sábado, 21 de janeiro de 2023

Curiosidades - Como a Índia virou uma colônia da Inglaterra?

Curiosidades - Como a Índia virou uma colônia da Inglaterra?

Muitos que gostam de história ou que tem a memória boa já ouviu dizer que a Índia já foi uma colônia da Inglaterra, e que por sinal era a colônia mais lucrativa do todo poderoso Império Britânico, que era todo o conglomerado de terras que a Inglaterra controlava no mundo inteiro durante séculos, e que até mesmo os Estados Unidos já fez parte, e sendo praticamente a primeira colônia a declarar sua independência, ainda no ano de 1776, ano esse em que a Inglaterra estava consolidando sua colonização na Índia, algo que havia começado em 1757 após a Batalha de Plassey, liderada pelo comandante inglês Robert Clive, contra o Reino de Bengala, o primeiro reino indiano a ser conquistado. Sim, porque a durante a maior parte da história da Índia, ela não foi um país como é hoje, e sim uma porrada de reinos pequenos e independentes, que foram sendo conquistados pelos ingleses um por um e unificados sob uma única colônia, o que ironicamente se transformaria na atual Índia grande e independente, fazendo dela o sétimo maior país do mundo em área territorial {Lembrando que existem 195 países}, com seus incríveis 3,2 milhões de km2. E explicaremos como tudo começou:

Um breve resumo da Índia pré-colonial

A Índia foi uma das primeiras civilizações do mundo a surgir. Essa civilização que era conhecida como Civilização do Vale do Indo surgiu a mais de 4 mil anos atrás. E durante muitos séculos a Índia, ou melhor... Aquela região, aquele território fora composto por uma porrada de reinos independentes.

Até que em 325 A.C. logo após a morte de Alexandre o Grande, imperador da antiga Macedônia toda poderosa que dominou boa parte do mundo antigo e chegou até a Índia, a Índia foi unificada pela primeira vez. Ou seja, a maior parte daqueles reinos ali foram unificados por Chandragupta Máuria, considerado o primeiro imperador da Índia. Chandragupta Máuria que havia unificado aqueles reinos fundou um Império ao qual ficou conhecido como Império Máuria.

O Império Máuria durou até 185 A.C., e logo em seguida a Índia voltou a ser um pequeno continente formado por uma porrada de reinos pequenos e independentes. E permaneceu assim por mais de 1600 anos, até que em 1526 um líder originário da Ásia central, Mohammed Babur conquistou um dos vários reinos indianos que era o reino Sultanato de Deli, passou a governar esse reino, que ficou conhecido como Império Mogol.

Babur morreu em 1530 e foi sucedido por seu filho, uma tradição que continuou até o fim do Império em 1857. Os sucessores de Babur então expandiram o Império Mogol, conquistando a maior parte dos reinos indianos ali independentes, e na década de 1680, a Índia havia sido praticamente toda unificada, sob o nome de Império Mogol e contava a essa altura com cerca de 4 milhões de km2.

Nessa época seu imperador se chamava Aurangzeb, e embora ele havia conquistado muitas terras para o Império, ele ficou conhecido por perseguir outras religiões, práticas essas que não era comum em seus antecessores, e por isso o Império havia durado um bom tempo e permanecido grande por um bom tempo desde sua fundação em 1526. E quando mexe com a cultura de um povo o bagulho fica lock, e foi isso o que aconteceu. Devido as intolerâncias de Aurangzeb com outras religiões {Ele era islâmico}, foi fundado na parte litoral oeste da Índia por hindus {A religião majoritária da Índia}, o Império Maratá que era caracterizado por ser hindu, e começou pequeno assim como o Império Mogol.

Anos depois, em 1707, Aurangzeb faleceu, e após sua morte como de costume ele foi sucedido por seus descendentes, porém em um período de pouco mais de 10 anos devido as brigas na família real do Império, houve mais de cinco imperadores nesse período. E a crise foi se agravando também na forma política, e na década de 1720 a província mais rica do  Império, o Subah de Bengala {Subah era como eram chamadas as províncias do Império Mogol} declarou sua independência e se tornou um reino independente. E do outro lado dali o Império Maratá também se tornara independente e havia se tornado o inimigo mortal do Império Mogol, com o Império Maratá aos poucos se consolidando mais ainda e adquirindo metade dos 4 milhões de km2 que o Império Mogol chegou a ter décadas antes.

Os ingleses aparecem

Havia já muito tempo que os ingleses através da empresa Companhia Britânica das Índia Orientais, uma das primeiras multinacionais do mundo começara a pisar os pés na Índia, ou melhor... Na Índias, já que a Índia era formada inicialmente por vários reinos independentes.

E a intenção inicial da Companhia Britânica das Índias Orientais era apenas comércio. Porém o bagulho ficou louco quando em 1757 o rei de Bengala confiscou algumas propriedades da companhia, o que irritou seus acionistas ou administradores. E lembrando que a companhia era tão grande que ela tinha até exército privado {Sim galera, uma empresa com exército, bem diferente das empresas de hoje em dia que geralmente contrata um serviço de segurança privada, hahaha}.

E por ser poderosa, a companhia entrou em guerra com o Reino de Bengala na Batalha de Plasey,  e em 23 de junho de 1757 e também a a ajuda de um general traidor do Reino de Bengala, os ingleses sob a liderança de Robert Clive derrotaram e conquistaram o Reino de Bengala. Agora a Companhia Britânica das Índias Orientais não tinha só fábricas, depósitos e propriedades em geral naquela região... Ela tinha também um Reino pra chamar de seu.

As conquistas continuam

Os anos se passaram e os ingleses tomaram gosto por conquistas na Índia. Enquanto portugueses e franceses se contentaram apenas com pequenas faixas de terras no litoral da Índia, os ingleses meteram a porrada da porta da Índia e foram com tudo {Lembrando galera, não estou defendendo o colonialismo, estou apenas narrando os fatos que é o que aconteceu e está na história, ok}. E nos próximos anos os ingleses foram conquistando mais e mais reinos no interior da Índia, até que no ano de 1803 em meio a Segunda Guerra Anglo Maratá, uma guerra travada entre o Império Maratá e o todo poderoso Império Britânico, o Império Mogol que a esta altura do campeonato se restringia apenas a cidade de Déli, sua capital passou a ser um vassalo da Companhia Britânica das Índias Orientais, pois a empresa recolhia impostos em Déli e em troca os ingleses mantinham a família imperial do  Império Mogol com os títulos e com uma mesada, um sustento financeiro para a família.

E o Império Maratá continuou como uma "pedra no sapato" dos ingleses até que em 1818, acontece a Terceira Guerra Anglo Maratá, e o Império Maratá com seus incríveis 2 milhões de km2 é liquidado de vez e seu vasto território é incorporado as demais colônias do Império Britânico, formando naquela região a colônia Índia Britânica.

E as conquistas não pararam por aí não, elas continuaram, e em 1849 os ingleses conquistam o último reino independente naquela região, o Império Sikh, um pequeno reino localizado no que é hoje o noroeste da Índia.

Mas ainda faltava o Império Mogol?

Bem... Como disse antes, o Império Mogol já estava sob vassalagem do Império Britânico desde 1803, e seu território se restringia a apenas a cidade de Déli, e levando-se em conta que jogando por alto a cidade de Déli deve ter uns 5 mil km2, se comparado aos milhões de km2 que os ingleses conquistaram naquela região, e ainda pelo fato de que os ingleses ainda cobravam impostos no único território que restou do Império Mogol, que era a cidade de Déli, o Império Mogol só existia nominalmente, ou seja, só existia no papel, e seus imperadores ainda mantinham o título de imperador e ainda havia sucessões. Tanto que em 1837 o novo imperador do Império Mogol, Bahadur Shah Zafar II foi entronado.

Ele foi o último imperador do Império Mogol e seu reinado chegou ao fim após aceitar liderar uma revolta de soldados indianos que trabalhavam para a Companhia Britânica das Índias e resolveram se rebelar com o objetivo de tornar a Índia independente, já que ela havia sido unificada pelos ingleses como uma colônia, os soldados indianos queriam tornar aquela colônia independente e formar um país independente.

E foi assim que a Índia se tornou uma colônia da Inglaterra, pois ela não existia como conhecemos hoje, porque ela era um pequeno continente formado por uma porrada de reinos independentes, que foram aos poucos todos eles conquistados pelos ingleses e unificados sob uma grande colônia.

E por incrível que pareça os ingleses contribuíram de forma indireta pela unificação da Índia, já que em 1947 a colônia que era bem grande por sinal se tornou um país independente, adotando de início oficialmente o nome de União da Índia, sendo posteriormente alterado para República da Índia, nome esse que se mantém até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...