Bahia é um dos estados mais famosos do Brasil, principalmente quando se trata de história de cultura. Um estado que com relação a cultura se destaca por músicas como Axé, Pagode e mais recentemente Pisadinha, além também de outras manifestações culturais como a culinária como o forte tempero, o acarajé, as danças típicas e entre outros. E já na parte histórica se destaca por ter sido o primeiro local onde os portugueses desembarcaram assim que descobriram o Brasil. Além também de sediar a primeira capital do Brasil e através dela inclusive receber este nome: Bahia, escrito inclusive até os dias de hoje com a grafia da época por questões de tradição.
A história
A história da Bahia também se confunde com a história do Brasil, pois mais precisamente em Porto Seguro que os portugueses desembarcaram no Brasil quando chegaram. No começo a colonização foi bem tímida, tanto que a primeira cidade do Brasil foi fundada mesmo em São Paulo, e é a cidade de São Vicente, em 1532.
Mas em 1549 foi quando o Brasil de fato passou a ter um estatuto jurídico e então é mandada construir a capital do Brasil, a cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, o primeiro nome da cidade de Salvador e primeira capital do Brasil, e que posteriormente deu nome ao estado que inicialmente ainda era uma capitania como todos os outros.
Durante os duzentos anos da colonização do Brasil o país passou pelo período econômico conhecido como "Ciclo do Açúcar", onde a Bahia, Pernambuco e em especial os estados do Nordeste se destacaram com os diversos engenhos na região.
Durante todo esse período a Bahia teve muito destaque no Brasil, até que em 1763, devido ao período do Ciclo do Ouro iniciado algumas décadas antes, a capital do Brasil é transferida para o Rio de Janeiro. Mas a Bahia continuou tendo bastante destaque no cenário nacional, sendo inclusive palco de importantes batalhas no período da independência do Brasil entre os anos de 1822 a 1824, tendo inclusive heroínas conhecidas, como a freira Joana Angélica e as demais moças, Maria Quitéria e Maria Felipa, conhecidas até hoje como também heroínas da independência do Brasil.
Durante todo os século XX, a Bahia assim como o Brasil passou por diversas transformações, seja econômico, social, cultural entre outros. E já no fim dos anos 90 e até os dias de hoje o estado se destaca na economia pelas grandes produções agrícolas, em especial o cacau e na área cultural se destaca muito pelo turismo, carnaval, além também de festas, músicas e outras culturas. O estado tem atualmente 14 milhões de habitantes e mais de 400 municípios, sendo alguns dos estados brasileiros com o maior número de municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário