Falar do Brasil, temos que falar de Salvador, a sua primeira capital. Salvador é hoje uma das cidades mais conhecidas do Brasil e do mundo. A cidade que foi a primeira capital do Brasil foi fundada em 1549 e como uma cidade planejada, justamente para ser a primeira capital do Brasil, que naquele momento contava com poucas cidades e ganhava um nome oficial {Estado do Brasil}, personalidade jurídica e claro... Uma capital.
Inicialmente chamada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, Salvador como capital já em seu começo foi se tornando a mais importante cidade do Brasil. Ela foi crescendo e acompanhando tanto o desenvolvimento da identidade do Nordeste, como também do Brasil.
Ela foi durante mais de dois séculos o centro do Brasil, até que em 1763, a nova capital do Brasil passa a ser cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a nossa querida atual Rio de Janeiro. Mas Salvador não ficou para trás não. Ela continuou crescendo, se desenvolvendo e continuando sendo uma das maiores e mais importantes cidades do Brasil.
Em 1912 um fato inusitado acontece na cidade: Um bombardeamento, onde oligarquias rivais, um velho retrato da República Velha do Brasil na época disputavam o comando do governo do estado da Bahia. No bombardeamento houve a destruição da biblioteca e outros patrimônios históricos como parte da igreja da Sé. Se não me engano felizmente não houve mortos, mas isso é um pequeno episódio lamentável que ocorreu na cidade.
Hoje Salvador é a maior cidade do Nordeste com pouco mais de 2,9 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 600 km2, uma das mais povoadas do Brasil. A cidade também possui muitos pontos turísticos como o Pelourinho, a Igreja do Bonfim, o Elevador Lacerda, entre tantos outros. Além disso a cidade conta também com as tradicionais baianas que são mundialmente conhecidas com trajes contendo longos vestidos brancos e turbante, uma das marcas registradas da cidade. Salvador é também uma cidade alegre, com um ótimo clima tropical entre muitas outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário