Hoje é um dia um tanto quanto interessante na história do Brasil, pois há exatos 200 anos atrás, em 1 de dezembro de 1822, Dom Pedro I era coroado imperador e defensor perpétuo do Brasil, que era o título completo e oficial dos imperadores do Brasil.
Dom Pedro I que até então era príncipe veio com sua família ao Brasil em 1808 aos 10 anos de idade em virtude das guerras napoleônicas que devastavam a Europa. Na época o Brasil fazia parte de Portugal e com a chegada da família real portuguesa ao Brasil foram feitas várias mudanças e o Brasil foi elevado a categoria de Reino em 1815 criando-se assim uma nova entidade que ficou conhecida como: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves {Semelhante ao Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte nos dias atuais}.
Anos depois em 1820 eclode uma revolução em Portugal, conhecida como Revolução do Porto, onde os revolucionários exigem que toda a família real portuguesa volte para Portugal e além disso os revolucionários queriam rebaixar o Brasil a antiga condição de Estado do Brasil {Nome oficial e também a condição política do Brasil antes de 1808} o que causou uma certa tensão entre os brasileiros.
O então rei Dom João VI não queria voltar a Portugal, mas ele não teve escolha e pressionado voltou ao país, mas deixou o então príncipe, seu filho, Dom Pedro aqui no Brasil, o que enfureceu os revolucionários, que queriam toda a família de volta a Portugal. Os anos se passaram e as condições ficaram insustentáveis até que em 7 de setembro de 1822 o então príncipe Dom Pedro declarou a independência do Brasil, onde o Brasil agora independente se torna um Império, e Dom Pedro se torna imperador, onde foi coroado oficialmente em 1 de dezembro de 1822.
Nenhum comentário:
Postar um comentário