domingo, 11 de dezembro de 2022

Curiosidades - A Palestina antes da fundação de Israel

Curiosidades - A Palestina em seus últimos anos.

Ontem escrevi um artigo bem interessante sobre a Diáspora Judaica, que foi o período em que os judeus foram expulsos pelos romanos a quase dois mil anos atrás e perambularam pelo mundo por cerca de 1.900 anos até por fim conseguirem ter sua terrinha de volta em 1948 através da fundação do Estado de Israel. E no meio do caminho, principalmente quando falei do Plano de Partilha da Palestina apresentado pela ONU {Organização das Nações Unidas} em 1947, eu me lembrei que a quatro anos atrás estava lendo sobre Sionismo, Império Otomano, geopolítica daquela região e etc., e achei na internet uma foto de um atlas antigo datado do ano de 1939 e que me parece ser um atlas francês, onde pasmem.... A bandeira da Palestina tinha praticamente os mesmos elementos que a bandeira de Israel. Ou seja, ela era azul e branca e bem no meio tinha uma estrela de Davi, um dos maiores símbolos do judaísmo. Mas acredito do porque que a bandeira palestina era assim, mas lembrando que é uma hipótese, por isso quero esclarecer aqui do porque talvez a bandeira da Palestina era bem "Judaica".

Primórdios

A princípio quando houve a famosa destruição do Templo de Jerusalém por volta do ano 70 D.C., e depois se não me engano uma outra revolta judaica no ano 140 D.C, os romanos perderam a paciência e expulsaram os judeus daquela região e renomeando aquela região com o nome de "Filistin" que traduzido para o português é "Palestina", mas que originalmente remete ao antigo povo Filisteu, um povo que era um grande rival do povo judeu lá na antiguidade, mais ou menos ali por volta de 800 A.C., e que desapareceram por volta do ano 700 A.C., Provavelmente os romanos fizeram isso para insultar o povo judeu. Mas o fato é que é a partir daí {Entre os anos 70 D.C. e 140 D.C.} que surge o nome Palestina e que duraria muitos séculos {Aliás, até hoje}.

Depois

Durante muito tempo em especial depois do fim do Império Romano em 476. D.C., a Palestina ficou sob domínio de vários impérios árabes, como os califados Omíada, Fatímida, Abássida, entre outros reinos, até que por volta do século XVI ela passa a fazer parte da Turquia, que na época era conhecida como Império Otomano, através de conquistas.

Ela ficou sob controle turco por séculos até que por vim veio a Primeira Guerra Mundial, e a Turquia por ter participado da guerra e ter sido derrotada junto com seus aliados, teve seu território desmembrado em vários protetorados sob controle das potências da época que eram a Inglaterra e a França. O restante que ficou independente do controle dos ingleses e franceses virou a atual Turquia em 1923.

E agora é que o porque talvez dessa bandeira

Bandeira da Palestina em um atlas francês de 1939.

Em meados da Primeira Guerra Mundial {1914 - 1918} os ingleses fizeram uma proposta aos árabes que estavam sob domínio turco de que se eles sabotassem os turcos, ao fim da guerra e derrota dos turcos eles {Os árabes} teriam um reino independente garantido pelo poderoso Império Britânico. Os árabes toaram a ideia. Porém nesta época já existia a cerca de vinte anos o movimento Sionista e que provavelmente tinha membros judeus poderosos, e quando se trata de dinheiro a coisa fica mais fácil. Por fim em novembro de 1917 quase no fim da Primeira Guerra Mundial e onde já estava previsível a derrota da Alemanha e seus aliados Áustria e Turquia, entre outros, foi divulgada a Declaração Balfour, onde os ingleses anunciaram a criação de um Estado judeu na região da Palestina {E lembrando que os sionistas já fizeram uma proposta pra comprar a Palestina uns anos antes, mas obtiveram um NÃO do então sultão turco Abdulhamid II}. 

E em nenhum momento os ingleses anunciaram a criação de um Estado árabe que eles haviam prometido aquele povo, e isso enfureceu os árabes. Porém acabou no não foi criado nenhum Estado judeu na região. Porém foi feita uma mudança política na região, onde aquele território passou a se chamar "Mandato Britânico da Palestina", o que no fim das contas fez com que o território fosse anexado ao Império Britânico, onde a Palestina saiu do controle de um Império {Império Otomano - Turquia}, para ser de controle de outro Império {O Império Britânico}.

E acredito eu é que é nesse contexto onde é criada então uma nova bandeira para a Palestina, já que estava havendo ali naquele momento uma mudança geopolítica na região. E a nova bandeira seria essa bandeira com estilo judaico que está aí na foto, já que as autoridades britânicas tinha mesmo um objetivo de criar um Estado judeu na região, e apenas adiou essa criação, que no caso foi em 1948, mas já havia adiantado a bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...