sábado, 19 de outubro de 2024

Cerca de 1,2 mil municípios no Brasil faturam mais de 1 bilhão de reais por ano

Cerca de 1,2 mil municípios no Brasil faturam mais de 1 bilhão de reais.

Brasil tem 5,5 mil municípios, mas só 1,2 mil tem um faturamento superior a 1 bilhão de reais por ano.

Recentemente fiz uma pesquisa e constatei que pouco mais de 1.200 municípios no Brasil faturam mais de 1 bilhão de reais por ano, isto é, possuem um PIB (Produto Interno Bruto), superior a 1 bilhão de reais. Boa parte deles tem um faturamento de 1 bilhão de reais exatos ao ano (Mas lembrando que os valores mudam por ano).

No total o Brasil possui 5,5 mil municípios, e a maioria não se sustenta sozinho, e só pra se ter uma ideia, tem municípios no Brasil que faturam de 20, 30, 40, 50 milhões de reais por ano ou menos até, e esses valores são menores do que o faturamento de muitas empresas. O município de Lagoa dos Patos, no interior de Minas Gerais por exemplo, faturou 21 milhões de reais em 2023, é menor do que o faturamento apenas de uma filial de uma grande rede de supermercados, que pode chegar a cerca de 60 milhões de reais por ano.

Mas vale lembrar que esse fenômeno de muitas cidades pequenas e insustentáveis não exclusividade do Brasil não. Os Estados Unidos por exemplo possui inúmeras cidades pequenas que não se sustentam por exemplo, e só pra se ter uma ideia, os Estados Unidos possuem 30 mil cidades, todas elas agrupadas em "condados". Pois pra quem não sabe, a divisão territorial americana é um pouco diferente do Brasil. Enquanto que os estados brasileiros são divididos em municípios, e cada município possui apenas uma 1 cidade (Que é a área urbana), os estados americanos são divididos em "condados" (Que é equivalente aos municípios no Brasil), porém cada condado (município), americano possui várias cidades. O condado de Los Angeles por exemplo possui 88 cidades, e os Estados Unidos ao todo possui 3 mil condados, e cada condado é composto por inúmeras cidades, o que faz com que o país tenha ao todo cerca de 30 mil cidades.

Para entender melhor a divisão municipal americana

Se você ainda ficou confuso como é a divisão municipal americana, vou citar um exemplo: Digamos que a divisão municipal brasileira é igual a americana. Sendo assim a divisão municipal brasileira seria da seguinte forma: Temos o município do Rio de Janeiro, o município do Rio de Janeiro possui 160 bairros. E se a divisão municipal brasileira fosse igual a americana, cada bairro do município do Rio d Janeiro ao invés de serem bairros, seriam cidades, e sendo assim o Rio de Janeiro ao invés de ter 160 bairros, teria 160 cidades, pois afinal de contas, em tese qualquer bairro é na verdade uma cidade, pois o significado de "cidade" é qualquer aglomeração urbana, com ruas, casas e comércios ou mesmo só com casas, pois até um condomínio fechado ou vertical as vezes podem ser chamados de "cidades".

Outros países também possuem muitas cidades, como é o caso da Itália, que tem cerca de 8 mil cidades (O Brasil tem 5,5 mil cidades), e vale lembrar que a Itália tem 302 mil km2, o equivalente a 3% do território brasileiro. Outros países que são bem menores que o Brasil, mas que possui um número enorme de cidades é a França e a Alemanha, com milhares de cidades, muitas delas com muito poucos habitantes.

Não sei se essa forma de organização municipal americana vale a pena, talvez vale a pena, porque até hoje eles nunca mudaram. Mas a organização municipal brasileira é muito boa, excelente e organizada! O único problema é o excesso de municípios insustentáveis, que ao meu ver, deveriam ser incorporados a municípios maiores.

O estado de Santa Catarina por exemplo possui 295 municípios, e acho que deveria ter apenas 50 municípios. E se Santa Catarina tivesse 50 municípios, cada um deles teria uma área territorial média de 1,9 mil km2, um tamanho bem razoável, visto que o estado ainda possuem alguns municípios com áreas similares, como é o caso de Lages, com 2,9 mil km2, Campos Novos, com 1,9 mil km2 e São Joaquim, com 1,8 mil km2.

Mas infelizmente em Santa Catarina e no Brasil inteiro, as próprias pessoas muitas vezes votaram em plebiscito para a criação desses municípios insustentáveis, talvez sendo manipulados por pessoas influentes (Que ajudaram e pleitearam a criação desses municípios), ou simplesmente por puro capricho mesmo da própria população que tinha ali aquele senso de querer "pertencer a um novo município". Mas depois reclamam que o Estado gasta dinheiro demais com funcionários públicos, como prefeitos, vereadores, secretários e por aí vai, já que com a criação de um novo município, mesmo ele sendo insustentável é criado junto mais um pequeno Estado para o povo sustentar, aí depois reclamam.

Não fiz as contas com relação ao Brasil todo, mas chutando aqui, acredito que o Brasil deveria ter no máximo 2 mil municípios, assim reduziria muito a máquina pública, e muito do dinheiro gasto seria destinado a população que realmente precisa. Só pra se ter uma ideia, se o Brasil tivesse 2 mil municípios, seria 3,5 mil municípios a menos, olha o tanto de dinheiro que seria economizado com a máquina pública?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...