segunda-feira, 14 de outubro de 2024

O município mais jovem do Brasil, que tem apenas 1 ano de fundação

O município mais jovem do Brasil, que tem apenas 1 ano de fundação

O município foi fundado em 6 de outubro de 2023, e será instalado oficialmente em janeiro de 2025.

O Brasil tem atualmente 5,5 mil municípios, de vários tamanhos, com populações variadas e também com idades variadas. E no que se diz respeito a idade, enquanto que São Vicente é o município mais antigo do Brasil, tendo fundado em 1532, Boa Esperança do Norte, no estado do Mato Grosso é atualmente o município mais jovem do Brasil, fundado em 2023, tem apenas 1 ano de fundação, e recentemente com as eleições municipais, o município elegeu seu primeiro prefeito, chamado Calebe Francio. E além disso Boa Esperança do Norte tem um território grandinho, com cerca de 4,5 mil km2. Só pra se ter uma ideia o município de São Paulo tem 1,5 mil km2.

Conheça mais a história

Na verdade a história de Boa Esperança do Norte é antiga Tudo começou em 29 de março de 2000, quando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a criação do município, que inicialmente iria se chamar apenas "Boa Esperança", e teria terras desmembradas dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã, principalmente de Nova Ubiratã.

E justamente por ter a maior parte das terras do novo município desmembradas de seu território, que na época, ainda no de 2000, o município de Nova Ubiratã entrou na justiça para impedir a criação de Boa Esperança. Pois 80% do território de Boa Esperança seria desmembrado de Nova Ubiratã, enquanto que 20% do território do novo município seria desmembrado de Sorriso, além é claro... Da perda financeira que Nova Ubiratã teria com o desmembramento. E na época Nova Ubiratã até conseguiu impedir o desmembramento de Nova Ubiratã, mas passados mais de 20 anos, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou o caso que estava a 20 anos parado e deu uma decisão final: Boa Esperança se tornaria um novo município.

E foi assim que em 6 de outubro de 2023 foi aprovada a criação do novo município, que passou a se chamar "Boa Esperança do Norte", para diferenciar de outro município que fica no Paraná, e que se chama "Boa Esperança". E além disso, Boa Esperança do Norte tem 4,5 mil km2 e tem cerca de 300 mil hectares (equivalente a 3 mil km2) destinados a produção de soja, além também da produção de outros tipos de agricultura, o que torna Boa Esperança do Norte um dos municípios mais ricos do agro no Brasil.

Com uma população de 7 mil habitantes, Boa Esperança do Norte ainda luta também para a melhoria de alguns serviços, como a contratação de mais funcionários para serviços como: Saúde, Segurança e Educação, além de melhorias em sua infra estrutura, como estradas por exemplo. Mas agora que virou um município fica mais fácil ter essas questões resolvidas, pois passa a receber verbas do governo estadual e municipal destinadas apenas a municípios.

Por enquanto Boa Esperança do Norte ainda não definiu uma bandeira oficial, brasão de armas, hino, site oficial e etc. Provavelmente o município vais dispor de tudo isso logo após sua instalação oficial que deverá acontecer em janeiro do ano que vem, junto com a posse do novo prefeito e novos vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A misteriosa escada de São José...

Escada foi construída em 1878, sem prego e cola e é um mistério até hoje. Existem muitos mistérios ao redor do mundo. Eu particularmente já ...