terça-feira, 4 de abril de 2023

Coluna Society - Cazuza faria 65 anos hoje....

Coluna Society - Cazuza faria 65 anos hoje.

A primeira vez que li sobre Cazuza foi em 2011, antes disso já conhecia ele, e a primeira vez que conheci o Cazuza foi ainda em 2004, quando eu tinha 11 anos de idade, e foi numa matéria do programa Fantástico, da TV Globo onde eles fazia uma reportagem sobre os 14 anos sem Cazuza {Cazuza faleceu em 1990} e ao mesmo tempo eles falavam sobre o recém lançado filme do Cazuza, intitulado Cazuza - O tempo não para, lançado em 2004 mesmo.

Já de cara gostei das músicas do Cazuza, tanto que os primeiros cantores que eu passei a gostar ainda na infância foi o Elvis Presley e o Cazuza. E depois disso, somente muitos anos depois, em 2011 que eu fui ler sobre o Cazuza e descobri sua data de nascimento e seu verdadeiro nome, que era Agenor.

Nascido em 4 de abril de 1958, Cazuza era filho único do casal Lucinha e João Araújo. Ele nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro mesmo. Seu pai foi o fundador e presidente da famosa gravadora Som Livre, e Cazuza teve uma infância normal e chegou a estudar até mesmo com o famoso jornalista Pedro Bial.

Foi na adolescência que Cazuza começou a pegar o gosto de festas e músicas, frequentando baladas ainda no fim dos anos 70, quando ele estava na casa dos seus 20 anos de idade. Ele chegou a cursar faculdade de fotografia, mas não chegou a exercer a profissão, mas gostava muito de tirar fotos.

A fama

A fama veio mesmo quando em 1982 ele começou a integrar uma banda de rock chamada Barão Vermelho, onde cantava com o cantor Frejat e outros integrantes da banda. A banda Barão Vermelho fez muito sucesso nos primeiros anos, principalmente com a música Bete Balanço, que teve até um filme com esse nome, e lançado em 1984, e contava com a participação do ator Lauro Corona, que há boatos de que os dois são primos ou irmãos, mas eles não tinham parentesco nenhum.

Já famoso, Cazuza e sua banda chega a se apresentar no Rock In Rio em 1985, porém pouco depois, Cazuza se desliga da banda e resolve seguir carreira solo. E além disso nessa mesma época ele fica com pneumonia e é internado, onde se recupera pouco depois. Li um artigo numa entrevista que ele deu, onde alguns anos antes de descobrir ser portador do HIV ele sempre ficava com febre nos fins de tarde.

Mas de fato em 1985 depois de ser internado, Cazuza se recupera rápido e volta a cantar normalmente. Também ouvi dizer que nessa mesma época ele fez um teste de HIV, mas deu negativo, porém os testes ainda eram imprecisos nessa época. Cazuza então segue cantando e fazendo sucesso, até que em 1987 ele apresenta novos sintomas da doença, onde ele fica um pouquinho mais magro e até mesmo seu cabelo, que antes era cacheado passa a ficar liso. Nessa época ele começa a usar uma faixa no cabelo para esconder as entradas que se agravou com a também perda de cabelo.

E foi em 1987 que ele faz outro exame e descobre ter o vírus HIV. Ele é internado no ano seguinte, mas segue cantando e fazendo shows. E foi justamente no ano seguinte, em 1988 que a aparência modificada de Cazuza fica mais nítida, onde ele está bem mais magro. Mas mesmo assim em 1988 ele lança um álbum famoso intitulado Ideologia, onde ele faz uma crítica social as ideologias políticas.

Em 1989, Cazuza mesmo bem debilitado lança mais um novo álbum, chamado Burguesia, onde ele faz uma crítica social as desigualdades econômicas que o Brasil enfrentava naquela época. Também em 1989, Cazuza ganha o Prêmio Sharp, um dos mais importantes prêmios da música brasileira. E nesse mesmo ano vários artistas fazem um protesto contra a revista Veja, que entrevistou Cazuza e colocou uma foto sua bem magro na capa, onde o título da reportagem diz: "Cazuza, uma vítima da AIDs agoniza em praça pública". Ouvi dizer que quando ficou sabendo dessa matéria e que foi capa da Veja naquele momento, Cazuza chegou a ter um problema no coração e foi internado, e que seu pai inclusive chegou a ir atrás do jornalista responsável pela matéria com um revólver, mas o jornalista conseguiu escapar, e Cazuza conseguiu se recuperar.

A última aparição pública de Cazuza foi no início de 1990, e depois disso ele ficou recluso, vindo a falecer em 7 de julho de 1990, aos 32 anos de idade. Sua morte passou no Jornal Nacional, da TV Globo na época e em seu enterro compareceram mais de 1 mil pessoas.

Após sua morte seus pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, responsável por cuidar de crianças soropositivas. Em 2004 foi lançado um filme que conta sua história, onde Cazuza foi interpretado pelo ator Daniel de Oliveira e a atriz Marieta Severo interpretou a mãe de Cazuza. O filme fez muito sucesso na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...