sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Como montar um mercadinho de bairro?

Como montar um mercadinho de bairro?

Um mercadinho de bairro você pode vender de tudo um pouco.

Um mercadinho de bairro é um tipo de estabelecimento bastante popular no Brasil e que facilita e muito o dia a dia das pessoas, pois as vezes a pessoa quer comprar uma coisinha básica e não precisa ir até um supermercado grande, que na maioria das vezes vai ficar mais longe, e nem mesmo pegar fila, já que supermercado grande muitas vezes tem fila.

E tem muita gente que quer abrir um mercadinho de bairro, mas não sabe como, e vou dar umas dicas aqui de como abrir um mercadinho de bairro, pois eu já tive um mercadinho de bairro, mas tive que fechar por inexperiência, e como aprendi na prática como funciona, irei dar umas dicas aqui do que fazer e do que não fazer ao montar um mercadinho de bairro.

Como montar um mercadinho de bairro?

Planta de um mercadinho de bairro cujo tamanho é 50 m2 com a localização dos equipamentos.

Ponto comercial

A vantagem de montar um mercadinho de bairro é que você não precisa se preocupar tanto assim com o ponto comercial, pois por ser um estabelecimento que vende de tudo um pouco praticamente, e principalmente coisas para o lar, você pode abrir um mercadinho até em áreas residenciais, ao contrário de lojas de departamentos/199, onde um ponto numa área comercial como ruas comerciais e boa circulação de pessoas é fundamental. Mas é claro que mesmo sendo um mercadinho é bom sim ter um ponto bom com uma boa circulação de pessoas, por isso o ponto ideal é um local onde se mistura área comercial com área residencial. Ou seja.... Em uma rua comercial com ruas residenciais próximas.

Tamanho do ponto

Com relação ao tamanho é possível abrir um mercadinho numa sala com o mínimo de 3 metros de largura e 8 metros de comprimento, mas aí um mercadinho nesse formato o ideal é que o balcão de atendimento/caixa fique nos fundos e esse mercadinho seja no estilo mercearia das antigas, pois se o balcão ficar no canto da porta, devido ao fato da sala não ser larga (Pois tem apenas 3 metros), o balcão vai acabar estreitando a entrada das pessoas. 

Mas um tamanho ideal mesmo para montar um mercadinho é uma sala com pelo menos 5 metros de largura e 10 metros de comprimento ou maior, pois assim dá pra montar um mercadinho tradicional cujo balcão de atendimento fica próximo da porta sobrando espaço para a entrada das pessoas e ainda por cima pelo tamanho da sala cabe bastante coisas.

3 meses de aluguel adiantado

Uma dica muito importante e que te ajudará muito é você ao escolher o ponto comercial para abrir seu mercadinho, é reservar uma quantia em dinheiro para 3 meses de aluguel. É claro que você não precisa dar todo esse dinheiro para o proprietário da sala, e sim deixar esse valor guardado e quando chegar o dia do pagamento você pega somente o valor do aluguel e paga para o dono da sala. Exemplo: O aluguel da sala (Cujas medidas são 5 m de largura e 10 m de comprimento num bairro bom) fica 3 mil reais. Então você guarda 9 mil reais, e todo mês você tira somente 3 mil e paga ao dono da sala.

Mercadorias

Essa é a mais importante para o seu mercadinho, que são as mercadorias e bem... Ao abrir o seu mercadinho como de costume, você terá que ter também os produtos básicos de sempre, que o povo sempre gosta, como: Arroz, feijão, temperos, produtos de limpeza, higiene pessoal, bebidas, e entre outros produtos básicos. Mas agora a dica importante: Ao abrir seu mercadinho, você compra os produtos básicos e coloca lá, mas não precisa comprar em grande quantidade, é mais para começar o mercadinho, mas aí você tem que deixar um dinheiro reservado para depois fazer uma coisa muito importante.

Pois bem... Depois que você já abriu ser mercadinho, a medida que os dias vão passando você vai saber o que as pessoas que compram no seu mercadinho realmente precisam e vai anotando, espera cerca de 2 semanas e nessas duas semanas vai anotando tudo, e com as anotações em mãos, aí sim você pega aquele dinheiro reservado e compra as mercadorias que o povo pede, pois aí você já sabe o que seus clientes gostam e não vai comprar coisas a toa para seu mercadinho e depois correr o risco de perder, como aconteceu comigo inclusive. 

Além disso outra dica muito importante é que ao ver quais mercadorias que mais vendem, você compra bastante dessas mercadorias e coloca no seu mercadinho. Quando eu tinha o meu mercadinho, uma coisa que saía muito lá é bebidas, tanto alcóolicas, quanto bebidas não alcóolicas, mas infelizmente eu não tinha dinheiro pra comprar uma quantidade boa.

Equipamentos

Outra dica que te ajuda bastante é escolher bem os equipamentos para o seu mercadinho. Alguns equipamentos podem ser usados como o Balcão de atendimento (Caixa/Checkout), Caixa registradora, prateleiras, entre outros. Agora equipamentos que é praticamente obrigado a serem novos são: Geladeiras Expositoras, Freezers, Estufas e qualquer equipamento eletrônico, pois como disse antes, que já tive o meu mercadinho, por inexperiência eu comprei 2 geladeiras exposioras usadas, 1 estufa usada e um balcão refrigerado usado e resultado: Praticamente todos eles pifaram e somente 1 geladeira expositora que gelava, mas não gelava muito, gelava bem pouco. E por conta disso tive que vender todos esses equipamentos eletrônicos por um valor bem abaixo do que paguei e comprar novos. E como não tinha dinheiro mais, tive que fazer um empréstimo pra comprar uma geladeira expositora nova e acabei contraindo dívidas, e depois consegui comprar a vista (Ainda bem, hahaha), uma estufa de salgados novinha e folha. Mas só pra se ter uma ideia com o dinheiro que eu comprei 2 geladeiras expositoras usadas, eu poderia ter comprado 1 nova, mas... Como não tinha experiência, acabei cometendo esse erro.

Tenha produtos agregados

Uma dica muito importante para você ter em seu mercadinho de bairro é ter produtos agregados, pois eles ajudam muito no lucro do mercadinho. E esses produtos agregados geralmente são: Doces, salgados, frango assado, entre outros produtos que dão uma boa margem de lucro.

Criatividade

Uma dica muito importante para o mercadinho ter lucro é você usar a criatividade, principalmente na hora da divulgação do mercadinho, mas lembre-se: Você tem que ter uma quantidade boa de mercadorias em seu mercadinho (Estoque bom) para poder divulgar o mesmo com bastante criatividade. Eu por exemplo tinha várias ideias de divulgar o meu mercadinho usando a criatividade, porém acabei por não fazer isso na época, porque não tinha dinheiro e meu mercadinho tinha pouca mercadoria, então não queria queimar o filme fazendo uma baita divulgação do mercadinho para daí as pessoas chegarem lá e não ter muita opção de mercadorias. Por isso você já tenha que ter um bom estoque para poder fazer uma boa e criativa divulgação.

Um capital de reserva

Uma outra dica muito importante, mas que infelizmente eu não consegui ter na época, é ter um capital de reserva, e o que é um capital de reserva? O capital de reserva é você ter um dinheiro guardado para os imprevistos em seu mercadinho, e esse valor a depender do tamanho do mercadinho não precisa ser alto. Se for um mercadinho de por exemplo: 50 m2 (5 m X 10 m), o ideal é ter um capital de reserva de 5 mil reais. Mas lembre-se, que esse capital de reserva não é o mesmo que você irá usar para comprar as mercadorias que faltam logo após você abrir seu mercadinho. Aquele lá é outro valor que você irá deixar reservado somente para mercadorias. Pra você entender vou fazer a seguinte explicação:

Ao abrir o mercadinho: Você irá gastar 5 mi reais com mercadorias somente para abrir e com o básico

Depois que abrir o mercadinho: Depois que você já abriu seu mercadinho e esperou 2 semanas para saber o que mais vende e o que não vende e anotar o que o povo pede, aí você pega compra 30 mil reais de mercadorias e termina de abastecer o mercadinho.

Capital de reserva: Além de tudo isso que mencionei antes, você deverá ter guardado 5 mil reais para o capital de reserva, para poder cobrir alguns imprevistos que pode acontecer.

Livre-se das dívidas primeiro e depois

Uma outra dica extremamente importante é você se livrar das dívidas ao abrir um mercadinho de bairro e procure também caso contrair alguma dívida depois que abrir o mercadinho a se livrar dela o mais rápido possível. No meu caso infelizmente eu já tinha dívidas antes de abrir meu mercadinho, e achava que iria conseguir pagar elas depois que eu abrisse meu mercadinho, mas não consegui. E pra piorar ainda contrai duas dívidas depois que montei meu mercadinho devido a inexperiência, como por exemplo quando eu comprei 2 geladeiras expositoras usadas e que nõ funcionavam direito, e como as bebidas era o que mais vendiam no meu mercadinho, fui obrigado urgente a comprar uma geladeira expositora nova, e como não tinha dinheiro tive que fazer um empréstimo. 

Já a outra dívida que contrai no meu mercadinho foi um outro empréstimo para comprar mais mercadorias, já que como falei antes, meu mercadinho tinha pouca mercadoria e eu já estava sem dinheiro. E olha que fiz um empréstimo de 10 mil reais, dos quais eu peguei 3 mil para pagar uma dívida anterior que contrai antes de abrir meu mercadinho, que era uma dívida de trânsito dada por um policial com falta de profissionalismo (Sim, infelizmente existem alguns servidores públicos mal intencionados) devido a uma confusão que alguns amigos fez e eu estava junto, e a dívida que foi dada em 2019, só chegou pra mim no final de 2020 (Bem na época que abri meu mercadinho), mas consegui pagar essa dívida de trânsito somente no fim de 2021, com a ajuda do empréstimo que fiz.

Então basicamente embora tenha feito um empréstimo de 10 mil reais para comprar mais mercadorias para o meu mercadinho, só pude usar 7 mil reais, e como o meu mercadinho tinha 65 m2, por isso que um valor desse ainda assim não é o suficiente, e por isso o ideal é que para abastecer um mercadinho que tenha pelo menos 50 m2, o ideal é no mínimo 35 mil reais de mercadorias. Se bem que o bom mesmo é o dobro disso, mas com esse valor você consegue por um quantidade decente de mercadorias, e juntamente com o lucro dos produtos agregados, você aos poucos vai aumentando seu estoque, por isso fique tranquilo.

Então para finalizar vou fazer um resumo de como abrir um mercadinho de bairro cujo tamanho é de 50 m2, ou 5m X 10 m

Sala comercial: 9 mil reais (Sendo 3 meses de aluguel reservado, caso o valor do aluguel seja de 3 mil reais)

Gôndolas/Prateleiras: Nesse exemplo que é uma sala com 5 X 10, caberá 19 gôndolas, e levando-se em média que cada gôndola custa 900 reais, o total vai ficar R$ 17.100,00

2 Freezers: Nesse exemplo usaremos 2 freezers, sendo um para carnes, tipo hambúrgueres, empanados e etc., e um outro freezer para gelos. Sendo cada freezer custando em média 2 mil reais, então vai ficar R$ 4.000,00

3 Geladeiras expositoras: Usaremos 2 geladeiras expositoras, sendo uma para refrigerantes e sucos em geral, outra para cervejas e bebidas em geral e uma outra para frios e lacticínios. E levando-se em conta que cada geladeira expositora custa 4,5 mil reais, no total as três juntas ficarão R$ 13.500,00.

Mesa de produtos variados: Nesse exemplo usamos uma mesa para ficar no meio do mercadinho e na entrada para vender produtos variados, como Bolos, pães, doces e produtos em promoção em geral. Por ser uma mesa de madeira simples, o custo para se fazer uma é de cerca de R$ 300,00

Balcão para colocar a estufa de salgados: Vai precisar também de um balcão para colocar a estufa de salgados. E como esse balcão pode ser de madeira, vai custar em média R$ 100,00

Estufa de Salgados: Pra ajudar nos produtos agregados, ter salgados é muito importante e vende bem, e nesse caso uma estufa de salgados com 12 bandejas é muito importante, e uma estufa dessas custa em média R$ 600,00

Balcão Seco para pães e padaria em geral: Como disse antes, ter produtos agregados como doces e salgados é muito importante para a lucratividade do mercadinho. E nesse exemplo usamos um balcão seco expositor para acomodar pães, bolos, entre outros tipos de doces. Mas você pode também comprar depois uma Vasca para Pães, e remover 2 prateleiras/gôndolas atrás do balcão seco como aparece ali na planta do mercadinho e colocar as Vasca de Pães ali, e com isso você já consegue ter uma pequena padaria dentro do seu mercadinho.

Caixa/Checkout: Você precisará de um caixa para os eu mercadinho, e um caixa novo custa em média R$ 1.500,00. Além disso é importante também uma caixa registradora, que custa em média R$ 700,00 e também outros equipamentos que você usará no mercadinho como: Sacolas, porta sacolas, canetas, caderno para anotações, entre outros pequenos gastos com alguns materiais, e por isso é bom você reservar pelo menos uns 800 reais para a compra de tudo quanto é material assim que você precisar. É claro que você não vai gastar 800 reais para isso, e sim bem menos, mas você deixando um valor desse guardado é muito bom, pois afinal de contas é sempre bom você ter valores sobrando.

Mercadorias: Uma coisa extremamente importante para um mercadinho são as mercadorias, e quanto aos valores, como disse antes, num mercadinho de 50 m2, o ideal é você gastar no mínimo 35 mil reais com mercadorias, pois com isso você terá uma quantidade decente de mercadorias, e a medida que o tempo for passando você pode usar os lucros de produtos agregados para aumentar cada vez mais seu estoque aos poucos, até ficar abarrotado de mercadorias, o que é muito bom para os clientes e ajuda a atrair mais clientes.

Decoração: Uma coisa muito importante e que muita gente não dá muita bola é a decoração do mercadinho. É claro que você não precisa torrar uma fortuna com a decoração de um mercadinho, mas fazer uma decoração básica e bonita é fundamental, como por exemplo: Na entrada colocar algumas plantas, de tiver espaço fazer um deck na frente do mercadinho, colocar algumas luminárias coloniais na entrada (Embora possa parecer caro por conta do nome, uma luminária colonial custa em média 300 reais), e na fachada do mercadinho colocar um toldo, pois um toldo muda radicalmente a aparência do mercadinho (E pra melhor).

Na parte de dentro do mercadinho o bom é deixar as coisas sempre organizadas, limpas e com piso limpo. Além disso uma coisa que ajuda e muito mesmo é você colocar uma música ambiente dentro do mercadinho e com relação aos tipos de músicas o bom é colocar músicas mais neutras e que praticamente todo mundo gosta, como: MPB, Flashback, Samba, entre outras. Se for colocar funk, forró ou rap, procura colocar músicas desses estilos só que com uma letra mais leve. E com relação aos custos, um toldo custa em média R$ 3.000,00, já com relação ao restante dos gastos com decoração você vai gastar em média R$ 1.500,00, e se for fazer um deck de madeira na fachada do mercadinho os custos vai ficar um pouco maior. Não sei os custos mas acredito que um deck deve custar entre 1 mil a 1,5 mil reais a depender do tamanho, pois tem que comprar as madeiras, tintas e contratar um profissional para montar o deck, ou você mesmo pode fazer um deck se caso manja de carpintaria. Mas a decoração com o toldo e outras coisas exceto o deck, você vai gastar em média R$ 4.500,00. 

Já com relação as cores do mercadinho, existem algumas combinações de cores que ficam bem bonitas como: Amarelo e vermelho, como por exemplo, paredes amarelas e o toldo vermelho. As cores Preta e branca também fica bonito, como as paredes brancas e o toldo preto. E uma terceira combinação de cores que fica muito bonito é Amarelo e Azul, como por exemplo as paredes amarelas e o toldo azul, essa combinação de cores é fenomenal.

Publicidade: Depois que você montou o seu mercadinho agora é hora de você divulgar o mesmo, e com isso algumas dicas importantes de divulgação é você fazer cartões de visitas, fazer panfletos e pagar anúncios na internet, principalmente nas redes sociais como Facebook e Instagram. Com relação aos custos, 1 mil cartões de visitas custa em média 250 reais, 2 mil panfletos cujo tamanho é 15 cm por 20 cm custa em média 350 reais. No total os cartões de visitas e panfletos vai ficar 600 reais, e os 400 reais restantes você usa para divulgar no Facebook e no Instagram. Sendo assim você irá gastar no total R$ 1.000,00 com publicidade.

Total: Ao todo você irá gastar cerca de R$ 84 mil reais para montar um mercadinho de bairro com esse tamanho que citei. Eu por exemplo gastei 30 mil reais para montar um mercadinho de bairro, porém o ideal é um valor maior, pois ter uma quantidade boa de mercadorias é muito importante. Mas lembre-se que tem que ser mercadorias que realmente vende bem, tanto que na primeira semana que eu inaugurei meu mercadinho eu tive um prejuízo de 600 reais por ter comprado mercadorias várias semanas antes de inaugurar meu mercadinho e também por não ter a certeza quais produtos que mais vendem, e aí muitas mercadorias passou do prazo de validade.

E embora possa parecer caro pra você, lembre-se que nesse exemplo eu usei todos os equipamentos novos. Mas é possível você montar um mercadinho de bairro gastando bem menos com alguns equipamentos usados. Mas lembre-se: Se caso você for montar um mercadinho de bairro com equipamentos usados, você não deverá usar geladeiras expositoras e freezers usados. Já as prateleiras/gôndolas é possível também você fazer elas de madeiras, usando madeiras de pinus, que é mais barato, aí depois você pode ir trocando as prateleiras de madeiras para prateleiras novas de alumínio/metal.

Além disso lembre-se que além de eu ter feito esse cálculo, todos os equipamentos no mercadinho que usei de exemplo são novos e uma coisa muito importante é que nesse exemplo usei os custos para montar um mercadinho de bairro na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, que é uma cidade cara. Pode ser que numa cidade mais do interior ou do Nordeste ou outro estado os custos ficam menores, ou com esse mesmo valor que usei para montar um mercadinho em Itajaí, você pode abrir um baita mercadão numa cidade do Nordeste por exemplo.

Por Kevin Klein | CEO - Portal Clique Comunique | 11.10.2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...