quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Cultura - Curiosidades sobre a União Soviética

Curiosidades sobre a União Soviética.

Quem gosta de história conhece muito bem a história da União Soviética, agora quem não é muito ligado em história provavelmente já ouviu falar da União Soviética seja em alguma aula de história ou em algum livro de história da escola. Mas a União Soviética existiu de fato teve muita influência e durante seus quase setenta anos de existência ela causou temor, ódio, paixão, apareceu em filmes através de personagens como o temido Ivan Drago daquele filme do Rock Balboa onde o lutador Rock é a personificação dos Estados Unidos, enquanto Ivan Drago é a personificação da União Soviética, e tudo isso em plena época e também em fins da Guerra Fria, em 1985. Mas assim como qualquer Estado do passado que existiu a União Soviética teve muitas curiosidades, e confira aqui quais algumas curiosidades da União Soviética.

Derrotou os Nazistas na Segunda Guerra Mundial

Sim, a União Soviética foi a principal responsável pela derrota dos Nazistas na Segunda Guerra Mundial. Pois foi no meio da guerra em 1942 que pela primeira vez os Nazistas começaram a perder batalhas e foi na União Soviética, em plena Batalha de Stalingrado, e logo no ano seguinte em 1943 aconteceu a Batalha de Kursk, onde os Nazista foram derrotados pelos soviéticos e daí não parou mais até os soviéticos conquistar a cidade de Berlim, capital da Alemanha em 1945.

Ela era uma ditadura

Sim, embora a União Soviética tivesse um papel fundamental na derrota do Nazismo na Segunda Guerra Mundial ela era uma ditadura, e somente no ano de 1932 foram mortos 7 milhões de pessoas na Ucrânia {Na época a Ucrânia pertencia a União Soviética}, esse episódio é conhecido como Holodomor, e é bem semelhante ao Holocausto, onde 6 milhões de judeus foram mortos pelos Nazistas. Durante todos os seus quase setenta anos de existência foram milhões e milhões os mortos pela ditadura soviética.

Seu nome completo era bem grande

Embora fosse mais conhecida como União Soviética, seu nome era bem comprido. E era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. E isso era devido ao fato de ela ser composta por 15 Repúblicas, entre elas a Rússia, cujo nome oficial era República Federativa Socialistas Soviética da Rússia, e era também a principal República da União Soviética, tanto que após o fim da União Soviética, a Rússia herdou todas as suas instituições, organizações, embaixadas e etc.

Seu acrônimo em sua língua nativa era CCCP

Talvez você já deve ter ouvido esse acrônimo CCCP em alguma camiseta vermelha ou em qualquer outra ilustração gráfica, e geralmente acompanhado de um desenho de uma foice e um martelo. Pois esse era o acrônimo do nome completo da União Soviética na língua nativa soviética que era o Russo. Mas se for transliterar, pois o idioma russo é escrito em um alfabeto diferente, o alfabeto cirílo, o nome fica SSSR, e geralmente muitas palavras que começam com a letra "S" em russo escreve com a letra "C" ou "Ç" no alfabeto cirílico.

Ela permitia a propriedade privada

Sim, talvez essa seja a curiosidade mais curiosa e ao mesmo tempo bem irônica da União Soviética. Pois embora ela era comunista, um sistema econômico cujo objetivo inicial é a abolição da propriedade privada e a privatização dos meios de produção, a União Soviética também permitia a propriedade privada. Mas calma, a propriedade privada que o país permitia era apenas para pequenos comércios e empresas. Pois ouvi dizer que de fato inicialmente o país chegou a abolir mesmo a propriedade privada logo após a implantação do comunismo no país em 1917, porém como o comunismo não funciona, não deu certo, e em 1921 o então presidente do país, Vladimir Lênin criou um programa que visava recuperar a economia do país, e esse programa ficou conhecido como "NEP" {Nova Política Econômica}, onde a propriedade privada para pequenos comércios foi restabelecida, e isso de fato manteve a economia do país, já que o que mantém a economia de todos os países, o pleno emprego e etc., são as empresas pequenas. No Brasil por exemplo as pequenas empresas são responsáveis por 75% da economia do país.

Mandou o primeiro ser humano ao espaço

A União Soviética é conhecida também por enviar o primeiro ser humano ao espaço. E isso foi em 1961 e quem foi ao espaço primeiro foi Yuri Gagarin um famoso astronauta soviética. Tal feito ficou muito bem conhecido naquela época. Poucos anos antes em 1957 a União Soviética lançou o primeiro satélite ao espaço, que ficou conhecido como Sputnik.

Foi possivelmente o primeiro Estado Ateu do mundo

Exceto pela França Revolucionária que perseguiu duramente a Igreja Cristã entre os anos de 1789 a 1799, a União Soviética talvez foi possivelmente o primeiro Estado declaradamente Ateu do mundo. Pois um dos pilares do comunismo é o ateísmo, e entre fins dos anos 1920 até 1944 era proibido e muito perigoso qualquer manifestação religiosa na União Soviética, tanto que milhares de igrejas foram derrubadas no país, a mais famosa delas foi a Catedral de Cristo Salvador, demolida por implosão em 1931, porém reconstruída entre 1995 a 2000 logo após o fim da União Soviética. Foi somente a partir de 1944 que a União Soviética começou a relaxar as perseguições religiosas, e se não me engano foi com a estratégia de promover a união entre os soviéticos, já que nesta mesma época o país estava enfrentando duras batalhas contra os nazistas.

Foi o primeiro país a criminalizar o racismo

Há muitos anos atrás descobri um rapaz apaixonado pela Rússia, e principalmente pela União Soviética. Ele fazia vídeos pela internet, e é brasileiro, e uma vez, aliás várias vezes ele disse que a União Soviética foi o primeiro país no mundo a criminalizar o racismo, e isso foi em 1937. Se bem que comunista mente né, mas neste caso até que ele não mentiu, e de fato é verdade mesmo.

Enfim é claro que existem muitas curiosidades sobre a União Soviética, expus aqui algumas que conheço e que vale a pena lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...