terça-feira, 11 de abril de 2023

Curiosidades - Ditadores que se deram mal no final...

Curiosidades - Ditadores que se deram mal no final...

Ao longo da história o mundo teve muitos ditadores em diferentes épocas. E se bem antigamente onde o mundo inteiro predominavam apenas as monarquias, tínhamos vários casos de reis cruéis, muito tempo depois, quando o mundo passou a predominar as repúblicas, passamos a ter os ditadores. E confira aqui nessa lista alguns ditadores que no fim das contas se deram mal.

Napoleão Bonaparte

A morte de Napoleão Bonaparte.
Embora ele se declarou imperador e durante seu reinado a França foi uma monarquia, foi durante a república, proclamada em 1792, que Napoleão se destacou e digamos que foi "descoberto", ou seja... Que ele ficou famoso. Mas precisamente a partir de 1799, quando ele saiu com seu exército derrubando tudo quanto é reino e chefe de estado, até mesmo o papa Pio VI não escapou de Napoleão e foi derrubado do trono também. Napoleão conquistou terras até o Egito, e foi então que no início do século XIX ele volta para a França, e em 1804 numa cerimônia de coroação, ele num gesto considerado ousado para a época, tira a coroa das mãos do papa Pio VII e se auto coroa, se proclamando então imperador dos franceses. E a partir daí ele iniciou uma nova modalidade de conquistas, derrubando tudo quanto é rei da Europa e espalhando os ideais da Revolução Francesa, e iniciando o que ficou conhecido como Guerras Napoleônicas, que durou de 1804 até 1815, quando ele foi definitivamente derrotado e condenado ao exílio na ilha de Santa Helena, bem no meio do Oceano Atlântico. E alguns anos depois do exílio, em 1821, Napoleão Bonaparte faleceu alegadamente vítima de câncer, mas há rumores de que ele tenha sido envenenado.

Benito Mussolini

Morte de Benito Mussolini e sua namorada Clara Petacci.
Mussolini foi um ditador italiano nascido em 1883 e desde pequeno ele tinha problemas de comportamento onde chegou até mesmo ameaçar com faca um colega de escola. Durante o início de sua idade adulta ele virou socialista e trabalhava como jornalista e foi inclusive contra a invasão italiana da Líbia em 1911. Os anos se passaram e em 1922 ele fez um protesto junto com seus simpatizantes que ficou conhecido como "Marcha sobre Roma", onde após esse episódio, aliado as preocupações dos italianos com o comunismo, Mussolini se apresentou como um meio termo, nem pró capitalismo, e nem pró comunismo. E após a Marcha sobre Roma, o rei Vitor Emanuel III convidou Mussolini para ser o primeiro ministro da Itália. Mussolini então fundou uma ideologia chamada Fascismo, que acabou anos depois inspirando também a criação do Nazismo, na Alemanha.

Durante os primeiros quinze anos de seu governo, Mussolini conseguiu fazer bastante melhorias na Itália, tanto que ele ficou mais de vinte anos no cargo. Mas a medida que os anos 30 passava, ele se aliava cada vez mais a Hitler, e em 1940 após o início da Segunda Guerra Mundial, Mussolini, aliado da Alemanha Nazista declara guerra a França e Inglaterra, rivais da Alemanha Nazista. E tempos depois, quando os exércitos aliados começavam a avançar sobre a aliança do Eixo, onde Itália e Alemanha faziam parte, os Aliados invadem a Itália em 1943, e Mussolini é deposto e preso, mas consegue fugir. Até que ao longo dos últimos anos da Segunda Guerra Mundial ele funda a República Social Italiana no norte do país. Mas com o avanço aliado e quase rendição total da Alemanha, Mussolini é capturado pelos membros da resistência italiana {Que eram contra ele}, o executam e penduram seu corpo e de sua namorada em praça pública de cabeça para baixo, ficando ali por um tempo.

Adolf Hitler

Bunker de Hitler abandonado após seu suicídio.
Não tinha como não falar de Hitler quando se fala de Mussolini. O ditador mais conhecido da história nasceu na Áustria em 1889, mas lembrando que os austríacos também são alemães. E naquela época a Áustria fazia parte do Império Austro-Húngaro, e Hitler sempre demonstrou simpatia maior pelo Império Alemão. E em 1914 quando começa a Primeira Guerra Mundial, depois de ser rejeitado por uma academia de artes, Hitler se inscreve na guerra, e durante os anos que passaram da guerra ele foi promovido a cabo. Com o fim da guerra e internado em um hospital com ferimentos, ele fica desolado ao descobrir que a Alemanha havia sido derrotada. Ao se recuperar ele então começa a fazer parte de um partido nascente em 1919, que na época se chamava Partido dos Trabalhadores Alemães. Em pouco tempo ele se torna líder desse partido e muda seu nome para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista que é uma abreviação de seu nome completo em alemão que é National Socialitze Deutsche Aberpartei, um partido de orientação nacionalista, xenófobo e antissemita.

Em 1923, Hitler tenta tomar o poder em um estado da Alemanha, o golpe de estado falha e ele é preso, e na prisão ele escreve seu famoso livro Mein Kampf {Minha Luta}, que caiu em domínio público esses tempos atrás. Pouco depois ele sai da prisão e reorganiza o partido e começa suas atividades políticas de forma mais discreta. Até que em 1932 seu partido começa a se destacar e e 1933, Hitler é nomeado chanceler {Primeiro ministro}. No ano seguinte, o presidente da Alemanha, Paul von Hindenburg morre, e Hitler ocupa dos dois cargos, se tornando então o ditador da Alemanha. A partir daí ele começa seu projeto megalomaníaco que culmina na Segunda Guerra Mundial entre 1939 a 1945. Por fim em 30 de abril de 1945 após tanta pressão e com a certeza de que a Alemanha iria se render perante os aliados, Hitler comete suicídio em seu bunker nos arredores de Berlim, a capital do país. Infelizmente seu corpo numa mais foi encontrado.

Nicolae Ceaucescu

Morte de Nicolae Ceaucescu após sua execução.
Um ditador não muito conhecido é Nicolae Ceaucescu, nascido em 1918 na Romênia, ele começou sua atuação política ainda na juventude, entrando para o comunismo. Em 1947 a União Soviética invade a Romênia e o então Reino da Romênia é derrubado e dar lugar a República Socialista da Romênia, de forte influência soviética. Muitos anos depois, em 1965, Nicolae Ceaucescu se torna o novo líder da Romênia e a partir daí seu governo foi um governo assim como outros governos comunistas da época. Até que em fins dos anos 1980 o mundo comunista não vai muito bem das pernas e a partir de 1989 com a queda do muro de Berlim, vários governos comunistas começa a cair um por um, inclusive o governo soviético em 1991. Mas o governo de Nicolae Ceaucescu teve uma queda mais dramática, onde tudo começou com protestos pelo país e o ditador reprimiu com violência, mas não teve jeito, o povo continuou e em pouco tempo até mesmo os militares começaram a ficar do lado do povo. O ditador tentou fugir de helicóptero, mas o piloto fingiu fazer uma pausa técnica, mas na verdade era para o ditador ser capturado. E capturado junto com sua esposa, Nicolae Ceaucescu passou por um rápido julgamento que foi inclusive filmado e pouco depois foi executado junto com sua esposa. Muitos romenos comemoraram e Nicolae Ceaucescu foi enterrado pouco depois.

Saddam Hussein

Saddam Hussein em seu julgamento onde foi condenado a pena de morte.
O século XXI começou e quem pensava que ditador era coisa do passado, e que guerras era coisa do passado, infelizmente se enganou. Pois já começamos o século com os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001 e logo em seguida a intervenção americana no Afeganistão. Durante o ano de 2002 inspetores da ONU {Organização das Nações Unidas} foram ao Iraque para verificar se o país não tinha armas de destruição em massa, pois esse era o pretexto para os Estados Unidos invadir o Iraque. E foi justamente isso que aconteceu, em 20 de março de 2003 uma coalizão de exércitos liderados pelos Estados Unidos invadiu o Iraque. Na época o Iraque era comandado pelo ditador Saddam Hussein e o Partido Baath, e vários membros do partido, incluindo Saddam Hussein e seus filhos fugiram e foram para o interior do Iraque.

A capital iraquiana foi conquista em 9 de abril daquele ano, e nos meses seguinte a guerra se intensificou até que em 22 de julho de 2003 após serem delatados pelo dono da casa onde estavam escondidos, os filhos de Saddam Hussein foram descobertos pelo exército americano que cercou a casa dando ordem para que eles se entregassem e se rendessem, mas eles se recusaram e trocaram tiros com o exército, que revidou, jogando inclusive mísseis na casa, que ficou parcialmente destruída, matando os dois filhos de Saddam Hussein. Agora Saddam Hussein era o mais procurado, mas não demorou muito não, e em 13 de dezembro de 2003, Saddam Hussein foi encontrado em um buraco de aranha {Gíria militar para esconderijos feito em um buraco coberto com galhos ou capim para disfarce} no norte do Iraque. Saddam Hussein foi então capturado e a notícia de sua captura correu o mundo até então, e ele foi logo em seguida preso, onde ficou três anos até ser julgado em novembro de 2006 e condenado a pena de morte por enforcamento pelo tribunal iraquiano. Saddam Hussein foi então executado em 30 de dezembro de 2006, as vésperas do ano novo. Depois de Saddam Hussein o único grande líder iraquiano de seu regime mais procurado foi seu braço direito, Izzat Ibrahim al Douri, que se tornou o sucesso de Saddam Hussein e ficou durante anos escondido até que rumores dizem que ele morreu em outubro de 2020 aos 78 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...