Acredito que muito pouca gente no Brasil já ouviu falar da Ku Klux Klan, uma seita secreta de origem americana e que atuava, aliás ainda tua nos Estados Unidos, só que um impacto bem pequeno comparado com antigamente. A primeira vez que ouvi falar dessa seita foi num livro de história escolar quando eu tinha 13 para 14 anos, e anos depois quando eu tinha internet em casa fui pesquisar a história dessa seita e depois sobre seu fundador. E pasmem... Descobri que seu fundador era judeu, sim ele era judeu. E pra quem não entendeu ainda, a Ku Klux Klan tem como objetivo a perseguição de pessoas: Negras, Católicas, Judeus e Imigrantes. Mas se você ficou confuso vou explicar como isso aconteceu.
Primeiramente entre os anos de 1861 a 1865 houve a Guerra de Secessão nos Estados Unidos que foi causada por divergências acerca do fim da escravidão no país. Ou seja... A região norte dos Estados Unidos era industrializada e desenvolvida e queria o fim da escravidão, pois os ex escravizados seriam um público consumidor de seus produtos. Já a região sul dos Estados Unidos tinha uma economia agrária e escravagista, e por isso eles queriam manter a escravidão. Porém em 1861, Abraão Lincoln se tornou o novo presidente do país, e ele apoiava o lado abolicionista e isso causou revolta na elite escravagista do sul dos Estados Unidos, onde os estados do sul daquele país se juntaram, formaram um novo país e se separaram, causando logo em seguida a guerra.
A escravidão foi abolida no país no meio da guerra, e no fim da guerra os estados do sul que eram conhecidos como "Confederados" foram derrotados e reincorporados ao território da União. Além disso os confederados tiveram que aceitar a reintegração dos ex escravizados a sociedade americana, e isso causou a revolta de muitos confederados, em especial um antigo coronel confederado chamado Natan Forrest Badford, que descobri através de pesquisas em sites americanos que ele era de origem judaica.
Natan Forrest Badford foi quem fundou a Ku Klux Klan em 1867 que tinha como objetivo a perseguição de pessoas negras. Os membros da seita usavam uma túnica branca com um capuz pontiagudo e se pareciam com fantasmas, pois eles atacavam a noite.
Por fim depois de tanta violência, em 1877 a seita foi proibida e declarada uma organização criminosa nos Estados Unidos. O senhor Natan Badford faleceu em 1877, e sua seita praticamente morreu com ele. Nas pesquisas que fiz sobre ele também descobri ou entendi errado, de que ele parecia arrependido de ter fundado a Ku Klux Klan e seus últimos anos de vida. Não sei exatamente se ele se arrependeu.
Mas anos depois, em 1915, após o lançamento do filme "O Nascimento de uma Nação", que foi o primeiro longa metragem da história, a Ku Klux Klan renasceu. Pois o cinema estava começando a surgir e durante décadas o cinema influenciou muita gente. E nesse filme, a Ku Klux Klan foi retratada como "heroína". E foi a oportunidade perfeita para que o senhor Willaim J Simons fundasse então a Ku Klux Klan novamente.
E como nesta época {1915} era a época da Primeira Guerra Mundial, e os Estados Unidos estava recebendo muitos imigrantes. A Ku Klux Klan nesta época passou a perseguir não somente pessoas negras como antes, mas sim também imigrantes, católicos e judeus, pois muitos imigrantes eram dessas religiões.
Este período a Ku Klux Klan teve tanto "sucesso" que em 1922 ela tinha cerca de 5 milhões de membros, e estima-se que até mesmo algumas personalidades da política americana também pudessem serem membros da seita.
Os anos se passaram e em fins da década de 1930 a Ku Klux Klan começou a enfrentar muitos problemas de escândalos, incluindo sexuais, por parte de seus líderes, o que minou e muito a reputação da seita, pois seus líderes e até mesmo seus membros acreditavam que muitos comportamentos negativos eram características de pessoas de raças ou religiões que eles consideravam superiores. Mas... A hipocrisia reinou absoluto na Ku Klux Klan sucessivos escândalos acabaram de vez com o "nome" da seita, e também devido ao fato de ser uma seita onde seus membros e líderes serem evangélicos {Protestantes}, pois a seita só admitia quem era Branco, *Americano, e Protestante, ela é considerada hora por alguns historiadores como sendo parte do que eles chamam de "Terrorismo Cristão", o que na minha opinião acho pesado.
Mas o fato é de que a Ku Klux Klan foi praticamente extinta na década de 1940 após muitos escândalos, tendo ressurgido de novo nos anos 60, onde perdura até os dias de hoje, porém muito, mas muito menor do que na década de 20. Pois segundo dados de 2012, a Ku Klux Klan tinha cerca de 8 mil membros {Beeem diferente dos 5 milhões de 1922}.
*Nota: Embora os membros da Ku Klux Klan não aceitavam imigrantes nos Estados Unidos, acredito eu que imigrantes, como Ingleses, Alemães, Holandeses, entre outros europeus do norte eram aceitos, visto que a grande maioria dos americanos brancos são descendentes de Ingleses, Alemães e Holandeses.
E o fato curioso é que seu fundador era judeu, justamente um dos povos perseguidos pela seita, que ironia não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário