terça-feira, 15 de novembro de 2022

Curiosidades - O que foi a Questão Militar?

Curiosidades - O que foi a Questão Militar?
Charge da época sobre a situação. Década de 1880.

No artigo anterior em que falamos sobre a Proclamação da República citamos a Questão Militar, que também foi um dos momentos que ajudou na Proclamação da República alguns anos depois. Mas de fato o que foi a Questão Militar?

Pois bem, a princípio depois do fim da Guerra do Paraguai e a vitória brasileira, o exército passou a ter uma maior visibilidade. Ou seja, passou a ter mais influência, ser mais reconhecido e respeitado. No entanto a medida que o tempo foi passando o exército começou a querer aparecer mais. Até que no início da década de 1880 o governo imperial queria fazer uma mudança na aposentadoria dos militares, o que causou um atrito entre eles. O governo resolveu não prosseguir com o projeto, mas em compensação proibiu que o exército usasse a imprensa para se manifestar além também de querer uma maior participação em questões civis.

Até que em 1885 houve uma pequena revolta numa província {Nome que se dava aos estados na época} e Deodoro da Fonseca que era o vice presidente dessa província apoiou a revolta}, o que de uma certa maneira causou um atrito, já que Deodoro da Fonseca era monarquista {Sim por incrível que pareça}. Porém tempos depois, Deodoro da Fonseca começou a se reunir com os conspiradores republicanos, além também do fato de alguns militares serem adeptos do Positivismo que era uma espécie de filosofia política em que a Ciência é o caminho do progresso e o Conhecimento também é mais valorizado. Pois há quem naquela época acreditava que a República era uma forma de governo mais racional e moderna, e até mesmo há quem achava como muitos maçons que o Protestantismo também era uma religião mais moderna e que traria mais avanços para o Brasil em contraste com o Catolicismo que era a religião dominante na época, e que para eles faria do Brasil um país atrasado, visto também que os países protestantes como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, entre outros eram desenvolvidos e avançados.

Após todos esses problemas, os conspiradores conseguiram convencer Deodoro da Fonseca, que também já estava de saco cheio da monarquia a proclamar a República. E... Proclamada então a República, Deodoro da Fonseca, se torna o primeiro presidente, porém já entra numa treta com o parlamento, com os republicanos e com o povo todo, fecha o parlamento causa uma revolta e é escurraçado pelos próprios militares da presidência quando eles ameaçaram bombardear a capital caso ele não renunciasse. E não querendo uma guerra civil, Deodoro da Fonseca renuncia em novembro de 1891, e faleceu desiludido com a República em agosto de 1892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...