Itajaí agora é a maior economia de Santa Catarina.
No ano passado a cidade de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina ultrapassou Joinville e se tornou a cidade mais rica de Santa Catarina, com um PIB de 47 bilhões de reais, enquanto que Joinville ficou com um PIB de 30 bilhões de reais. Agora Joinville que durante anos foi a cidade mais rica de Santa Catarina está em segundo lugar no ranking.
Itajaí é uma cidade de porte médio, mas que praticamente desde a sua emancipação em 1860 exercia uma grande influência na região do Vale do Itajaí, tanto que todos 54 municípios do Vale do Itajaí no passado eram territórios de Itajaí, como: Blumenau, Gaspar, Brusque, Ilhota, Navegantes, Camboriú, Luiz Alves, entre vários outros, com alguns desses que eu citei tendo sido desmembrados diretamente de Itajaí e outros sendo desmembrados de outros municípios que já haviam sido desmembrados de Itajaí.
Com relação a qualidade de vida, Itajaí também se destaca, mas fica atrás de cidades como Chapecó, que tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) acima de 0,800, enquanto que o IDH de Itajaí é de cerca de 0,790, praticamente o mesmo da média nacional que é nessa faixa. E vale lembrar que regiões desenvolvidas geralmente possuem IDH acima de 0,800, mas acima de 0,700 já é considerado um bom resultado, o que mostra que a região está em ascensão, principalmente quando está se aproximando de 0,800.
Nos últimos 15 anos, Itajaí passou por um grande processo também de melhoras em sua infra estrutura, tendo investido em melhorias nas ruas, praças, arborização, construção de novos prédios para instituições públicas, como escolas, creches e outras de uso da população. E a cidade continua a melhorar e ter um bom destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário