quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Curiosidade do Dia - Morre Mustafá Ataturk - Fundador da Turquia moderna

Morre Mustafá Ataturk - Fundador da Turquia moderna.

Nesta data de hoje, só que em 1938 faleceu o então presidente da Turquia, Mustafá Ataturk, o fundador da Turquia moderna ao qual conhecemos hoje. Ele liderou o movimento de independência turca entre os anos de 1920 a 1922, que culminou no fim das contas na extinção do velho Império Otomano que já durava incríveis seis séculos. A Turquia moderna surgiu em 1923 sob os escombros do antigo Império Otomano e seu primeiro presidente foi Mustafá Ataturk, que empreendeu uma série de reformas no país que duram até os dias atuais.

História

Mustafá embora turco ele nasceu em Tessalônica, hoje na Grécia, em 1881, mas que na época fazia parte ainda do Império Otomano. Não conheço muito sua história quando criança e adolescente. Mas ele entrou para a carreira militar onde ainda em 1911 atuou na Guerra Ítalo-Turca, uma guerra entre o Reino da Itália e o Império Otomano que durou até 1912 e ficou marcada pela disputa da Líbia, onde no fim das contas com a derrota otomana o Império perdeu a Líbia para os italianos.

Ele participou da Primeira Guerra Mundial onde seu país se envolveu. Em 1920 após os otomanos se recusarem um humilhante tratado imposto pelos países vencedores da guerra, onde o Império Otomano perderia a grande maior parte de seu território, tem início a guerra de independência turca, onde Mustafá liderou esse movimento. E com a vitória em 1922, o último sultão Mehmed VI deixa o país, e um novo tratado é assinado, onde embora tenha perdido muitos territórios, a Turquia recupera uma boa parte do que estava definido a ela perder no humilhante tratado de 1920.

E então é fundada em 1923 a República da Turquia, e Mustafá Ataturk se torna o primeiro presidente da República, empreendendo muitas reformas no país e ficando no cargo até sua morte em 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...