O título desse artigo é bem clichê e para a maioria das pessoas está muito óbvio, o que é uma cidade. Mas você só conhece na verdade mesmo o superficial, e principalmente por conta de sua cidade onde você vive. Mas a cidade tem um significado que vai além de uma estrutura de governo regional {Prefeito, vereadores e etc.}.
Pra começo de conversa uma cidade é qualquer aglomeração urbana, que pode ser desde um conjunto de bairros, até mesmo uma simples rua, como aquelas velhas cidadezinhas do velho oeste americano, onde é composto apenas por uma rua e as casas laterais. Até mesmo um condomínio fechado já pode ser considerado uma cidade.
Ou seja... Uma cidade não é somente aquele território com vários bairros, áreas rurais, uma estrutura de governo com prefeitos, vereadores e etc. Uma cidade vali além disso e até mesmo uma pequena vila ou um simples bairro já é uma cidade. Não é a toa que no mundo inteiro existem milhares ou até mesmo milhões de cidades bem pequenininhas, contendo apenas algumas dezenas de moradores ou algumas centenas de moradores, como a cidade de Hum, na Croácia, considerada a menor cidade do mundo, com apenas 28 habitantes e uma área territorial de 4 mil m2, e também a cidade de Amador, nos Estados Unidos, com seus 80 mil m2 e uma população de pouco menos de 300 habitantes.
O próprio bairro onde você mora por exemplo já é uma cidade, a única diferença é que pelo menos aqui no Brasil, os bairros não possuem estruturas jurídicas. Eles existem na prática, mas não são registrados oficialmente, pois a própria lei brasileira determina que somente o distrito sede do município {Governo do município} tenha autonomia. O que pode acontecer é quando um aglomerado urbano longe do aglomerado urbano principal {O conjunto dos bairros da cidade}, que geralmente fica numa área rural ganhe um status de Distrito, e dali é um pulo para que esse distrito possa futuramente a se tornar um município.
Pois pela lei brasileira, para um povoado, bairro vila, ou qualquer aglomerado urbano se tornar um novo município é preciso que esse aglomerado urbano seja elevado antes a categoria de Distrito, e depois sim, quando ele atingir alguns requisitos econômicos {Tipo poder se sustentar sozinho} é que pode ser elevado a município.
Aqui em Santa Catarina temos um exemplo do Distrito de Pirabeiraba, que fica dentro do Município de Joinville. O Distrito de Pirabeiraba fica longe da zona urbana de Joinville, e fundado em 1859 o Distrito de Pirabeiraba que possui até um centro, tem 411 km2 {Maior até do que o Município de Itajaí, que tem 284 km2}, tem cerca de 20 mil habitantes e pode futuramente se transformar em um novo município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário