quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Hoje na História - Há 30 anos atrás, renunciava o senhor Fernando Collor

Hoje na História - Há 30 anos atrás, renunciava Fernando Collor.

Pois é, efemérides, efemérides meus senhores... E no dia de hoje, porém há trinta anos atrás acontecia um fato acho que inédito a então jovem Sexta República Brasileira: O senhor Fernando Collor de Melo renunciava a presidência do Brasil. O fato foi inédito mesmo e aconteceu de novo vinte e quatro anos depois, quando em 2016 a nossa mãezinha Dilma Rousseff também sofreu um impeachment.

Sim, o senhor Fernando Collor sofreu um impeachment, depois de apenas três anos no cargo. Pois ele praticou políticas econômicas desastrosas para o país, prejudicando muita gente, principalmente os mais pobres.

Fernando Collor de Melo assumiu a presidência do Brasil em 1989 após serem realizadas as primeiras eleições presidenciais no Brasil depois de quase trinta anos {A última tinha sido por volta de 1961}, pois durante vinte e um anos entre 1964 a 1985 o Brasil passou pelo Regime Militar, e mesmo quando acabou o Regime Militar em 1985 não houve eleições, pois Tancredo Neves fora escolhido presidente do Brasil, mas morreu ainda no mesmo ano e sem tomar posse. E foi então que seu vice, José Sarney assumiu a presidência, ficando no cargo até 1989.

E foi então que em 1989 houve eleições presidenciais acirradas, pois de um lado estava o famoso Luiz Inácio Lula da Silva, o homem mais honesto do mundo, e do outro lado estava ele... Fernando Collor de Melo, um fanfarrão. O fanfarrão ganhou, e ainda por cima como muitos dizem, fortemente apoiado pela TV Globo {Afinal eu nunca sei de que lado a TV Globo está... Hora perece estar do lado de Lula, e isso nos tempos atuais. Hora parece criticar o Lula, mas confesso que não sei}.

O fato é que Fernando Collor se tornou o novo presidente do Brasil em 1989, e tempos depois iniciou uma política econômica desastrosa, onde confiscou o dinheiro do brasileiro, dando um grande prejuízo em muita gente. Já ouvi relatos de gente que se suicidou ou que perdeu muita coisa por causa do desastre do Fernando Collor. 

E a treta foi tão grande que em meados de 1992 o povo foi as ruas exigir a saída do presidente, e um grupo que se destacou muito foram os Caras Pintadas, que eram um grupo de pessoas que saíam as ruas com a cara pintada exigindo a saída do presidente. A pressão funcionou e em 29 de dezembro de 1992, Fernando Collor de Melo renunciou a presidência do Brasil. Seu vice Itamar Franco assumiu então a presidência. Além disso houve muitos escândalos envolvendo Fernando Collor na época e até mesmo seu irmão apareceu na mídia.

E depois...

Bem... Em 1994 depois de várias moedas foi criado no Brasil o Real, que é a moeda brasileira até os dias de hoje, o que estabilizou bastante a moeda nacional. Em 1999 foi criado no Brasil o Tripé Macro Econômico que ajudou bastante a estabilizar a economia brasileira.

E Fernando Collor... Bem, ele se tornou senador em Alagoas, cargo esse que se não me engano ele ocupou por muito tempo. E eu só não consigo entender como é que muita gente de Alagoas vota nele. Mas... fazer o quê? Tem preferências para tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...