Recentemente acabei de ler um livro muito interessante pra quem se interessa pela história da cidade de Itajaí. O nome do livro é "A Pequena Pátria", do empresário e jornalista Marcos Konder, uma das figuras históricas mais conhecidas de Itajaí, que tem uma avenida em sua homenagem e o próprio museu da cidade tem o seu nome: Palácio Marcos Konder, onde tem uma estátua sua em frente ao museu, feita provavelmente em comemoração ao seu centenário, visto que ele nasceu em 1882 e faleceu em 1962.
Fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, porém como aqui na cidade não tem mais nenhum sebo, que são aquelas livrarias de livros usados, o jeito seria comprar pela internet, mas acabava esquecendo, pois tem outros livros que quero comprar pela internet também. Até que um dia estava no meu trabalho, pois vendo doces nas ruas da cidade e num comércio de um cliente meu onde tem vários livros, achei logo de cara esse livro.
Perguntei a ele quanto era, e ele por gentileza me deu o livro de presente. E lembro que no final da tarde quando estava indo para casa fiquei doido pra começar a ler o livro quando chegar em casa. E chegando em casa fui direto ler o livro, e me deparei com uma pequena surpresa... O livro era na verdade dois livros num mesmo volume, escrito também por Marcos Konder.
O primeiro livro se chamava "Lauro Muller" que é uma biografia sobre o famoso Lauro Muller, que também é uma das figuras históricas mais importantes de Itajaí. E não só de Itajaí, mas também de Santa Catarina e do Brasil, atuando como ministro, militar, entre outros cargos, onde se destacou por sua competência nos cargos em que ocupou.
O livro "A pequena Pátria" vem depois e é um livro poucas páginas mais bem interessante sobre a história de Itajaí de um jeito mais detalhada, mostrando os primórdios da colonização da cidade em meados do século XVIII, depois com a chegada de Antônio Menezes Drumond, por volta de 1820, além também da fundação de Itajaí como distrito de Porto Belo em 1833. Inclusive um fato que interessante é que o nome da cidade durante um período foi "Freguesia do Santíssimo Sacramento de Itajaí", um nome bem grande e que mais parece um nome de igreja, hehehe.
O livro fala também sobre pequenos detalhes do dia a dia da cidade inclusive também é óbvio de quando foi fundada oficialmente como município, em 15 de junho de 1860, além também de outros detalhes. O livro é muito interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário