Pois é... Gosto muito de história, mas também de geografia, e quando é os dois então... Nem se fale, adoro. E neste artigo contarei um pouco a história do Estado de Alagoas, que nada mais nada menos que nasceu de uma punição.
Alagoas na verdade fazia parte de Pernambuco, seu território era também de Pernambuco. A colonização na região começou ainda no século XVI, período em que foram fundadas várias cidades do Brasil. Porém com o passar do tempo a colonização em Pernambuco foi se expandindo para o sul, onde hoje é Alagoas e foi crescendo.
Até que por volta da década de 1580 surge um quilombo, que séculos mais tarde entraria para os livros de história do Brasil e já no começo entraria para a história do Brasil: O quilombo de Palmares. A história de Alagoas também é junta com a história do antigo quilombo dos Palmares, que por incrível que pareça tinha o mesmo tamanho que Alagoas: 27 mil km2, maior até que Israel, que tem 20 mil km2. Mas lembrando que durante todo o período da existência de Palmares o território ainda fazia parte de Pernambuco. Ou seja, naquela época o quilombo de Palmares ficava dentro de Pernambuco. Por fim em 1695 o quilombo dos Palmares foi extinto, o tempo passou e...
Em 1817 acontece a Revolução Pernambucana, uma espécie de movimento separatista em Pernambuco que visava a independência da então capitania {Era assim que eram chamados os estados na época}. A revolta pernambucana foi sufocada {Ainda bem}, e como punição, Pernambuco que tinha um território bem grande é desmembrado. Um pedaço fica para a Bahia, e outro pedaço ao sul se transforma numa nova capitania, a Capitania de Alagoas, ainda em 1817, que pouco depois virou a Província de Alagoas, e depois com a proclamação da República assim como as demais províncias que viraram Estados, virou o atual Estado de Alagoas.
Alagoas é fundado então em 1817, e com o passar do tempo foi se desenvolvendo, tendo identidade própria. Economicamente o estado passou a ter grandes fábricas, mas se destacou mesmo foi na agricultura, onde sua economia até os dias atuais é baseada na agricultura.
Atualmente com uma população de 3,3 milhões de habitantes, Alagoas também se destaca pelo turismo com muitas paisagens naturais tipo praias e pontos turísticos, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do mundo. É também terra natal do marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário