sábado, 8 de abril de 2023

Geografia - Pirabeiraba - Um eterno distrito...

Geografia - Pirabeiraba - Um eterno distrito...
Centro de Pirabeirada {Município de Joinville}.

Apesar de seu nome indígena, Pirabeiraba não fica na região norte, e nem mesmo é um município. Ele fica aqui na região sul mesmo, e realmente ele fica no norte, mas no norte de Santa Catarina. E assim como Itajaí que também é um nome de origem indígena, Pirabeiraba foi fundado na mesma época que o município de Itajaí, porém 1 ano antes de Itajaí, em 1859, e até os dias de hoje ele ainda é um distrito, mas com pinta de município, pois até seu aniversário é comemorado, que é no dia 15 de abril.

Mas como é a história de Pirabeiraba?

A história de Pirabeiraba começa ainda em 9 de março de 1851 quando a cidade de Joinville é fundada por imigrantes alemães, suíços e noruegueses que desembarcaram na região através da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, uma empresa alemã responsável por fazer o loteamento na região que havia sido comprada da princesa Dona Francisca que vendeu suas terras ali no norte de Santa Catarina para essa empresa alemã, que fundou então uma colônia, que ficou conhecida como Colônia Dona Francisca.

Até ao norte do território da colônia se estabeleceu um outro pequeno núcleo urbano que inicialmente se chamava Pedreira, e que apenas 8 anos depois, em 15 de abril de 1859 se transformou em um distrito, conhecido atualmente como Distrito de Pirabeiraba.

Mas lembrando que nesta época, Joinville nem sequer tinha esse nome e nem sequer ainda era um município, pois todas essas terras pertenciam ainda o município de São Francisco do Sul, um dos primeiros municípios de Santa Catarina.

Até por fim em 15 de março de 1866, a então Colônia Dona Francisca é desmembrada de São Francisco do Sul e se torna um novo município, que inicialmente se chama São Francisco Xavier de Joinville, e que posteriormente é encurtado apenas para Joinville, e que se mantém assim até os dias atuais.

E Pirabeiraba continuou sendo um distrito, e um distrito enorme por sinal, com incríveis 411 km2, maior até que o município de Itajaí, que tem 284 km2. Pirabeiraba conta também com um centro e alguns bairros. Mas o distrito tem apenas cerca de 20 mil habitantes, dos quais a metade reside na área rural e a outra metade reside na área urbana.

E embora ele tem até seu aniversário comemorado, tem um centro próprio e alguns bairros, acredito que Pirabeiraba ainda não se transformou em um município porque talvez não tenha uma boa quantidade de instituições comerciais, além também de uma lei de 2015 que se não me engano veta a criação de novos municípios a partir daquela data, pois a quantidade de novos municípios criados no Brasil dos anos 50 até o fim dos anos 90 é absurdo e doentio. 

Mas no caso de Pirabeiraba acredito que ele deva continuar sendo um distrito, e na minha opinião não acho bom Pirabeiraba se tornar um novo município, e também não acho bom a criação de novos municípios, pois geram gastos demais no erário público, e acho até que municípios com menos de 15 mil habitantes deveriam ser reincorporados a municípios maiores, porém eles receberam o status de distritos, assim como Pirabeiraba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...