segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Brasil tem 5,5 mil municípios e pouco mais da metade não consegue se sustentar sozinhos

Brasil tem 5,5 mil municípios e mais da metade não conseguem se sustentar...

Santa Cruz de Minas é o menor município do Brasil e tem uma área de apenas 3 km2, sendo também um município que não consegue se sustentar.

O Brasil tem atualmente 5.570 municípios, dos quais cerca de 55% não conseguem se sustentar sozinhos. Isso é o equivalente a cerca 2.300 municípios que dependem de verbas dos governos estaduais e do governo federal, ou seja... Praticamente são sustentados por municípios mais ricos. Inclusivo apenas 100 municípios brasileiros faturam mais de 1 bilhão de reais por ano. Isso significa que se o Brasil fosse um conglomerado de empresas, e cada município fosse uma empresa (E de fato é, falando bem a verdade), o Brasil seria uma empresa com um faturamento de mais de 600 bilhões de reais por ano, visto que muitos desses municípios faturam mais bem mais do que 1 bilhão de reais por ano.

Mas voltando ao assunto aqui, o número de municípios do Brasil que não conseguem se sustentar é preocupante, visto que cada município tem toda uma estrutura administrativa para se manter, como os vereadores, prefeitos, secretários, entre outros profissionais. E além disso no Brasil por lei todo município deve ter no mínimo 9 vereadores, e no máximo 55 vereadores, o que significa que em municípios com população de apenas 2 mil habitantes, ou menos até, tenha pelo menos 9 vereadores, e como o salário de vereadores é bom, só com salário de vereadores nesses municípios insustentáveis, os custos já ficam altos para manter toda essa estrutura.

Mais de 1 mil municípios criados em pouco mais de 10 anos

Só pra se ter uma ideia, de 1988 até o fim dos anos 90 foram criados mais de 1 mil municípios no Brasil, um número exagerado e 99% uma perca de tempo, pois provavelmente mais de 90% desses municípios são insustentáveis. Por exemplo, o município de Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais tem apenas 3 km2, fazendo dele o menor município do Brasil, e foi criado em 1995, literalmente uma perca de tempo a criação de um município inútil como esse. O certo seria esse município e todos os outros que são insustentáveis virarem distritos de municípios maiores, e assim economizaria muito dinheiro público gasto a toa com a estrutura administrativa desses municípios.

Além disso vale lembrar aqui que muitos municípios no Brasil, ou talvez a maioria foram criados por influência de pessoas influentes e destacadas naquele local, como foi o caso de Navegantes, em Santa Catarina. Até 1962, Navegantes era um bairro de Itajaí, mas devido a pessoas influentes, elas começaram a pressionar a Câmara Municipal de Itajaí para o desmembramento de Navegantes, alegando que o município de Itajaí não dava bola para o então bairro de Navegantes. E sendo assim, no começo de 1962, a Câmara Municipal de Itajaí aprovou a criação do município de Navegantes, que foi instalado em 26 de agosto do mesmo ano.

E não só Navegantes, mas muitos municípios do Brasil foram criados por pressão de pessoas influentes, que motivados pelo ego e prazer do poder, acabam conseguindo a criação desses municípios e poder ocupar ali um cargo de prestígio na administração daquele novo municípios, é como se fosse uma espécie de capricho misturado com ego. Mas no caso de Navegantes, felizmente a criação de Navegante deu certo e hoje é um dos municípios mais promissores de Santa Catarina. Mas infelizmente muitos municípios pelo Brasil inteiro não conseguem ainda se sustentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...