O Egito é considerado a primeira super potência mundial. O país tem mais de 5 mil anos, tendo sido fundado em 3.150 A.C.
Ao longo dos milênios sempre houveram um país que era muito influente e detinha um enorme poderio militar e cultural, tais como: Império Romano, Inglaterra, França e mais recentemente os Estados Unidos. Mas você já se perguntou qual foi a primeira potência da história? A primeira potência da história segundo os historiadores é o Egito, considerado a primeira super potência mundial, se destacando lá na antiguidade, coisa de a mais de 4 mil anos atrás, dominando várias regiões em seu entorno. Pois vale lembrar que antigamente as pessoas ainda não tinha as dimensões do mundo como hoje. Por exemplo: Naquela época um chinês achava que a China era o "mundo", e um romano achava que apenas o Império Romano era o "mundo". E como eu também já estudei a Bíblia, muitas vezes a palavra "mundo" ou "terra" na Bíblia não se refere ao planeta, ao mundo como conhecemos hoje, e sim aquele aquele reino, aquele povo, aquela região.
Mas voltando ao assunto aqui, o Egito é considerado a primeira potência mundial, assim como praticamente a primeira civilização, seguida de outras como onde hoje é Israel, a Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, a Índia e a China.
A história do Egito começa em 3.150 A.C. e na antiguidade o Egito se chamava "Kemet", na língua deles, e com o passar do tempo a civilização egípcia foi crescendo e se tornando cada vez mais influente naquela região. Grandes monumentos foram construídos, sendo os mais famosos deles a Pirâmides, além também de outros. Com o tempo o Egito se tornou um grande império, tendo sido governado por centenas de anos, ainda na antiguidade por várias dinastias. O país é um dos mais mencionados na Bíblia também, e além disso durante toda a sua história antiga o Egito passou por várias mudanças, incluindo até as vestimentas, indo de um período (Mais antigo) onde certos grupos de pessoas, como escravos e pobres não usavam roupas, até a um período em que todo mundo já usavam roupas. Ou seja, o país é tão antigo que teve essas e outras fases diferentes.
Dominando aquela região, tendo muita influência e uma rica cultura, o Egito se transformou em uma potência, sendo poderosa durante muito tempo. Mas houve também períodos em que o Egito foi conquistado por potências rivais. Mas... até que em 31 A.C. literalmente terminou de vez o poderio do Egito, e curiosamente de lá até aqui (Ou seja, mais de 2 mil anos), o país nunca mais foi mesmo.
Isso porque em 31. A.C. o Egito foi conquistado pela então República Romana, que apenas 4 anos depois virou o Império Romano, e aí o Egito foi transformado em uma província romana, tendo permanecido assim por alguns séculos. Depois o país passou a ser uma província de vários outros impérios que surgiram depois, tais como os impérios: Bizantino, Califado Omíada, Califado Abássida, e por último em 1517 foi incorporado ao até então poderoso Império Otomano, tendo sido subordinado ao Império Otomano até 1882, quando então foi incorporado na prática pelo Império Britânico.
Foi somente em 1922 que o Egito finalmente ganhou sua independência, e se reparar bem o país ficou do ano 31 A.C. até o ano de 1922 sem ser independente, um total de 1953 anos sendo praticamente dominado por outras potências.
Logo após sua independência, em 1922 o país ainda era uma monarquia, mas décadas depois virou uma República, tendo esse sistema de governo presente no país até os dias de hoje. Além disso o país hoje em dia também possui como sua religião principal o Islamismo, mas para se ter uma ideia de como o país é tão antigo que já chegou a ter outras religiões no passado. Imagina teu país ter uma religião (Ou várias, caso seja politeísta), e depois ele passa a ter uma outra religião? O Egito teve esse feito. O Brasil por exemplo nasceu cristão e é cristão até os dias de hoje.
Atualmente o Egito possui uma área territorial de 1 milhão de km2, sendo praticamente um dos maiores do mundo visto que o mundo possui 195 países. Sua capital é a cidade do Cairo e a população do Egito é de aproximadamente 100 milhões de habitantes, e embora geograficamente esteja localizado no continente africano, culturalmente o Egito é associado ao Oriente Médio, sendo considerado no sentido cultural, parte do Oriente Médio. O Egito é também um dos países mais influentes do continente africano e do Oriente Médio. Possui outras cidades importantes como Alexandria, além também de uma comunidade cristã e patrimônios históricos de origem cristã.

Nenhum comentário:
Postar um comentário