Agora você ficou confuso né? Pois certamente muitas vezes você já ouviu a famosa palavrinha "Estado", e de repente vê um título desse e ficar na dúvida é absolutamente normal. Mas o intuito aqui é na verdade explicar qual a diferença entre "Estado" como um país e "Estado" como divisão interna de um país.
Bem, primeiramente Estado nada mais é do que o governo, o conjunto das instituições de uma nação, de um povo. É basicamente toda a estrutura jurídica de um povo, o que é no fim das contas um país. Então na prática por incrível que pareça não há diferença quase que nenhuma entre Estado como um país ou Estado como uma divisão interna de um país.
Pois o Estado como divisão interna de um país seria na verdade um pequeno "país" junto com outros "países" que se juntam e formam um grande "Estado", ou seja, uma Federação ou ainda Confederação e eles escolhem uma cidade para ser a sede dessa grande união e aí eles promovem uma defesa mútua, ajuda econômica mútua, uma mesma moeda e etc.
Ou seja, pode-se dizer que os Estados brasileiros, tipo São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, entre outros são pequenos "países" que juntaram junto com os demais e formaram uma Federação, ou União que é o Brasil, ou ainda a República Federativa do Brasil. Assim como também em outros países, como os Estados da Califórnia, Texas, Flórida, Nova York, entre outros que se juntaram em uma União e formaram os Estados Unidos, ou ainda os Estados Unidos da América.
Então juridicamente falando Estado como país e Estado como divisão interna de um país é a mesma coisa, a única diferença é que quando ele é uma divisão interna de um país, é quando ele se junta com outros Estados para formar aquele país.
Mas há ainda outros países em que suas divisões internas possuem outros nomes, como a Argentina, China, entre outros em que suas divisões internas são chamadas de "Províncias". Já as divisões internas da França são chamadas de "Departamentos", e já as divisões internas da Itália são chamadas de "Regiões". Cada país utiliza um nome específico para denominar suas divisões internas. E vale lembrar também que as divisões internas de um país foram criadas para facilitar a administração do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário