quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Curiosidades - O que foi a Questão Religiosa?

O que foi a Questão Religiosa?
Charge da década de 1870 sobre um sermão que o papa deu em Dom Pedro II sobre a Questão Religiosa.

Ontem fiz um artigo sobre a Proclamação da República e acabei citando alguns assuntos lá, como a Questão Militar e a Questão Religiosa. A Questão Militar eu fiz um artigo depois explicando o que foi ela, e agora irei falar o que foi a Questão Religiosa, que nada mais nada menos que foi uma treta entre o Império do Brasil e o Cristianismo.

O princípio

Desde o início do século XIX que já haviam muitos cristãos maçônicos no Brasil, e até mesmo padres. O tempo foi passando e a Maçonaria passou a ter mais influência entre muitos intelectuais, como advogados, jornalistas, políticos e religiosos. Porém por volta de 1870 o então papa Pio IX emitiu um decreto ordenando a expulsão de cristãos das irmandades religiosas e também afastando os maçons do Cristianismo.

Porém nesta época existia no Brasil um conluio entre a Igreja e o governo, onde os padres eram funcionários públicos, recebiam salários do governo, o governo também construía os templos da Igreja e também nomeava bispos. Mas em contrapartida a Igreja aqui no Brasil tinha que ser subordinada ao governo brasileiro. E o governo brasileiro não aceitou o decreto do papa, e sendo assim os maçons pode continuar na Igreja.

Isso causou a ira entre alguns bispos, como Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, que era bispo de Olinda e Dom Antônio de Macedo Costa, que era bispo do Pará. Os dois bispos se recusaram a aceitar as leis do governo brasileiro e preferiram as obedecer o decreto do papa. E como a Igreja é uma instituição estrangeira, os bispos estavam cometendo um crime segundo as leis brasileiras, pois era como se fosse uma forma de deserção, traição a pátria, e devido a isso eles foram condenados a prisão.

O povo ficou louco e foi protestar. A princesa Isabel que era bem religiosa interveio também, e os bispos foram então soltos algum tempo depois. O bispo do Pará, não sei o que houve com ele, mas o bispo de Olinda foi a Roma se consolar com o papa, depois ele foi para a França, até que.... Pasmem, ele foi encontrado morto em 1878 com apenas 34 anos de idade. Especula-se que ele possa ter sido envenenado, talvez pelos maçons, mas não sabemos. Seu corpo foi trazido ao Brasil em 1881, e descansa na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Recife.

O que foi a Questão Religiosa?
Charge da década de 1890 comemorando a separação entre o Estado e a Igreja no Brasil promovida pelo governo republicano. O índio era a personificação do índio na época e representa o Brasil, o senhor com a espada é Deodoro da Fonseca que promoveu a separação, e o padre caído no chão representa a Igreja.

Essa treta entre o Império e a Igreja acabou de uma certa forma expondo que estava mais do que na hora de acontecer a separação entre Estado e Igreja no Brasil. Mas aos poucos o caminho foi sendo dado, tanto que em 1879 os políticos eleitos já não precisava mais fazer juramento a Igreja, e onze anos depois, em 1890 é instituída oficialmente logo após a Proclamação da República a separação entre Estado e Igreja no Brasil, deixando o Brasil de ser um Estado confessional para se tornar um Estado laico, onde se mantém até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...