A princípio em fins de fevereiro do ano passado eu comecei a ler a Bíblia, inicialmente por curiosidades e no começo me assustei e muito com a quantidade de sacrifícios que tinha nos tempos dos Velho Testamento, além de alguns rituais um tanto quanto estranhos, como um por exemplo em que a pessoa depois de sacrificar um bicho pega um pouco de sangue e passa atrás da orelha e depois queima o bicho em um altar conhecido como "Holocausto", cuja descrição tem uma hora que fala "De agradável cheiro ao senhor" depois que o bicho é queimado. Só sei que é algo mais ou menos assim.
Aí o tempo foi passando e no início desse ano eu comecei a estudar a Bíblia, pois se você ler a Bíblia normal você não vai entender muita coisa não e vai mesmo ficar confuso. Mas agora se você estudar a Bíblia você vai entender o significado e o contexto de tudo o que está escrito na Bíblia. E um fato curioso é que a Bíblia não foi feita para a Igreja, nem para mim nem para você e nem para este século, e sim para aquele povo e daquela época, segundo o doutor em ciência da religião Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro, onde é possível encontrar diversas entrevistas e lives dele na internet.
E agora falando sobre a famosa Imaculada Conceição, ou ainda o Dogma da Imaculada Conceição, que é o que iremos falar aqui. É uma tradição cristã bem antiga, ela foi oficializada em 8 de dezembro de 1854 e é um dos dogmas mais importantes e conhecidos da Igreja, pois segundo o dogma, Nossa Senhora foi concebida {Daí a palavra Conceição, que significa "Concebida"} sem a mancha do pecado original. Pois segundo a tradição cristã e também judaica todo mundo depois do pecado de Adão e Eva nasceram com o pecado original, e é por isso que quando os judeus nasciam seus pais tinham que ir ao templo onde eram sacrificados rolinhas, entre outros bichos.
E como Nossa Senhora e Jesus eram judeus e no Judaísmo Nossa Senhora e Jesus não tem o mesmo status que no Cristianismo, tecnicamente então Nossa Senhora e também Jesus teriam nascido com o pecado original, e para corrigir isso, em 8 de dezembro de 1854 foi proclamado pelo Papa Pio IX o Dogma da Imaculada Conceição, onde atesta que Nossa Senhora foi concebida do ventre de Nossa Senhora Santana {Sua mãe e avó de Jesus} sem a mancha do pecado original.
Esse dogma é muito conhecido até os dias de hoje e em várias partes do Brasil comemora-se esse dia, além também de se não me engano ser feriado em algumas cidades do Brasil. Em 1950 foi proclamado outro dogma relacionado a Nossa Senhora, como a Assunção de Nossa Senhora, pelo Papa Pio XII, onde segundo a tradição Nossa Senhora foi assunta ao céu de corpo e alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário