segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Curiosidades - Qual a diferença entre Estado Ateu, Estado Teocrático, Estado Laico e Estado Confessional?

Qual a diferença entre Estado Ateu, Estado Confessional, Estado Teocrático e Estado Laico?
Culto católico, culto espírita {Umbanda, Camdomblé, Kardecista} e um culto evangélico. Essas são as três maiores religiões do Brasil.

Estado e Igreja são duas instituições que estão muito presente no dia a dia da gente não é mesmo? E mesmo que você não frequenta nenhuma Igreja, você inevitavelmente está inserido dentro de um Estado, e dependendo do caso, esse Estado possui uma forte influência de uma Igreja ou mantém ainda aspectos ligados a alguma Igreja ou caso contrário esse Estado não tem ligação nenhuma com Igreja nenhuma e até proíbe elas, como foi o caso da antiga União Soviética em seu período mais crítico com relação as Igrejas que foi entre 1931 a 1944.

E com todos esses nomes que está no título desse artigo você agora saberá quais os tipos de Estados que se relacionam com as religiões.

Estado Ateu - O Estado Ateu é nada mais nada menos que aquele Estado que se declara Ateu e proíbe qualquer religião ou manifestação religiosa dentro de seus domínios. Como é o caso de muitos Estados comunistas que existiram no passado como a União Soviética, Romênia, Alemanha Oriental, entre outros. E mais recentemente alguns atuais como a China, Coréia do Norte e Cuba. Embora se não me engano talvez eles tenham demonstrado menos rigor com as religiões, tanto que a alguns anos atrás o papa visitou Cuba e foi recebido pelo seu antigo chefe Fidel Castro {1926 - 2016}. Mas um Estado Ateu é um Estado que se declara ateu e proíbe qualquer manifestação religiosa em seus domínios.

Estado Confessional - O oposto do Estado Ateu, o Estado Confessional é um Estado em que se declara ter uma religião, porém ele permite todas as outras religiões em seus domínios. A única diferença é que o Estado Confessional privilegia uma determinada religião onde muitas das vezes essa religião possuo influências públicas no dia a dia desse tipo de Estado, realizando cerimônias, entre outras coisas. Antigamente a maioria dos países eram Estados Confessionais e monarquias, onde muitas das vezes na coroação de um rei ou imperador estava presente e celebrando a cerimônia de coroação um líder religioso da religião oficial desse tipo de Estado. Um exemplo de um Estado Confessional nos dias atuais é o Reino Unido, a Dinamarca, entre outros, cuja religião oficial é a Igreja Anglicana {Reino Unido} e Igreja Luterana {Dinamarca}. O Brasil já foi um Estado Confessional no período da monarquia, e a religião oficial era a Católica, e deixando de ser um Estado Confessional após a Proclamação da República.

Estado Teocrático - Um Estado Teocrático é um Estado que além de se declarar ter uma religião oficial, ele só permite essa religião em seus domínios. É basicamente um país onde só é permitido ter e professar somente uma religião, que é a religião adotada pelo Estado. Um exemplo de alguns Estados Teocráticos nos dias atuais é o Vaticano {É lógico né, entendedores entenderão, hehehe}, e se não me engano a Arábia Saudita, Irã, entre outros. No período colonial {1532 - 1822} poderia se dizer que o Brasil também foi um Estado Teocrático, pois naquela época a única religião permitida em nosso país era a Católica, as outras demais religiões era considerado crime. O Brasil só passou a permitir todas as outras religiões em seus domínios após a independência em 1822 onde foi institucionalizado a liberdade de culto com a promulgação da nossa primeira Constituição em 1824.

Estado Laico - E pra encerrar o artigo esse é o tipo de Estado mais comum no mundo inteiro.. O Estado Laico, venerado por quase todo mundo e em especial pelas minorias ou pessoas que se declaram progressistas. Mas de fato o Estado Laico foi uma das melhores invenções nos últimos tempos na área da política, pois institucionalizam os direitos de todos professarem sua fé independentemente da religião. Antigamente a maioria doa países eram Estados Confessionais e alguns Teocráticos, porém com o avanço da democracia, o conhecimento e ao amadurecimento do povo os Estados Laicos foram se ampliando. O Brasil passou a ser um Estado Laico oficialmente em 1890 e permanece até os dias atuais. Embora existem algumas críticas pelo fato de alguns elementos religiosos estarem presentes em edifícios públicos como Cruzes, ou ainda cerimônias religiosas de origem cristã em eventos públicos no Brasil não acho que isso deveria ser proibido, pois faz parte da história do Brasil, e desde que não haja perseguição institucionalizada a outras religiões no Brasil, está tudo tranquilo.

Agora falando sobre o Estado Laico, ele se caracteriza por não adotar nenhuma religião oficial, não se intrometer em nenhuma religião e permitir todas as religiões em seus domínios. E é esse o tipo de Estado mais comum no mundo atualmente, embora ainda existam alguns Estados Confessionais e infelizmente alguns Estados Ateus e Teocráticos. O Estado Laico se caracteriza por ser neutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...