quinta-feira, 27 de abril de 2023

Curiosidades - Os países mais ricos do mundo de acordo com o PIB

Curiosidades - Os países mais ricos do mundo de acordo com o PIB.

Atualmente existem no mundo cerca de 195 países, e lembro que em 2003 eu havia ganhado um mapa mundi de presente de Natal, pois sempre gostei de Geografia e existiam naquela época 193 países. Pois anos depois surgiram dois novos países, como o Kosovo, que se tornou independente da Sérvia em 2008 e depois em 2011 surgiu o Sudão do Sul, que se separou do Sudão e atualmente é o país mais jovem do mundo. Mas se não me engano ainda tem o Montenegro que no total são 196 países, mas tem um deles, que não me lembro que se é o Kosovo ou o Montenegro que não é totalmente reconhecido. 

Mas indo direto ao assunto aqui, além de existirem quase 200 países no mundo tem ali os mais ricos do mundo, os classe média e os pobres, além também dos mais pobres. E a lista aqui é sobre os mais ricos do mundo de acordo com o PIB, com dados de 2017, então segue o baile.

1º Estados Unidos - 19 trilhões de dólares

Em primeiro lugar está os Estados Unidos da América, nome oficial desse que além de ser o país mais rico do mundo é também atualmente o mais influente e disputou durante mais de 40 anos a hegemonia mundial com a União Soviética. Mas com o fim da União Soviética em 1991, os Estados Unidos passou a reinar absoluto no quesito economia e influência cultural. Mas há quem diga que toda a sua hegemonia está ameaçada pela toda poderosa e que ressurgiu das cinzas e deu a volta por cima, China, um país muito antigo que por incrível que pareça já figurou na lista do país mais rico do mundo de acordo com o PIB entre os séculos XVII e XIX. 

Os Estados Unidos começou a se destacar inicialmente através de sua riqueza ainda na década de 1870, quando nessa época ultrapassou o PIB da Inglaterra, e décadas depois, principalmente após a Primeira Guerra Mundial e por conta do país já ser um país industrializado sua riqueza aumentou ainda mais. Porém para completar o que faltava.... A sua hegemonia mundial veio após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde países influentes até então como Inglaterra, França e Alemanha perderam influência e deram lugar aos Estados Unidos e União Soviética. Mas com o fim da União Soviética em 1991, os Estados Unidos liderou absoluto a parada toda e em 2017 teve incríveis 19 trilhões de dólares de PIB.... É muito dinheiro, very good.

2º China - 13 trilhões de dólares

E em segundo lugar está nada mais nada menos que a nossa antiguíssima e tradicional China, com um PIB de 13 trilhões de dólares. O país é muito conhecido por sua rica e longa história de entre 4 e 5 mil anos e foi por muito tempo o país com o maior PIB do mundo até pouco menos de 200 anos atrás, visto que seu território sempre foi relativamente grande, comparado as potências históricas europeias e sua população. Pois a população da China sempre foi grande, tanto que no início do século XX, a população da China já era de 400 milhões de habitantes, enquanto que no mesmo período a população do Brasil era de 25 milhões de habitantes {1914}. Mas a partir da sua dramática derrota na Primeira Guerra do Ópio em 1842, perante a Inglaterra, a China que era governada pela Dinastia Qing entrou numa decadência total, tendo ao longo daquele século sendo forçada aos abusos das potências estrangeiras em seu território, como a Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão, embora a China nunca foi colonizada. 

Além disso em 1912 após a queda da monarquia o país entrou numa grande instabilidade que durou décadas, até que em 1949 quando os comunista chegam ao poder a situação política no país se controla, porém os problemas sociais persistem e ao longo dos próximos anos, milhões de chineses morrem de fome. Em 1976 seu ditador, Mao Tse Tung, no comando do país desde 1949 faleceu e foi substituído por Deng Xiaoping, que era mais flexível e aberto a negociações, e ele promove a abertura econômica do país em 1978, o que faz com que o país tenha um bom crescimento ao longo dos anos, principalmente a partir dos anos 2000. E lembro que no início dos anos 2000 o segundo país mais rico do mundo era o Japão e o terceiro era a Alemanha. A China em poucos anos cresceu e hoje é o segundo país mais rico do mundo.

3º Japão - 4,9 trilhões de dólares

Um país que é exemplo de educação e organização é o Japão. O país que assim como a China tem uma história longa e rica, além de ser o único país que é ainda comandado por um imperador em uma tradicional monarquia constitucional e democrática desde o surgimento da Era Meiji em 1868, período esse em que o Japão passou a investir pesado em seu desenvolvimento, chegando já na década de 1890 como sendo um dos países mais prósperos do mundo.

Ao longo do século XX o país continuou seu desenvolvimento e assim como muitos países, acabou por entrar na Segunda Guerra Mundial e sofreu danos com isso, mas logo após o fim da guerra em 1945 começa um plano de reconstrução e nos próximos anos o país passa por um grande processo de recuperação econômica onde surgem várias empresas do ramo industrial e eletrônico, o que torna o país um dos referenciais nessas áreas nas próximas décadas, fazendo do país o segundo mais rico do mundo durante anos. E atualmente o país é o terceiro mais rico do mundo além também de ser um país desenvolvido e com uma boa qualidade de vida.

4º Alemanha - 3,9 trilhões de dólares

A Alemanha é um grande exemplo de superação, o país que durante séculos foi uma confederação bagunçada, que era o Sacro Império Romano-Germânico se industrializou ainda durante ao longo do século XIX, período esse em que o país foi organizado sob as seguintes entidades: Sacro Império Romano-Germânico, Confederação Germânica e Confederação da Alemanha do Norte, até que por fim se transformou na atual Alemanha em 1871 sob até então o nome oficial de "Império Alemão".

Logo após sua unificação em 1871, o país pode então se concentrar numa organização sob vários aspectos e no início do século XX já era um dos países mais industrializados do mundo e também urbanizados, além também de já ser uma das maiores potências do mundo na época, e com muita influência também. Mas o país entrou na Primeira Guerra Mundial e saiu lesado dessa guerra em 1919, sendo obrigado assinar um vergonhoso tratado. E depois disso o país ainda mergulhou numa grande crise econômica nos anos 20, e depois na terrível ditadura nazista nos anos 30, e que culminou na Segunda Guerra Mundial, tendo o país sido dividido em 1949 em dois Estados a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Mas como a Alemanha Ocidental em si é a Alemanha, vamos se concentrar nela.

A partir dos anos 50, a Alemanha, agora Alemanha Ocidental passa por um grande processo de reconstrução e recuperação econômica, sendo décadas depois um dos países mais desenvolvidos do mundo. Até que em fins dos anos 80, com a crise do comunismo, sua xará, Alemanha Oriental chega ao fim e tem seu território incorporado a Alemanha Ocidental que passa a se chamar apenas "Alemanha" e o nome oficial ocidental "República Federal da Alemanha" é mantido, em detrimento do nome oficial de sua xará "República Democrática Alemã".

Nos anos 90 o país se destaca bastante na Europa e mais ou menos nessa época ou pouco depois, o país adota o Euro como sua moeda oficial. Hoje a Alemanha é o quarto país mais rico do mundo e o mais rico da Europa, além do segundo mais populoso com uma população de 82 milhões de habitantes.

5º Inglaterra - 2,7 trilhões de dólares

A Inglaterra, conhecida por sua tradicional monarquia quase milenar tem uma das histórias mais longas da história europeia. De uma simples província romana a 2 mil anos atrás, o país se transformou no maior império da história no século XIX, o seu período áureo, mas seu império atingiu o pico de seu tamanho territorial em 1920, quando passou a ter incríveis 35 milhões e km2. Só pra se ter uma ideia, territórios como o Canadá, Índia, Austrália e mais uma porrada da África e Ásia pertenciam ao todo poderoso Império Britânico, como era chamado o império da Inglaterra.

Como disse antes, o período áureo da Inglaterra foi o século XIX, pois o que os Estados Unidos é no mundo nos tempos atuais, a Inglaterra era no mundo no século XIX. E assim como alguns países europeus influentes, a Inglaterra também saiu lesada da Primeira Guerra Mundial, mas ainda assim continuou influente, mas o fatality final veio mesmo após a Segunda Guerra Mundial, quando o país juntamente com a França e Alemanha deixaram de terem a hegemonia mundial, onde os Estados Unidos e a União Soviética passaram a ocupar esse lugar.

Mas mesmo assim a Inglaterra não ficou para trás, pois o país investiu em sua reconstrução após a guerra, além também de ter um auto crescimento econômico e um ótimo desenvolvimento social, no que ficou também conhecido como "Estado de bem estar social" que também foi adotado em outros países europeus na época, e se não me engano esse fenômeno econômico é chamado de Keynesianismo, por conta do economista inglês, Maynard Keynes.

Hoje a Inglaterra é um dos países mais ricos do mundo e um dos mais desenvolvidos, com uma boa qualidade de vida, uma ótima renda per capita, além também de ser atraído por milhões de turistas todos os anos, e fora também que ainda assim continua sendo um dos países mais famosos e de certa forma influente no mundo, visto que seu idioma, o inglês se transformou no idioma oficial do mundo, sendo usado como comunicação internacional em qualquer parte do mundo, tanto no Brasil como na China, tanto na Índia como em Israel e etc.

O artigo ficou muito longo e talvez faço a parte dois, onde também incluirá o Brasil também. Desde já agradeço a você pela visita ao nosso jornal, comente participe e volte sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...