Recife, nome bonito, por incrível que pareça eu acho esse nome bonito desde que eu era criança. E inclusive uma das primeiras vezes que eu ouvi falar da cidade de Recife foi em 2004, eu morava em Blumenau e como tínhamos antena parabólica em casa, a programação das televisões abertas não era local e lembro que tinha uma propaganda na TV Globo onde homenageavam as cidades de Olinda e Recife pelo aniversário das duas e lembro que na propaganda tinha uma festa com frevo, gente pulando, dançando e a letra da música era mais ou menos assim: "Parabéns Recife, parabéns Olinda, juntos vamos comemorar", hahaha, era mais ou menos assim, poh faz muito tempo, foi lá em 2004 gente. E lembro que ali mesmo eu já gostei desse nome "Recife". E muitos anos depois fui pesquisar o que significa esse nome e descobri que tem algo a ver com o mar.
Enfim, a cidade de Recife foi fundada em 1537 e é uma das mais antigas cidades do Brasil, juntamente com São Vicente e Olinda. A história de Recife se entrelaça também com a história do Brasil, pois durante muito tempo o centro econômico do Brasil por praticamente 300 anos foi o Nordeste, e Recife, que inicialmente vivia as sombras de Olinda começa a ganhar destaque quando após as invasões holandesas a região ela se torna a capital da então fundada colônia holandesa ali. E devido a isso, Recife começa a ter um destaque maior e um brilho próprio. A cidade cresce, e décadas depois os portugueses reconquistam a região, expulsam os holandeses, mas Recife continua sendo a capital da então capitania de Pernambuco.
Passam se os anos e Recife passa a sediar importantes instituições presencia grandes eventos, como a Insurreição Pernambucana em 1817, depois a revolta da Confederação do Equador em 1824, entre outros eventos. Durante a monarquia, a cidade já era uma das principais cidades do Império. E mesmo após a proclamação da República ela continuou sendo bem importante, se desenvolvendo.
Recife é também conhecida como Veneza brasileira, devido a um pouco de sua semelhança com a cidade italiana de Veneza. Assim como Olinda, Recife também é um importante patrimônio histórico, e além disso a cidade é a mais rica do Nordeste, tendo bastante destaque seja na economia, na cultura além também da comunicação. Sua população atual é de aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, distribuídos numa pequena área de 220 km2, sendo uma das cidades mais povoadas do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário