Depois da pandemia, as pessoas estão interagindo menos no Facebook. Algumas nem acessam mais a rede social.
Ultimamente as pessoas andam interagindo menos no Facebook, pois quando uma pessoa publica uma foto no Facebook tem poucas curtidas, e fora também que muita gente praticamente nem está mais entrando no Facebook ou nem sequer publica algo, as vezes entra só para ver atualizações dos amigos, fazer pesquisas, passar o tempo e etc.
E ficou assim logo depois da pandemia. Não sei se a pandemia afetou essa falta de interação das pessoas no Facebook, mas coincidência ou não, as pessoas pararam de interagir no Facebook logo após a pandemia, principalmente a partir de 2021. Eu lembro que antigamente eu publicava uma foto minha por exemplo no Facebook, isso antes de 2021, tinha dezenas de curtidas, e olha que eu tinha menos amigos no Facebook. Só pra se ter uma ideia, eu lembro que uma vez em 9 de fevereiro de 2016, eu publiquei uma foto minha no Facebook (E era a foto do perfil), eu tive 44 curtidas, e olha que eu tinha 400 amigos no Facebook. Atualmente eu publico uma foto no Facebook, e tem menos de 10 curtidas, até mesmo fotos do perfil, tanto que esses tempos atrás, eu publiquei uma foto no perfil e teve apenas 5 curtidas, e olha que eu tenho pouco mais de 900 amigos no Facebook.
No começo eu achava que isso estava acontecendo só comigo, mas também percebi que várias pessoas que eu conheço no Facebook, e até mesmo desconhecidos, também publica uma foto atualmente e tem no máximo 10 curtidas. Se for uma pessoa com mais de 3 mil amigos no Facebook por exemplo, vai ter no máximo 15 curtidas atualmente. E vendo fotos antigas de outras pessoas no Facebook, vi que fotos antigas delas, tipo ali de 2016, 2017, tinha 100, 200, as vezes até 300 curtidas, enquanto hoje essas mesmas pessoas publica uma foto, e tem apenas 10 ou 15 curtidas (Há, e são pessoas bonitas tá).
Então literalmente as pessoas estão interagindo menos no Facebook, tanto que esses tempos atrás estava conversando com duas moças e fui pedir o Facebook de uma delas, e ela até me falou que hoje em dia ninguém mais pede Facebook de alguém, e sim Instagram e então ela me passou o Instagram dela. Então, acho que não é impressão minha, as pessoas realmente estão interagindo menos no Facebook. E não sei se isso vai impactar no Facebook futuramente, pois vale lembrar que o Orkut aqui no Brasil reinou absoluto por anos, até que o Facebook junto com outras redes sociais começaram a se tornarem populares no Brasil, devido a novidades e o Orkut ficou no esquecimento, até ser desativado em 30 de setembro de 2014.
Assim como os blogs também entraram em decadência, porém os blogs ainda tem salvação, pois dá para transformar um blog num site personalizado e aí fica praticamente um portal ou um site mais profissional e é possível ter muitos acessos, pois os blogs são independentes e podem ser acessados por qualquer pessoa sem essa pessoa ter uma conta na internet (Perfil e etc), enquanto que uma rede social como Facebook e Instagram as pessoas tem que ter uma conta/perfil nessas redes para acessa-las, e como tem muita gente perdendo o interesse no Facebook, há mais chances do Facebook entrar em decadência.
Mas acredito que seja difícil do Facebook entrar em decadência e ter o mesmo fim que o Orkut teve, porque enquanto que o Orkut não se atualizou e era bem "arcaico", o Facebook, que tem a mesma idade que o Orkut, se atualizou e incrementou várias funcionalidades, como Compartilhamento de conteúdo, vídeos rápido, transmissão ao vivo, compartilhamento de notícias, entre várias funcionalidades. E inclusive uma das inovações mais marcantes do Facebook foi permitir compartilhamento e transmissão de conteúdo em vídeos, pois a verdade é que o povo adora mesmo conteúdo em vídeos, pois a bem da verdade é que o povo não gosta de ler. Não é a toa que o Tik Tok, Youtube e similares são fenômenos na internet, pois o conteúdo que eles oferecem já está mastigadinho paras as pessoas, e com isso elas não tem o trabalho de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário