O Egito foi a primeira potência mundial, tendo sido fundado em 3.150 A.C., o país foi por muitos séculos uma importante civilização.
Muita gente sabe que de vez em quando um país ocupa a categoria de "Potência mundial", e que inclusive o país hoje em dia considerado uma potência mundial, pois de certa forma mantém sua hegemonia no mundo inteiro são os Estados Unidos. E antes de mais nada não estou defendendo os Estados Unidos, e isso é fato. Aliás a União Soviética era uma ditadura comunista, e eu não sou fã nem de ditaduras e nem de comunismo, mas é fato que a participação da União Soviética foi fundamental na derrota do nazismo e nem por isso sou defensor da União Soviética ou do comunismo. Mas sem delongas e milongas, vamos ao que interessa.
Então certamente você já deve ter se perguntado: Antes dos Estados Unidos qual foi o país que era uma potência mundial hegemônica? E qual foi o primeiro?
E indo direto ao assunto, o primeiro país a ocupar o status de potência mundial foi o Egito, sim, esse querido país árabe de 1 milhão de km2 e uma população de 100 milhões de habitantes com um índice de desenvolvimento humano médio, foi a primeira potência mundial, e isso lá na antiguidade, a mais de 2 mil anos atrás. E o Egito ocupou esse posto por muito tempo você sabia?
Pois então... O Egito foi fundado em 3.150 A.C. e era conhecido inicialmente como "Kemet", e durante muitos séculos houve vários períodos na história do Egito caracterizado por feitos marcantes. Além disso os egípcios desenvolveram muitas coisas interessantes que vão desde arquitetura até medicina, artes, entre outras características, o que fez com que o país se tornasse a primeira potência mundial. Outro fato curioso sobre o Egito também, é que o país foi uma das primeiras civilizações do mundo e como disse antes, foi um poderoso e importante país por muitos séculos, até que o Egito perde sua independência de vez em 31 A.C., quando é conquistado pelos romanos e anexado a Roma como uma província.
A partir da conquista romana, o Egito permaneceu sem ser independente politicamente por praticamente quase 2 mil anos, só voltando a ser politicamente independente somente no ano de 1922, praticamente 100 anos depois da independência do Brasil. Logo após se tornar independente de novo, o Egito era uma monarquia até 1958, quando a mesma foi derrubada no país e instaurada a república, sendo seu primeiro presidente o lendário Gamal Abdel Nasser, que governou o país até sua morte, em 1970 aos 52 anos de idade. Logo em seguida o país passou a ser governado pelo presidente Al Sadat até 1981, quando foi assassinado por um ataque terrorista por militantes islâmicos radicais por ele ter feito um acordo de paz com Israel (Muitos militantes islâmicos radicais não gostam de Israel). Depois o país mergulhou numa ditadura comandada por Osni Mubarak que durou de 1981 até 2011, quando essa ditadura foi derrubada num evento conhecido como "Primavera Árabe" que assolou algumas ditaduras do mundo árabe, como a Tunísia, Líbia e o Egito. Atualmente o Egito é um importante país da África, pois geograficamente fica na África, e também do Oriente Médio, já que culturalmente ele faz parte do Oriente Médio, e também é um dos países mais conhecidos do mundo quando o assunto é História antiga, pirâmides, faraós e etc.
E depois do Egito quais foram as potências mundiais?
Depois do Egito as potências mundiais que se seguiram foram: Império Romano, que teve sua hegemonia até o ano 476 D.C. Depois o Império Bizantino, até o ano 1453, depois o Império Otomano, até meados do século XVII, depois o Reino da França, de meados do século XVII (Reinado de Luís XIV) até Revolução Francesa (1789), depois a Inglaterra também conhecida como o poderoso Império Britânico, que manteve sua hegemonia do início do século XIX até 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, e por fim de 1945 até os dias atuais são os Estados Unidos. Mas há quem diga que num futuro próximo a nova potência mundial será a China, devido a seu intenso crescimento na últimas décadas. Mas ainda não sabemos qual será de fato a próxima potência mundial ou se os Estados Unidos ainda ficará nessa posição por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário