domingo, 27 de outubro de 2024

O Rio Grande do Sul já teve apenas 4 municípios - Hoje são 497...

O Rio Grande do Sul já teve apenas 4 municípios - Hoje são 497...

Cidade de Gramado, uma das mais bonitas cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O estado do Rio Grande do Sul é um dos mais importantes e um dos mais ricos do Brasil, sendo parte do que em geografia chama-se eixo "Centro - Sul", que é a junção das regiões: Sul, Sudeste e Centro Oeste, pois em vários aspectos essas três regiões são muito próximas, enquanto por exemplo o Norte e o Nordeste são mais próximos uns dos outros, e por conta disso também existe em geografia o termo: "Norte - Nordeste", e o bloco econômico "Consórcio Norte - Nordeste".

Mas voltando a falar sobre o Rio Grande do Sul, o estado além de ser um dos mais importantes do Brasil, ele fica no extremo sul do país e é um dos estados brasileiros com os maiores números de municípios do Brasil. Só pra se ter uma ideia, dentre os 27 estados do Brasil, o Rio Grande do Sul é o terceiro com o maior número de municípios, sendo ao todo 497 municípios, ficando atrás apenas de: Minas Gerais (853 municípios) e São Paulo (642 municípios). O Rio Grande do Sul também possui uma área de 281 mil km2, cerca de 3% do território brasileiro, e sua capital é a cidade de Porto Alegre, também conhecida como "Poá".

O Rio Grande do Sul já teve apenas 4 municípios.

Antigo mapa mostrando os 4 primeiros municípios do estado.

Mas nem sempre o Rio Grande do Sul teve esse tanto de municípios. O estado já teve apenas 4 municípios na época de sua fundação, e assim como muitos outros estados do Brasil, com o passar do tempo, os primeiros municípios, que eram bem grande foram sendo desmembrados dando origens a vários outros municípios e assim sucessivamente.

A história do Rio Grande do Sul começa mesmo em meados do século XVIII, quando existia próximo dali uma certa disputa entre Portugal e Espanha pela posse daquelas terras, pois a Espanha já controlava o Uruguai e a Argentina, e Portugal controlava aquela parte sul do Brasil, que naquela época era tudo parte do território de São Paulo (Que na época se chamava Capitania de São Paulo. E para assegurar a posse daquelas terras, a coroa portuguesa ordenou a colonização e fundação de algumas fortalezas guarnecidas por militares para proteger o território de invasões espanholas.

Até que por fim no ano de 1760 foi fundado de fato o Rio Grande do Sul, cujo nome oficial era "Capitania do Rio Grande de São Pedro" e foi desmembrado da capitania de Santa Catarina (Vale lembrar que na época os estados brasileiros eram chamados de "Capitanias"). E foi então escolhida a cidade de Rio Grande, um dos 4 primeiros municípios do estado como sede da capitania. 

Porém a capitania do Rio Grande ainda não era oficialmente uma capitania, até que por fim em 1807 a capitania passou também a ser oficialmente uma capitania e teve seu nome alterado para "Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul", e a capital que de início era a cidade de Rio Grande, passou a ser Viamão e depois por conta de invasões espanholas, a capital passou a ser Porto Alegre, ainda no ano de 1772, quando a capitania ainda não tinha sido oficializada.

E então no ano de 1809, logo após ser transformada oficialmente em uma capitania, o Rio Grande do Sul ganhou 4 municípios, que foram os seus primeiros municípios, sendo eles: Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande e Porto Alegre. Todos os municípios tinham uma área enorme, mas Rio Pardo era o maior deles, e tinha uma enorme área de 160 mil km2, maior até do que muitos países do mundo.

Dez anos depois, em 1819 foi criado o município de Cachoeira do Sul, sendo desmembrado do município de Rio Pardo, e a partir daí começou as poucos os desmembramentos desses 4 primeiros municípios do Rio Grande do Sul, dando origem aos atuais 497 municípios do estado, sendo o mais jovem deles criado em 2013.

No ano de 1821, todas as capitanias do Brasil foram renomeadas para "Províncias", e a Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou agora a se chamar oficialmente "Província de São Pedro do Rio Grande do Sul", e esse nome oficial e também de todas as outras províncias foram mantidos após a independência do Brasil em 1822 e durante o regime imperial. Até que em 1889 acontece a Proclamação da República e em 1891 coma promulgação da primeira constituição republicana do Brasil, as províncias foram renomeadas para "Estados", nomenclatura mantida até hoje. E a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul passou a se chamar oficialmente "Estado do Rio Grande do Sul". O nome religioso (São Pedro), foi retirado também como parte da laicização do Brasil logo após a Proclamação da República, pois antes da Proclamação da República, a Igreja Católica tinha muita ligação com o Estado brasileiro em vários aspectos do dia a dia. E com a Proclamação da República aconteceu a separação entre o Estado e a Igreja, onde o Brasil passou a ser neutro e não adotar nenhuma religião, e devido a isso foi feito um processo de laicização do Brasil, que incluía a mudança topônimos, como aconteceu com o Rio Grande do Sul.

Com a constituição de 1891, o nome oficial do Brasil também foi alterado de "Império do Brasil" para "Estados Unidos do Brasil", permanecendo esse nome até 1967, quando o nome oficial do Brasil foi alterado para "República Federativa do Brasil", nome esse mantido até os dias atuais.

Dados do Rio Grande do Sul

  • Nome oficial: Estado do Rio Grande do Sul
  • Nomes oficiais antigos: Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul (1760 - 1821) | Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1821 - 1891)
  • Data de fundação: 1760
  • Área territorial: 281 mil km2
  • Número de municípios: 497 municípios
  • Capital: Porto Alegre
  • População: 15 milhões de habitantes
  • Primeiros municípios: Rio Pardo, Rio Grande, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...