sábado, 24 de dezembro de 2022

Conhecimento - Como o fim da Guerra de Secessão impulsionou a fé evangélica no Brasil

Conhecimento - Como o fim da Guerra de Secessão impulsionou a fé evangélica no Brasil.
Igreja Batista do Rio de Janeiro.

Sempre gostei de história, e meu foco sempre foi áreas da política, sociologia e história em geral. Mas algumas vezes já parei para ler também sobre a história da religião cristã, tanto a nível mundial, como a nível nacional. E com relação a nível nacional procurei saber um pouco sobre o Cristianismo no Brasil, como começou e etc., E como todos sabem o Brasil durante muito tempo e até os dias atuais sempre cultuou a fé católica, mas como gosto de história eu procurei saber como se deu a vinda da fé evangélica ao Brasil, pois até pouco tempo atrás eu não tinha quase nenhum conhecimento sobre a fé evangélica, e por ser um grupo cristão que cresce cada vez mais no Brasil, resolvi fazer esse artigo um tanto quanto curioso a respeito do assunto.

Bem.. A Guerra de Secessão pra quem não conhece foi uma guerra civil que aconteceu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 a 1865 e foi causada por divergências políticas acerca do fim da escravidão no país. Pois naquela época, os Estados Unidos assim como muitos países do mundo apresentava um contraste social regional. Pois a parte norte dos Estados Unidos era industrializada, mas desenvolvida e defendia o fim da escravidão pois os ex escravos também seriam um público consumidor de seus produtos. Mas...

Por outro lado existia a região sul dos Estados Unidos que tinha uma economia basicamente agrária e eles queriam continuar com a mão de obra escrava, pois afinal de contas não queriam pagar salários né.

Acontece que em 1861 Abraão Lincoln se tornou o novo presidente dos Estados Unidos, e ele apoiava o lado que queria o fim da escravidão. As pernas dos estados escravagistas tremeram na base, e logo em seguida trataram de fazer algo, e esse algo foi feito: A Secessão. Sim, alguns estados, entre eles o estado da Virgínia, entre outros se separaram do restante da União e formaram um novo país. Ao todo foram 13 estados do sul dos Estados Unidos que se separaram, e o novo país que se formou passou a se chamar oficialmente "Estados Confederados da América", talvez inspirados no nome oficial dos Estados Unidos que é "Estados Unidos da América". A capital do "novo país" passou a ser a cidade de Richmond e o presidente escolhido foi o senhor Jefferson Davis.

Tudo ia mais ao menos bem, apesar da tensão, até que em 13 de abril de 1861 após o bombardeio do Forte Sunter {Talvez de propriedade da União} pelos confederados marcou o início da guerra.

A guerra durou quatro anos, e no meio dela, em 1863 foi decretada o fim da escravidão. Os confederados perderam a guerra em 1865 e foram reincorporados ao território da União. E revoltados, muita gente do sul dos Estados Unidos resolveram imigrar para o Brasil, onde se estabeleceram no interior da então província de São Paulo {Província - era como eram chamados os Estados do Brasil naquela época}.

E é aí que começa..

Ao chegarem no Brasil oFs imigrantes americanos, que eram evangélicos começaram então a praticar sua fé no país, e em 10 de setembro de 1871 foi fundada a Primeira Igreja Batista do Brasil. E como inicialmente seus membros eram americanos e os cultos realizados em inglês, praticamente não houve nenhuma conversão de membros brasileiros.

Porém anos depois, em 1882 é fundada a Igreja Batista da Bahia, onde a partir daí começaram a serem ministrados cultos em português e houve a conversão de membros brasileiros. E um fato curioso é que a essa Igreja Batista da Bahia teve a ajuda de um ex padre chamado Antônio Teixeira de Albuquerque, que largou a batina, se casou com uma mulher evangélica, teve 5 filhos e se tornou o primeiro pastor Batista do Brasil.

Os anos se passaram e aos poucos a Igreja Batistas foi crescendo até o ponto em que chegou a ser a maior igreja evangélica do Brasil, antes de ser superada pela famosa Assembléia de Deus. E outro fato curioso que é o objetivo desse artigo é que foi a Igreja Batista a pioneira em espalhar a fé evangélica no Brasil, pois antes de sua fundação em 1871, a fé evangélica no Brasil era composta basicamente por estrangeiros, em especial de imigrantes alemãs, suíços, noruegueses e alguns missionários americanos.

Atualmente segundo dados de 2010 a Igreja Bastista possui aproximadamente 4 milhões de membros no Brasil, sendo praticamente a maior igreja de fé evangélica tradicional, sendo superada pela Assembléia de Deus e Congregação Cristã no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...