sexta-feira, 14 de abril de 2023

História - O que foi a Guerra do Contestado?

História - O que foi a Guerra do Contestado.

A Guerra do Contestado foi um conflito entre Paraná e Santa Catarina, sim... Quando digo que antigamente o bagulho era louco é porque era louco mesmo, até mesmo estados que fazem parte do mesmo país já chegaram a brigar. E hoje em dia por incrível que pareça também existe uma disputa entre o Ceará e o Piauí pela disputa de um território. Mas como os tempos atuais são outros, essa disputa entre esses dois estados do nordeste é mais em questões jurídicas mesmo. Mas se fosse antigamente quem sabe também ocorreria um conflito armado.

Pois bem, a Guerra do Contestado se deu em 1916, como disse antes, entre o Paraná e Santa Catarina e era pela disputa de um território que hoje faz parte de Santa Catarina, que é toda a região oeste do estado. E que foi através do então presidente do Brasil, Venceslau Brás, que interveio e resolveu o problema. Mas como foi os primórdios dessa guerra, confira aqui.

Os primórdios da Guerra do Contestado

O Brasil se tornou independente em 1822, porém seu território ainda não era totalmente o mesmo de hoje, embora a maior parte do território brasileiro atual já tinha esse mesmo formato ainda em 1822. Porém algumas partes do território brasileiro, que hoje fazem parte do Brasil ainda não fazia parte do Brasil, como o Acre e outros territórios que foram incorporados a estados como: Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

E no meio disso tudo tinha um território que estava em litígio entre o Brasil e a Argentina. Esse território hoje faz parte de Santa Catarina. Até que em 1895 o presidente dos Estados Unidos de então, Groover Cleveland foi um árbitro internacional e deu razão aos brasileiros na disputa do território, visto que ele já tinha sido colonizado pelos bandeirantes paulistas a muito tempo. E sendo assim esse território passa definitivamente a pertencer o Brasil, e inclusive a cidade de Clevelândia, no Paraná recebeu esse nome em homenagem ao presidente americano.

A Guerra do Contestado

Resolvido o problema internacional, agora veio outro, e nacional: O litígio pelo território entre Santa Catarina e o Paraná. A guerra não veio assim de uma hora para outra tão rápido, ficou apenas ali um litígio, semelhante ao litígio hoje entre o Ceará e o Piauí. Mas.... até que em 1916 estourou de vez a Guerra do Contestado que como vocês sabem, envolveu o Paraná e Santa Catarina.

O presidente brasileiro de então, Venceslau Brás interveio no conflito e resolveu o problema, dando razão a Santa Catarina que recebeu o território do contestado. E por conta do território recebido,  o governo catarinense teve que criar novos municípios na região, e alguns meses depois, em 25 de agosto de 1917 foram criados dois novos municípios na região, que são os municípios de Chapecó e Cruzeiro {Atualmente Joaçaba}. Esse território do contestado que passou a fazer parte de Santa Catarina antes fazia parte do município de Foz do Iguaçú, no Paraná.

O desenvolvimento do território

Inicialmente os dois municípios criados no oeste, Chapecó e Cruzeiro {Atual Joaçaba}, tinham uma área território enorme. Chapecó por exemplo tinha uma área de 14 mil km2, maior até que muitos países. E a medida que o município foi se desenvolvendo e principalmente aumentando suas áreas urbanas, ele começou a sofrer um processo de desmembramento a partir de 1953, onde surgiram novos municípios como: Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, entre tantos outros. Atualmente mesmo com o território reduzido e uma porrada de novos municípios ao seu redor, Chapecó se destaca como a maior cidade do oeste catarinense e uma das maiores do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...