais conviveram tranquilamente.
E embora Babur tenha sido o fundador do Império Mogol, foi na verdade seu neto, Akbar, conhecido também como Akbar - O Grande, que consolidou o império, expandindo se território e organizando seu território em várias províncias, que eram chamadas localmente de Subah. E foi a partir daí que começa de fato a história da Província de Bengala, ou Subah de Bengala, ou ainda em inglês, Bengal Subah.
A Província de Bengala foi fundada dentro do Império Mogol em 1576, junto com outras províncias, e com o passar do tempo a província foi se destacando, sendo responsável futuramente por 50% do PIB do Império Mogol, ou ainda 12% do PIB mundial. E não só isso, a Província de Bengala além de ser rica, também se destacou pelo fato de dentro de seu território estava se desenvolvendo uma espécie de proto-industrialização, ainda em fins do século XVII, mas que infelizmente foi interrompida pela conquista britânica da província em 1757, e que nesta altura já não era mais uma província, e sim um reino independente, chamado Nababo de Bengala, desde 1717 por conta da decadência do Império Mogol.
Declínio de Bengala
As coisas estavam indo bem no Império Mogol até 1707, ano em que seu último grande imperador, Aurangzeb faleceu. Ele foi substituído por outro imperador, que reinou de forma estável até 1712, porém foi a partir desse ano que o bagulho ficou louco no império.... Uma onde sucessiva de imperadores acabou gerando uma crise política, aliado as revoltas dos marathás e outros povos por conta de políticas não muito agradáveis do antigo imperador Aurangzeb, fez com que a partir do início do século XVIII, o Império Mogol começou a se desintegrar.
E a primeira província a declarar sua independência do império foi justamente a Província de Bengala, que em 1717 se tornou independente e adotou o nome de Nababo de Bengala, sendo um reino independente até 1757, quando após um atrito entre o rei Siraj Ud Daulah e a Companhia Britânica das Índia Orientais fez com que acontecesse uma guerra na região, onde no meio do conflito, que ficou conhecido como Batalha de Plassey, o general bengalês Mir Jafar traiu seu reino se aliando aos britânicos, o que facilitou a conquista de Bengala.
Bengala é então conquistada em 1757 pelos britânicos, e foi a partir da conquista de Bengala, que os britânicos aos poucos conquistaram o restante do território indiano totalmente até o início do século XIX. A Índia só se tornaria independente em 1947, e atualmente o território de Bengala faz parte de um estado dentro da Índia que também se chama Bengala, se não me engano se chama Bengala Ocidental e também de um outro estado indiano e por fim um outro pedaço da antiga Província de Bengala também faz parte hoje em dia do território de Bangladesh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário