A pouco escrevi dois artigos {Clica Aqui e Aqui para lerem os artigos} acerca dos judeus e da Palestina, e em ambos os artigos eu mencionei a palavra "Sionismo", que obviamente ligada aos judeus e Israel. Mas de fato o que é Sionismo? O que significa e quando surgiu?
O Sionismo antes de mais nada é um movimento que visa defender os interesses do Estado de Israel e também é claro... Dos judeus. Esse movimento é de cunho político e foi fundado em 1897 pelo jornalista e advogado judeu Theodor Herzl, que era de origem judaica e nasceu na atual Hungria, mas que na época fazia parte do Império Austro-Húngaro.
Theodor Herzl era jornalista, escritor e advogado, nasceu em 1860 e foi trabalhar em um jornal que se não me engano é alemão. Mas ele trabalhava como correspondente desse jornal na França e costumava viajar para vários locais. Até que em 1894 aconteceu um episódio que ficou conhecido como "Caso Dreyfus". Eu já ouvi falar desse caso a quatro anos atrás, e não lembro muito, mas se não me engano foi um incidente em um navio francês onde um judeu acabou levando a culpa de propósito o que evidenciou de forma agressiva o preconceito dos europeus da época para com os judeus. Isso revoltou Herzl e ele fundou anos depois o Sionismo.
Inicialmente o principal objetivo do Sionismo era de fundar um Estado judeu em um dos primeiros congressos realizados entre eles, que eram judeus influentes, provavelmente políticos, empresários, advogados, jornalistas, entre outros e todos judeus é claro, foi discutido aonde seria a fundação do futuro Estado judeu. Eles propuseram três locais: Palestina, Madagascar, se não me engano e um outro local. O escolhido foi a Palestina, mas na época a Palestina pertencia a Turquia e eles entraram em contato com o então sultão da Turquia, Adbdulhamid II e fizeram uma proposta tentadora ao sultão em troca da compra da Palestina. O sultão se negou a vender a Palestina, e os sionistas só ficaram na vontade.
Porém anos depois, perto do fim da Primeira Guerra Mundial, talvez por influência dos sionistas, os ingleses e franceses que tinham dominado aquela região estava controlando a Palestina após a derrota da Turquia na guerra anunciaram a criação de um Estado judaico na região. Isso enfureceu os árabes, e o projeto não saiu do papel. Porém em 1948 é criado oficialmente o Estado de Israel. De lá para cá a função do Sionismo é de defender os interesses do povo judeu e de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário