domingo, 2 de abril de 2023

Geografia - Algumas diferenças administrativas dos países

Algumas diferenças administrativas dos países.
Palácio Liberdade, em Minas Gerais. Imagem meramente ilustrativa.

O Brasil, como todos conhecem, possui uma forma administrativa assim como todo país. O Brasil basicamente é administrado em três circunscrições territoriais, que são: A Federação, que é o nosso país como um todo, as Unidades da Federação, que são os nossos estados, e os Municípios, que são popularmente as nossas cidades {Mas existe uma diferença entre Município e Cidade}, mas juridicamente o mais importante no Brasil são os Municípios, que são a terceira circunscrição territorial brasileira.

Mas nem todos os países são assim como o Brasil, pois muitos países são administrados de forma até semelhante, só que com outras nomenclaturas, e outros países já são também administrados de forma bem diferente.

O Japão por exemplo é dividido em Prefeituras, que se não me engano é equivalente aos Estados aqui no Brasil. Já a Itália é dividida em Regiões, que é o equivalente aos Estados aqui no Brasil. A China é dividida em Províncias, que é o equivalente aos Estados aqui no Brasil, e Portugal é dividido em Distritos, que é o equivalente aos Estados aqui do Brasil também.

Mas e as divisões desses entidades subnacionais desses países, como são? São divididas em Municípios também? Mais ou menos

Agora com relação as divisões internas das entidades subnacionais dos países {Províncias, Estados e etc}, alguns são semelhantes ao Brasil e outros nem tantos. Vou citar aqui alguns países, como são:

Estados Unidos

Os Estados Unidos também é dividido em Estados assim como o Brasil, e de um modo geral a divisão administrativa dos Estados Unidos é muito semelhante ao Brasil, a única diferença é a nomenclatura das divisões dos seus Estados. Pois enquanto que aqui no Brasil as divisões dos nossos Estados é chamada de Municípios, as divisões dos Estados americanos são chamadas de Condados. Esses Condados por sua vez são compostos por uma ou algumas cidades. Agora ficasse meio confuso né.... Mas é bem simples de entender a administração americana. É como disse antes, os Condados é o equivalente aos Municípios aqui no Brasil, pois eles são responsáveis pela administração pública de um modo geral, incluindo as áreas rurais e de florestas. Já as cidades dentro dos Condados americanos são as áreas urbanas, mas que ao invés de serem chamadas de Bairros, como é aqui no Brasil, são chamadas de Cidades mesmo, e possuem até mesmo brasões de armas e bandeiras próprias, e visto também que qualquer aglomerado urbano já é considerado uma Cidade. É como se os bairros do Brasil fossem também chamados de Cidades e tivessem brasões e bandeiras próprias. E por conta disso os Estados Unidos tem pouco mais de 30 mil cidades, enquanto que o número de Condados acredito eu que seja mais ou menos uns 5 mil Condados.

Espanha

A Espanha possui uma forma de administração bem diferente do Brasil mesmo. Lá as divisões administrativas de primeiro nível são chamadas de Comunidades Autônomas, que é o equivalente aos Estados brasileiros. E as Comunidades Autônomas da Espanha são divididas em Províncias, que se não me engano é o equivalente aos Municípios no Brasil, e as Províncias espanholas por sua vez são compostas pelas cidades, que tem aos milhares na Espanha. Só na Comunidade da Catalunha existe uma porrada de cidades. E além disso lá na Espanha tem cidades de todos os tamanhos, desde cidades enormes, como Barcelona até cidades bem pequenas com cerca de 200 habitantes. E algumas dessas Comunidades Autônomas da Espanha no passado já foram reinos independentes, como as Comunidades de Castela, Leão, Aragão e Catalunha, e hoje são partes da Espanha. Inclusive esses tempos atrás tinha um movimento a favor da independência da Catalunha, para que a Catalunha se torna-se um país independente. O movimento não conseguiu seu desejo, mas caso conseguisse provavelmente, Barcelona seria a capital do novo país, Catalunha, e a Espanha perderia uma região muito importante.

Portugal

Portugal, a terra mãe do Brasil. Já contamos a história de Portugal aqui. E Portugal, um dos países europeus mais tranquilos também possui uma divisão administrativa um pouco diferente do Brasil, mas que na verdade a diferença é apenas no nome, pois na prática é quase a mesma coisa. E além disso no passado, no período em que o Brasil fez parte de Portugal {Entre 1532 a 1822} as divisões administrativas do Brasil era a mesma de Portugal, ou seja.... O Brasil também tinha Vilas, Freguesias e etc., assim como é hoje em Portugal. A situação no Brasil só ficou diferente após a independência do Brasil, e principalmente após a Proclamação da República.

Mas... Portugal é dividido em Distritos, que é equivalente aos Estados aqui no Brasil. O nome é um tanto quanto diferente, pois aqui no Brasil, usamos a palavra Distrito para se referir a alguma localidade importante com uma boa concentração urbana bem longe do Centro do município ou também para se referir ao conjunto de bairros dentro de um município, como é o caso do município de São Paulo.

Mas muitos países tem um nome diferente, e Portugal não seria diferente. E os Distritos de Portugal são por sua vez divididos em Concelhos, que é o equivalente aos Municípios aqui no Brasil. Esses Concelhos não tem prefeitos, e sim um Presidente da Câmara Municipal que é quem de fato governa os Concelhos portugueses. As Câmaras Municipais em Portugal é o equivalente as Câmaras de Vereadores no Brasil. E por fim os Concelhos portugueses é composto por Freguesias, Aldeias e Vilas, que são como se fossem os Bairros e povoações aqui no Brasil.

Enfim, esses são alguns exemplos, e cada país possui uma forma de administração diferente, mas a estratégia é a mesma em todos eles: Facilitar a administração do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...