terça-feira, 1 de novembro de 2022

Conheça a história de Minas Gerais

Conheça a história de Minas Gerais.

Minas Gerais, a querida Minas Geraes, como se escrevia antigamente. Minas Gerais é um dos mais importantes e ao mesmo tempo mais discretos estados do Brasil. É o berço de muitas personalidades que fizeram história do Brasil, foi também o primeiro caso de revolta contra impostos e tentativa de independência no Brasil, lá nos idos de 1789, muito antes da Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul, que aconteceu entre 1835 a 1845. 

A história de Minas Gerais começa ainda se não me engano em fins do século XVII, quando começaram se as descobertas de ouro em suas terras, terras essas que eram só mato puro naquela época, assim como boa parte do Brasil. Fato é de que até o início do século XVIII, Minas Gerais ainda fazia parte de São Paulo, que tinha incríveis 3 milhões de km2.

Em 1711 é fundada a cidade de Vila Rica, futura capital de Minas Gerais, e em 2 de dezembro de 1720 é fundada então a capitania de Minas Gerais {Nessa época os estados eram chamados de "capitanias"}, desmembrada da então capitania de São Paulo {Atual estado de São Paulo}. A partir daí tem início ao desenvolvimento social de Minas Gerais, com a fundação de novas cidades, desenvolvimento em cultura, além também de o ouro trazer melhorias para aquelas cidades ali do entorno, em especial a famosa Vila Rica, que chegou a ser a maior cidade da América.

O tempo passou e em 1822 na véspera da independência, quando Minas Gerais, assim como todos os estados agora chamado de "província" ao invés de "capitania" recebeu a visita do então príncipe Dom Pedro, futuro imperador Dom Pedro I, para buscar apoio na independência.

Consumada a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, Minas Gerais foi se tornando aos pouco algumas das principais províncias do Brasil e com o passar do tempo foi sendo fundada mais cidades no interior da província, como Montes Claros em 1857, entre outras.

Após a proclamação da República, Minas Gerais assim como todas as outras províncias passa a ser chamado de "estado", e nessa época aí, a cidade de Vila Rica, agora Ouro Preto devido a sua forma geográfica não suportava mais ser a capital do estado e projetos foram feitos para a construção de uma nova capital.

Escolhido o lugar, tem início a construção da nova capital, que é inaugurada em 1897, e seu nome: Belo Horizonte, cidade planejada, que com o passar do tempo foi crescendo e se tornando uma grande metrópole, e quente por sinal, hehehe {Já fui em Belo Horizonte de passagem em janeiro de 2014, pensa numa cidade quente sô, hehehe}.

Durante todo o século XX, Minas Gerais se desenvolveu bastante, foram criadas muitas novas cidades {Até demais e algumas sem necessidade, hahaha, como Santa Cruz de Minas e Serra da Saudade}. Além também do estado se desenvolver muito na área da cultura, sendo um dos maiores polos culturais do Brasil. Na economia se destaca muito pela indústria, agricultura, em especial na produção de leite, de doces, entre outros. Também sedia alguns grandes veículos de comunicação.

Minas Gerais embora não tem praias, também se destaca muito pelo turismo, em especial pelo turismo histórico, com suas belas cidades antigas como Ouro Preto, Sabará, Congonhas, entre outras cidades. E no que tange a turismo ecológico, o estado se destaca por possuir belas cachoeiras e lagos, atraindo muitos turistas que aliado ao seu clima tropical une o útil ao agradável. Há, e vale lembrar também da sua ótima culinária, uma das melhores e a mais bem temperada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...