quarta-feira, 9 de outubro de 2024

#Efemérides - Tchê Guevara era executado pelo exército boliviano....

Tchê Guevara era executado pelo exército boliviano....

Tchê Guevara se destacou nos anos 60 durante suas aventuras revolucionárias.

Hoje é um dia de certa forma triste para quem é comunista e que se identifica com a Esquerda, ou mesmo Extrema Esquerda. Isso porque no dia de hoje, só que no ano se 1967, era executado pelo exército boliviano nada mais nada menos que o polêmico Tchê Guevara, aos 39 anos de idade. Tchê Guevara foi capturado um dia antes e executado no dia seguinte, e também teve suas mãos cortadas para fins de identificação, sendo depois enterrado como indigente, e tendo seu corpo encontrado somente em 1997, quando foi sepultado em Cuba, com honras de Estado, promovida pelo então ditador cubano Fidel Castro (1926 - 2016).

Quem foi Tchê Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, nasceu na Argentina, em 14 de junho de 1928 e era de uma família de classe média alta, e tinha mais quatro irmãos além dele, sendo ele o filho mais velho. Ele teve uma infância e juventude comum, até que no início da idade adulta ele se formou em medicina e um belo dia resolveu fazer uma longa viagem de moto pela América Latina junto com um amigo.

Em 1955, ele conheceu os irmãos Fidel e Raul Castro em exílio no México, onde estavam lutando contra a ditadura de Fulgêncio Batista, (Então ditador de Cuba). Em pouco tempo Ernesto Guevara, que agora passou a ser conhecido como "Tchê Guevara", virou amigo dos irmãos Castro e começou a lutar junto com ele contra a ditadura cubana.

No mesmo ano, Tchê Guevara se casou com uma mulher chamada Hilda e teve uma filha com ela, nascida no ano seguinte. E segundo informações sua passagem no México foi um pouco polêmica, visto que ele chegou a dizer que os mexicanos são "índios analfabetos", além também de pegar no pé de um companheiro negro de militância, o chamando de "negrito". Além disso em seu diário pessoal Tchê chegou a criticar os negros e ao longo de sua trajetória política foi contra os homossexuais.

Por fim em 1959, os militantes liderados por Fidel Castro tomou o poder em Cuba e Tchê foi nomeado ministro, mas como gostou muito da aventura revolucionária, ele optou por tentar voos mais longos, indo nos próximos anos tentar exportar a revolução para o restante do mundo, indo parar até na África, mas teve que fugir de lá por conta de conflitos. Ele também até chegou a se disfarçar junto com sua mulher como um senhor de idade em suas aventuras.

O fim de Tchê

Foi durante os anos 60 que Tchê obteve fama internacional, sendo amplamente idolatrado por muitos jovens no mundo inteiro, principalmente jovens de países capitalistas e rebeldes sem causa e que não conhece os horrores do Comunismo. E como disse antes, que Tchê ficou empolgado com as aventuras revolucionárias, ele planejou espalhar a revolução pelos países da América Latina, e tinha planos para invadir a Argentina através da Bolívia, pois foi justamente a Bolívia o local escolhido por ele para começar a espalhar sua revolução.

Mas o plano não deu certo, e ele foi capturado pelo exército boliviano na selva em 8 de outubro de 1967, e há até uma versão de que o corajoso Tchê ao ser capturado implorou pela vida e disse para os soldados não o matar, pois ele vale mais vivo do que morto. Mas não teve jeito, ele só teve mais um dia de vida e no dia seguinte, em 9 de outubro, ele foi executado, e seu corpo foi posto em exposição, onde o público pode visita-lo. E um fato curioso é que tem gente que faz peregrinação no local até hoje, pois vale lembrar que Tchê Guevara tem fãs no mundo inteiro até os dias de hoje.

Pouco depois ele foi enterrado como um qualquer, mas trinta anos depois, em 1997 seus restos mortais foram encontrados e transportados para Cuba, onde teve até uma cerimônia de Estado em sua homenagem e atualmente ele está sepultado em Cuba.

Além disso existe uma peculiar curiosidade sobre Tchê, que é justamente uma ironia, pois ele lutava contra o Capitalismo, sua icônica foto virou um ícone cultural, virando estampa de camisetas, adesivos, tatuagens, entre outras artes, o que de certa forma movimenta dinheiro. Mas vale lembrar que embora Tchê "lutava" contra o Capitalismo, na verdade ele pessoalmente adorava um estilo de vida capitalista, tendo sido fotografado tomando Coca Cola e com um baita relógio rolex no pulso (Rolex é um relógio caro, o puro suco do Capitalismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...