Voltando ao assunto aqui existem no mundo hoje em dia cerca de 196 países no mundo, são quase duzentão. Muitos falam a mesma língua, muitos são populosos, outros não, todos eles tem suas peculiaridades seja em tamanho, cultura e.... Existem também os países ricos, classe média e os países pobres. E conheça aqui os países mais ricos do mundo de acordo com o PIB {Produto Interno Bruto}. Os dados apresentados aqui são de 2017, e também só para lembrar que um país ter um PIB grande não quer dizer necessariamente que ele seja desenvolvido, um exemplo é a China, que tem o segundo maior PIB do mundo, cujo total foi de 13 trilhões de dólares {2017}, mas não é um país desenvolvido. Enquanto que a Alemanha teve um PIB de 3,9 trilhões de dólares {2017} e é um país desenvolvidos. Mas, sem delongas e milongas, vamos lá:
6º França - 2,6 trilhões de dólares
Fundada em 486, e antes disso um conjunto de província romanas, conhecidas como "Gálias". A França ao longo dos séculos construiu sua identidade própria e em 987 D.C. foi fundada a França moderna, cujo nome oficial era "Reino da França" e essa monarquia perdurou até 1792, quando após a Revolução Francesa foi proclamada a república. E foi justamente até a Revolução Francesa que a França foi a maior potência do mundo por quase duzentos anos, tendo sido ultrapassada pela Inglaterra após a revolução, principalmente a partir do início do século XIX.
Mas mesmo assim durante todo o século XIX e até metade do século XX, a França ainda era um dos países que influenciava o mundo além também de ser uma potência. E embora a após a Segunda Guerra Mundial o país, junto com a Inglaterra e a Alemanha tenham perdido a hegemonia mundial para os Estados Unidos e a União Soviética, a França ao longo das décadas após a guerra se consolidou como um dos países mais estáveis e desenvolvidos com um grande estado de bem estar social além também da boa qualidade de vida. E mesmo nos dias atuais o país é um país desenvolvido além também de se destacar muito com o turismo.
7º Índia - 2,5 trilhões de dólares
Oriunda de uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização do Vale do Indo, a Índia chegou a ser a segunda maior economia do mundo entre os séculos XVII ao século XVIII de acordo com o PIB, mas é claro que levando em conta o fato de se o país fosse unificado naquela época, o que não era verdade, pois o país só se unificou de fato após sua independência da Inglaterra em 1947.
A Índia durante a maior parte de sua história foi um pequeno continente composto por uma porrada de reinos independentes, até que a partir de 1757 os britânicos começaram a conquistar reino por reino e unificar todo o território em uma única e grande colônia, conhecida como Índia Britânica.
Até que em 1947 a Índia se tornou independente, e nos próximos anos o país focou em sua organização como um Estado-nação e logo após isso começou a se desenvolver, sendo considerado um país em desenvolvimento. Embora o país tem uma grande pobreza ainda e uma renda per capita inferior a 3 mil dólares {Dados de 2017} e sendo atualmente o país mais populoso do mundo, o país possui também um grande desenvolvimento em tecnologia, além também de ser bem forte no turismo.
8º Brasil - 2,1 trilhões de dólares
Em oitavo lugar está o nosso querido Brasil, que em meio a alguns problemas sociais {Aliás, todo país tem, alguns mais outros menos}, conseguimos ter um dos dez maiores PIBs do mundo, o que mostra que nosso país possui uma capacidade enorme de resiliência e força de vontade. Com relação ao desenvolvimento, o Brasil é um país de classe média, mas tem uma boa densidade demográfica, se destaca em várias áreas, como: Agricultura, Comércio, Cultura, entre outras áreas.
Nosso país começou sua história em 1500, quando aconteceu a descoberta pelos portugueses. Logo em seguida nas próximas décadas o Brasil é formalizado, e ao longo dos três próximos séculos tem sua identidade construída e em 1822 obtém sua independência, e se tornando um grande império com uma monarquia parlamentarista democrática como uma das constituições mais modernas do mundo para a época.
Durante a primeira metade do século XX o Brasil ainda era um país predominantemente rural, porém a situação começou a mudar a partir dos anos 50, quando ocorre a industrialização do país e nas próximas décadas o país passa a ser predominantemente urbano. Nos anos 2000, o país passa por uma grande melhoria econômica e social, atingindo seu pico no início da década de 2010. E embora a crise econômica de 2015 tenha prejudicado a economia do Brasil, nosso país aos poucos segue se recuperando e se reinventando, tanto que em 2016 o PIB brasileiro foi de 1,7 trilhões de dólares, e em 2017 chegou a 2,1 trilhões de dólares.
9º Canadá - 1,9 trilhões de dólares
Não sei porque, mas acho o Canadá um país que parece ser muito simpático, e o chamo de "Gigante simpático". O país é enorme, calmo, quase não se vê notícias desse país, bem diferente de seu vizinho, Estados Unidos, que está sempre na mídia.
A história do Canadá começa provavelmente ou no fim do século XVII ou ainda no século XVIII. Mas o país foi colonizado pela Inglaterra e pela França. No caso a França colonizou apenas a região de Quebec, tanto que hoje é uma região especial onde predomina o idioma francês, bem diferente do restante do Canadá, onde predomina o idioma inglês.
O Canadá basicamente pertenceu a Inglaterra durante um bom tempo, até que em 1 de julho de 1867 o país se tornou independente, mas continuou compartilhando o mesmo chefe de estado que a Inglaterra, que atualmente é o príncipe Charles, que hoje é o rei Charles III. O país tinha em 1966 uma pequena população de apenas 19 milhões de habitantes, distribuídos em seu enorme território de 9,7 milhões de km2. Sendo um dos países com a menor densidade demográfica do mundo, mesmo atualmente com sua população de pouco mais de 31 milhões de habitantes. Além disso o país possui uma das melhores qualidades de vida do mundo e é considerado um país desenvolvido.
10º Itália - 1,8 trilhões de dólares
E pra fechar com chave de ouro, temos a Itália, a nossa querida Itália, a terra da pizza e um dos países mais conhecidos do mundo quando se trata de turismo.... E também de história. Pois a história da Itália se confunde também com a história do Império Romano. O país basicamente começou com a Civilização Romana, quando da fundação da cidade de Roma em 753 A.C., que em pouco tempo virou o Reino de Roma, depois a República Romana e depois o Império Romano.
E foi durante o Império Romano que a Itália aparece pela primeira vez, mas o país era apenas uma das províncias romanas, e se chamava Província da Itália. Muito tempo depois, em 476 D.C., o líder germânico Odoacro derruba o Império Romano e se auto proclama Rei da Itália. Mas essa Itália não durou muito tempo e o território caiu sob vários domínios, entre eles os Estados Papais, que durou mais de 1100 anos e ocupava toda a área central da Itália, incluindo a cidade de Roma.
Em meados do século XIX, quando a península itálica era composta por vários reinos, como: Estados Papais, Reino das Duas Sicílias, Reino da Sardenha, entre outros, começaram os desejos de unificação do país, até isso começou a ser posto em prática na década de 1850, e em 1861 a Itália foi finalmente unificada, adotando o nome oficial de Reino da Itália.
Agora um Estado-nação organizado, a Itália procurou se melhorar e durante o período em que o ditador Benito Mussolini comandou o país, entre 1922 a 1943 o país até obteve um êxito, porém ao participar da Segunda Guerra Mundial o país teve sua economia prejudicada. Mas nos anos após a guerra, o país começou a prosperar e se transformar num dos países mais desenvolvidos da Europa e também do mundo. A república no país foi proclamada em 1946 após um plebiscito bem apertado, onde 51% do povo optou pela república, e o então rei Humberto II, conhecido também como o "Rei de Maio", pois governou somente durante um mês e foi durante o mês de Maio, teve que deixar o cargo.
O décadas depois aderiu a União Europeia, adotou o Euro como sua moeda oficial e é considerado um país desenvolvido, tendo uma forte economia na indústria, comércio e também se destaca muito pelo turismo. Além disso uma curiosidade é que o Brasil é o país onde possui a maior comunidade de italianos e seus descendentes do mundo, e estão concentrados principalmente nos estados de São Paulo e Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário