segunda-feira, 1 de maio de 2023

#Editorial - Como se informar em meio a tanta desinformação...

Hoje em dia vivemos os melhores tempos, sim eu sou otimista e positivo, e antes que alguém me critica sei muito bem como as coisas eram antigamente, pois estudo história desde os meus 14 anos de idade, e ainda por cima faço a pergunta para qualquer pessoa que reclama dos dias de hoje: Antigamente era melhor? Se era melhor então me conta porque? Aguardo a resposta.

Mas voltando ao assunto aqui, hoje em dia vivemos uma época boa, de grande tecnologia, facilidades democratização de várias coisas, entre outros aspectos. E uma coisa muito positiva nos dias atuais e de grande importância é a informação em grande escala e numa velocidade muito rápida. Porém muitas vezes em meio a tantas coisas boas que aparece, junto aparece também algumas coisas desagradáveis. E nesse caso aqui embora seja desagradável também não é o fim do mundo, e trata-se da Desinformação.

Esse fenômeno ficou extremamente conhecido como Fake News, graças ao ex presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2016, e logo em seguida também começou a ser utilizado no Brasil também, principalmente a partir do governo de Jair Bolsonaro, muito por conta da mídia tradicional que não gostava de Jair Bolsonaro.

Mas o fato é que as Fake News {Antigamente chamada de Desinformação} existe mesmo e dos dois lados, seja quem é de direita ou quem é de esquerda. Mas ontem em especial vi uma publicação de um deputado bolsonarista onde ele mostra um vídeo em que um apresentador da TV Globo recebe um boné com as iniciais "CPX". E em meio a centenas de comentários eu perguntei o que é "CPX", mas por incrível que pareça na minha cabeça veio que talvez significa "Complexo", uma referência as comunidades do Rio de Janeiro, o que é uma coisa normal.

E no meio de centenas de comentários nenhum bolsonarista me respondeu. Mas na mesma hora fui pesquisar o significado, e minha intuição estava certa, e de fato "CPX" significa "Complexo" mesmo, e não "Cupinxa" que era o que os bolsonaristas estavam pregando por aí.

Eu não sei o que significa "Cupinxa", mas é uma vergonha deputados e influenciadores bolsonaristas compartilhar uma desinformação dessa, e além de burros eles nem sequer sabe que que "Cupinxa" se escreve com "CH" {Cupincha} e não com X. Mas o que esperar desse povo que chegou ao cúmulo da idolatria.

Mas em meio a tanta desinformação a melhor coisa para escapar delas é simplesmente pesquisando, correndo atrás. Pois se hoje em dia temos muita desinformação, temos também o triplo de informação, e da mesma rapidez que uma Fake News chega até a gente, a gente também consegue coma mesma rapidez acabar com uma Fake News. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...