Pernambuco, nome bem engraçado por sinal, e não faço a mínima ideia de onde surgiu esse nome. Provavelmente é de origem indígena, visto que boa parte do topônimo do Brasil são de origem indígena. A própria cidade de Itajaí que é onde eu moro também é um nome de origem indígena, a cidade onde eu nasci, Pirapora, em Minas Gerais, também é de origem indígena.
A história de Pernambuco, assim como de algumas cidades do Brasil se confunde também com a história do nosso país. Pernambuco foi uma das primeiras capitanias {Nome como eram conhecidas as primeiras divisões administrativas do Brasil, os atuais Estados} do Brasil. Ele se destacou logo nas primeiras décadas assim como todo o Nordeste pela produção de cana de açúcar, num período que ficou conhecido como Ciclo do Açúcar que foi o primeiro grande ciclo econômico do Brasil colonial, antecedendo o Ciclo do Ouro que veio depois.
Pernambuco então se destacava pela economia e com suas importantes cidades, como Recife e Olinda. Foi em Pernambuco também onde fundou a primeira sinagoga da América. Essa sinagoga foi construída por judeus que vieram ao estado junto com os holandeses no período em que os holandeses invadiram e ocuparam o Nordeste entre os anos de 1630 a 1654. E curiosamente logo após os portugueses reconquistarem a região e expulsar os holandeses juntamente com os judeus, esses mesmos judeus foram para os Estados Unidos, então colônia da Inglaterra, onde fundaram a cidade de Nova York, uma das mais conhecidas do mundo atualmente.
A partir de 1763 a capital do Brasil é transferida para o Rio de Janeiro, e aos poucos o Nordeste vai perdendo relevância política no Brasil. Em 1817 acontece a Insurreição Pernambucana onde um dos principais líderes e símbolos da insurreição, o Frei Caneca é condenado a morte. Essa insurreição se não me engano era uma espécie de revolução para proclamar a independência de Pernambuco, assim como aconteceu com Minas Gerais em 1789 com a Inconfidência Mineira que também foi um movimento revolucionário de cunho independentista.
A Insurreição Pernambucana não deu certo e Pernambuco teve que baixar a cabeça e passar reto para a coroa portuguesa, até que... Em 1824 Pernambuco de novo liderou outra revolta, uma revolta que ficou conhecida como Confederação do Equador, que foi outra tentativa de independência e fundação de uma República. Mais uma vez não deu certo, Pernambuco teve que aceitar na marra permanecer na federação e o castigo foi grande: Ele perdeu uma boa parte de seu território como punição. Esse pedação de terras foi incorporada a Bahia.
Durante todo o século XIX, Pernambuco foi uma das principais províncias do Brasil graças também as suas mais conhecidas cidades, Recife e Olinda. E durante todo o século XX o estado assim como o Brasil como um todo passou por grandes mudanças em vários aspectos sociais.
Atualmente Pernambuco é um dos principais estados brasileiros do Nordeste, onde sua economia está baseada na indústria, onde inclusive um ponto forte é a produção de cachaça. E continuando na área econômica o estado também se destaca com muitos pontos turísticos em suas diversas cidades conhecidas como Recife, Olinda, Caruaru, entre outras.
Culturalmente o estado também é conhecido pelo seu forró, várias bandas desse gênero onde durante muito tempo {Não sei se ainda é assim} aconteciam muito forró de rua no estado, além também de muitas dessas bandas lotarem seus shows, o que ajuda no turismo do estado.
Um outro fato curioso sobre Pernambuco é que lembro que quando eu tinha 14 anos eu tinha um livro Guinnes Book edição 1994 onde ele diz qual a temperatura mais alta registrada na história do Brasil. E o local do Brasil onde se registraram essas temperaturas recordes foi na cidade de Cabrobó, em Pernambuco, onde entre os anos de 1983 e 1984 foram registradas temperaturas de 52 graus se não me engano, mas faz muito tempo que eu tinha esse livro. Mas de qualquer coisa está lá, basta consultar o Guinnes Book edição de 1994.
Além disso Pernambuco possui uma área de 98 mil km2 e uma população de pouco mais de 9 milhões de habitantes. Com esses dados geográficos Pernambuco é o estado brasileiro que mais se aproxima de Santa Catarina geograficamente falando. Pois Santa Catarina tem 95 mil km2 e uma população de 7 milhões de habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário