Retrato associado a Zumbi dos Palmares e utilizado como sua representação. Ao lado um memorial em sua homenagem.
Como disse em um artigo anterior, hoje é um dia de grandes acontecimentos históricos. E um dia em especial diz respeito ao Brasil. E nesse caso trata-se de Zumbi dos Palmares, cujo nome real de nascimento é Francisco, como diz a historiografia oficial.
Zumbi dos Palmares como todos já sabem era líder do gigante Quilombo dos Palmares, que havia sido fundado por volta da década de 1580 e ocupava todo o território do que é hoje o Estado de Alagoas, com seus 27 mil km2. Com o tempo o quilombo foi crescendo e durante várias vezes as autoridades não conseguiam conquistar o quilombo. Até por volta da década de 1680 o então líder do quilombo, Ganga Zumba {Tio de Zumbi} fez um acordo com as autoridades, o que segundo a história oficial, Zumbi não aceitou. E por fim como algumas fontes dizem, Zumbi envenenou o próprio tio e se tornou o novo líder do quilombo.
E segundo algumas fontes, como a própria revista Veja que fez um artigo nesta data a alguns anos atrás em que diz: "Zumbi tinha escravos sim, e daí". Zumbi dos Palmares tinha escravos e que até havia maus tratos no quilombo, além do fato de Zumbi liderar invasões a outras propriedades em busca de pessoas escravizadas. No livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil mostra fatos poucos conhecidos de Zumbi dos Palmares.
O fato é de que segundo a historiografia oficial após uma grande operação de invasão ao quilombo, o mesmo foi derrotado, Zumbi fugiu, mas foi traído e preso, tendo sido executado em 20 de novembro de 1695, e parte do seu corpo exposto em uma praça em frente a uma igreja como uma espécie de "aviso" para que pessoas escravizadas ficassem com medo.
Por fim séculos mais tarde, em especial nas últimas décadas movimentos políticos vem trazendo a história de Zumbi como um símbolo da luta pela liberdade, o que culminou na criação do Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro em todo o Brasil, e que inclusive é feriado em algumas cidades do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário