sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Hoje na História - Há cem anos era fundada a União Soviética

Hoje na História - Há cem anos era fundada a União Soviética.
Mikail Gorbachev em um discurso de renuncia em 25 de dezembro de 1991.

Neste dia de hoje, a exatos cem anos atrás, era fundada oficialmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a famosa e temida União Soviética. Ela foi fundada após uma guerra civil na Rússia que durou três anos, entre os anos de 1918 a 1921, que era composta por partidários a favor do antigo imperador Nicolau II, que havia abandonado o trono no início de 1917 após revolta popular. Esses apoiadores da monarquia russa tinham apoios de países estrangeiros. E do outro lado estavam os comunistas, que haviam tomado o poder no fim de 1917 e logo no início da guerra civil em 1918 haviam fundado o famoso Exército Vermelho.

No fim das contas os comunistas venceram a guerra, Vladimir Lênin, o líder criou um programa econômico que visava recuperar a economia russa. Esse programa econômico se chamava NEP {Nova Política Econômica}, foi criado em 1921 e surtiu efeitos positivos.

Consolidado o poder e o capital em alta, em 30 de dezembro de 1922 após uma assembleia é criada oficialmente a União Soviética, que reunia todos os territórios do antigo Império Russo {1721 - 1917}. Ao todo esses territórios eram compostos por 15 repúblicas autônomas, entre elas a Rússia, que era a maior e a principal.

Lênin foi o primeiro presidente da União Soviética, mas faleceu em 1924, onde logo em seguida iniciou-se uma disputa pelo poder entre Stalin e Trostsky. Em 1928, Stalin conseguiu o poder, se tornou o novo presidente da União Soviética e logo em seguida se transformou em um dos maios sanguinários ditadores da história, tendo causado a morte de 7 milhões de ucranianos em 1932 num episódio que ficou conhecido como Holodomor, bem semelhante ao Holocausto feito pelos nazistas anos depois e que resultaram na morte de 6 milhões de judeus.

No início dos anos 40, ainda sob o comando de Stalin, a União Soviética entra na Segunda Guerra Mundial em terríveis batalhas contra a Alemanha nazista, mas em 1945 junto dos Aliados conseguem vencer a guerra, e logo em seguida começa a famosa Guerra Fria. Já que Estados Unidos e União Soviética se consolidaram como as duas super potências mundiais.

Essa rivalidade que arrastou a maioria dos países do mundo {Muitos do lado dos Estados Unidos e muitos do lado da União Soviética} custou tensões, espionagens e foi inspiração até para histórias de cinema, hahaha.

No fim dos anos 60, o comunismo decide abandonar a luta armada, resolve focar mais na guerra cultural através de seus vários tentáculos como: Marxismo cultural, feminismo, movimento negro, movimento LGBT, guerra de classes {Pobre X Rico, Gay X Hétero, Mulher X Homem, Preto X Branco e etc}, e vários pseudônimos, como: Socialismo, Social Democracia, e o mais bonitinho: Progressismo/Progressista.

Durante os anos 70, a União Soviética então permanece estagnada, e nos anos 80 ela começa a passar um terrível processo de amargura, crises, racionamento, entre outros perrengues. Somente entre 1982 a 1985, a União Soviética teve quatro "imperadores" {Já que seus líderes ficavam no cargo até morrer} eles foram: Leonid Brejnev, Yuri Andropov, Constantin Chernenko e Mikahil Gorbachev {Esse fez história}.

Mikail Gorbachev se tornou o novo presidente da União Soviética em 1985 e tentou promover reformas no país e concedeu liberdade de expressão maior, além também de alguns anos depois permitir novos partidos no país {O Partido Comunista até então era o único partido}. Não adiantou nada, uma avalanche de revoluções varreu o comunismo do leste europeu em fins dos anos 80, e cada vez mais desmoralizada, a União Soviética agonizava cada vez mais e em fins de 1991, mas precisamente no dia 25 de dezembro daquele ano, bem no Natal, o então presidente Mikail Gorbachev fez um pronunciamento ao vivo para 250 milhões de soviéticos e também para o mundo que renunciaria, pois não admitia a separação do país. Ao fim do discurso, a bandeira vermelha do país foi tirada do mastro e no lugar foi hasteada a bandeira russa atual. E como disse o jornalista Pedro Bial na época de cobertura daquele fato histórico "Era o último dia de 1917".

Logo em seguida a União Soviética foi desmembrada em 15 novos países, como: Rússia, Ucrânia, Cazaquistão, Belarus, Estônia, Letônia, Lituânia, Moldávia, entre vários outros. O sistema econômico voltou a ser o capitalista {Embora ouvi dizer que em fins dos anos 80, 50% da União Soviética já era capitalista}. E no lugar da União Soviética foi fundada a Comunidade dos Estados Independentes {CEI}, que não é uma entidade geopolítica.

Dica: Tem um documentário que assisti no YouTube {Não sei ainda está lá, hahaha} em 2013 e se chama Os Últimos Dias da União Soviética. É um documentário muito bom e narra os momentos finais daquele famoso Estado que existiu durante boa parte do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...