domingo, 20 de novembro de 2022

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares é uma figura histórica brasileira bem conhecida nos livros de história. E sua história mesmo tendo acontecido a muito tempo é sempre lembrada neste período do ano em virtude do Dia da Consciência Negra.

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, na então Capitania de Pernambuco {Atual Estado de Pernambuco}, porém a cidade em que nasceu ainda fazia parte de Pernambuco, e hoje faz parte de Alagoas. Segundo a historiografia tradicional ele nasceu livre mas foi escravizado aos seis anos de idade, tendo depois conseguido sua liberdade.

Por volta de 1678 houve um acordo entre seu tio Ganga Zumba e as autoridades para estabelecera paz e no acordo os que estavam no quilombo seriam considerados livres. Porém Zumbi não aceitou e quis continuar sua luta pela "liberdade" {Há fontes que dizem que ele teria escravos, o que seria uma contradição}. Mas o fato é de que Zumbi conseguiu se tornar líder do quilombo pouco tempo depois.

Por fim os anos se passaram e em 169a se iniciou uma campanha pelas autoridades, lideradas se não me engano por Domingos Jorge Velho para conquistar Palmares. A guerra contra o quilombo começou, Palmares foi derrotado e Zumbi conseguiu fugir mesmo ferido. Porém tempos depois ele foi traído e executado em 20 de novembro de 1695. Ele teve parte do corpo exposto numa praça em frente a uma igreja em Recife conhecida como Pátio do Carmo. O objetivo era intimidar outras pessoas escravizadas para que não se "rebelassem".

Por fim o tempo passou e nas últimas décadas houveram esforços para trazer a história de Zumbi dos Palmares para as discussões em aulas de história, política e social, e devido a isso foi criado o Dia da Consciência Negra, que é feriado inclusive em várias cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...